A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Quando se discute atualmente o ensino a distância, pensa-se logo em e-mail, fórum, wiki, chat, isto é, Internet. Entretanto, numa visão mais atenta, torna-se possível perceber que a carta, o livro, a apostila, o vídeo, o rádio e a TV já vêm atuando na formação a distância no Brasil há muitos anos. Os famosos cursos por correspondência constituem exemplos disso.

A verdade é que o Brasil possui um enorme território e, mesmo com o trabalho realizado em décadas de iniciativa educacional, ainda falta muito para a educação atingir todo o país. Nesse sentido, a formação a distância vem avançando em terras brasileiras ao longo do tempo, mas, agora, com a presença crescente da computação, as expectativas de crescimento dessa modalidade de educação são mais latentes e enchem de esperança aqueles que, objetivando estudar, têm de lidar com as barreiras espaço-temporais.

Para tanto, a Internet é uma ferramenta que não pode ser ignorada, na medida em que é capaz de interligar pessoas de norte a sul e de leste a oeste da nação brasileira, aumentando a oportunidade de acesso a cursos, viabilizando a interatividade, estimulando a troca de experiências, consolidando a formação de grupos interdisciplinares e, principalmente, democratizando a pesquisa e o ensino.

O Brasil atua em cursos a distância desde a década de 20 e, a partir da década de 70, com a teleducação, houve uma ampliação da oferta do EaD, todavia o grande desenvolvimento dos cursos a distância no país só veio a partir da década de 90, com a chegada do computador à realidade da sociedade brasileira.

Em vista disso, mostra-se necessário agir para valorizar o que já foi feito pela educação a distância no Brasil e, acima de tudo, progredir em busca de aprimoramento do acesso a um ensino de qualidade, combatendo a exclusão digital, a fim de dinamizar a utilização dos recursos tecnológico disponíveis na era da globalização, quando se encurtaram as distâncias.

Jean Carlos Neris de Paula

REFERÊNCIA

SARAIVA, Terezinha. Educação a distância no Brasil: lições da História. Brasília, 1996. Disponível em: < http:\\www.emaberto.inep.gov.br > Acesso em 12-06-2009.