Vivemos a poucos dias a Semana Santa um momento muito forte para nós que acreditam em Jesus. Nessa semana celebra-se a Páscoa de Jesus, momento de sua Paixão, Morte e Ressurreição.
Todavia é inegável que a Cruz de Nosso Senhor tem uma atração única no coração das pessoas, tanto na época de Jesus como ainda hoje. Quem participa de toda celebração da Páscoa de Jesus percebe que na sexta-feira santa dia em que fazemos memória da Paixão de Cristo o fluxo de fiéis é muito maior.
Fico a imaginar o que as pessoas daquela época pensavam da Cruz, o que entendiam ao ver aquele homem que se dizia Filho de Deus morrer na cruz como tantos ladrões.
No meio da multidão uma frase nos chama atenção: "Desça agora da Cruz para que vejamos e acreditemos" (Mc 15,32). O que passou no coração de Jesus: descer da Cruz? Descer da Cruz faria aquelas pessoas acreditarem? Será que desistindo Jesus proporcionaria fé no coração daqueles que o insultavam?
É interessante notar que essa frase foi dita pelos escribas e sumos sacerdotes, grandes opositores de Jesus. E se Jesus tivesse descido da Cruz? Acreditariam nele? Será que o projeto do de amor continuaria ou acabaria?
Desistir, essa palavra não passou no coração de Jesus, quantas vezes não quiseram que Ele se calasse, até na cruz convidam-no a se calar com ares de possível conversão.
O amor de Jesus por nós era tão imenso que Ele não poderia desistir e quando se ama, AMA-SE ATÉ O FIM esse é o amor de Deus. É essa a belíssima lição tiramos ao contemplar Jesus na Cruz. Olhando Jesus aprendemos também nós a nunca desistir dos sonhos, projetos, da vida. Por maior que seja o desafio não desistir nunca.
Pessoas que nos incentivem a desistir encontraremos sempre, motivos para desistir e justificar a desistência também, se Jesus tivesse desistido ele poderia usar como argumento a possível conversão dos escribas e sumos sacerdotes.
Cristo não desistiu, porque ele muito amou, quando se ama verdadeiramente não há espaço para desistência.
Se meu amor é grande eu não desisto da minha vida, não desisto do meu Casamento, não desisto da Gravidez (mesmo nas primeiras semanas de vida). Não desisto de lutar pela recuperação de meu filho dependente químico, não desisto de perdoar embora isso me cause sofrimento.
Quantas são as pessoas que nas primeiras dificuldades desistem; falta muita perseverança nos sonhos, projetos. Muitas pessoas têm medo de sofrer e por causa disso acabam por desistir, vivendo um não amor.
A cruz me ensina perseverar, mesmo que isso me faça sofrer. A cruz não é sinal de conformismo como muitos dizem, para alguns a religião incentiva as pessoas a tudo aceitarem sem nunca lutar, como se tudo ocorresse por vontade única e exclusiva de Deus.
A cruz ensina que amar é o caminho, caminho que pode levar ao sofrimento, mas é esse mesmo trajeto que leva a uma vida nova, a ressurreição. Não desistir eis a lição. Vez ou outra escutamos aquela frase em nossos meios de comunicação: Sou Brasileiro, não desisto nunca.
Se acredito no poder do amor que vem de Deus e transforma nossas vidas eu não desisto, Cristo não desistiu ele AMOU ATÉ O FIM.