Alguns meses de pesquisas e práticas no estudo sobre o termo: Sustentabilidade; encontrei vários conceitos bem amplos e até mesmo alguns genéricos. Não se encontra a resposta exata: se fazemos a Sustentabilidade ou se nos tornamos Sustentáveis, assumindo hábitos inovadores e modernos que provoque um equilíbrio de consumo e renovação.

Substituir lâmpadas elétricas por fontes alternativas (recursos naturais - solares) é nos tornar Sustentável? Em parte sim, porém devemos ter vários cuidados técnicos como: o material que se produziu estas novas tecnologias é sustentável ou é mais uma oportunidade de um grande negócio disfarçado de ecológico? 

E o que é ser ecologicamente correto? É preservamos uma árvore intocável ou preservar o meio que vivemos de forma renovável? 

Sabemos que a natureza assim como nós, é organismo vivo que se renova de tempos em tempos ou por efeitos naturais ou por interferências naturais. Morremos para novos seres nascerem evoluídos, em tese! O que podemos analisar sobre os conceitos Sustentáveis?

Encontrei vários conceitos, mas as definições são amplas e nós quem devemos concluí-las. 

Mas sustentabilidade não é somente restrita a esfera ecológica, é também, e acredito que seja a principal: A esfera Social ou em novos termos – Sustentabilidade Social.

Uma cidade sustentável é sinônimo de bem estar para qualquer cidadão, portadores de deficiência ou não portadores de deficiência; uma vida de qualidade é bem diferente do termo: Qualidade de vida. Onde uma qualidade de vida é algo individual, nós que promovemos isto para nós mesmos, um hábito de cada um. Uma sociedade equilibrada torna-se naturalmente sustentável.

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), realizada em Estocolmo em junho de 1972, a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente.

"Sustentável" significa apto ou passível de sustentação, aquilo que já tem garantida a sustentação. 

Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação desnecessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido. Entre conceitos: uma “renovação” limitada, ou seja, é determinado o término para este ciclo de renovações com interferências sociais e humanas.

Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano em interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Aqui no Brasil, o governo criou dois programas com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais: o Procel (eletricidade) e o Conpet (controle de gases poluentes).

O Conceito de Sustentabilidade é complexo e muito amplo dentro da esfera social, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais. Sem considerar estas questões, não há sustentabilidade.

• Questão Social: Respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

• Questão Energética: Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram, implode em expressão.

• Questão Ambiental: Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável. O ser humano entra em decadência e a vida torna-se ameaçada.

O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto e economicamente viável para a sociedade justo com a cultural que a identifica.

Assumir ser sustentável não é basicamente dizer ter hábitos de preservação ecológica, e sim ter atitudes de renovação, sustentação, superação, mudança, substituir os recursos por outros não impactantes ao ambiente social que se está inserido.

Inovar tecnologicamente é promover uma evolução coletiva, que se resultará em uma revolução de conceitos e hábitos. Lembramos dos princípios de Steve Jobs e como ele fez para que os computadores fossem humanizados. Hoje, temos informações sustentáveis instantaneamente.

Um cidadão sustentável faz acontecer, caminha à frente de todos os conceitos, torna a sustentabilidade em um negócio de sucesso e muito rentável, se desejar. Mas a principal fonte de oportunidade vem pelo fato de haver pessoas que não aceitam ser ou não são sustentáveis.

Mas a humanidade é emergente e caminha em rumo à cultura sustentável.


Referências Bibliográficas:

• (HARVARD BUILDING GOES DOUBLE (LEED) PLATINUM!). http://www.green.harvard.edu/harvard-building-goes-double-leed-platinum. Página visitada em: 10/11/2012.

• ALLEN, P. (Editor). Food for the Future: Conditions and Contradictions of Sustainability. Paperback, 1993. ISBN 0-471-58082-1

• HARGROVES, K. & SMITH, M. (Editors). The Natural Advantage of Nations: Business Opportunities, Innovation and Governance in the 21st Century. Hardback: Earthscan/James&James, 2005. ISBN 1-84407-121-9

• YOUNG, Lincoln & HAMSHIRE, Jonathon. Promoting Practical Sustainability. Canberra (Australia): Australian Agency for International Development (AusAID) (2000 and reprints) ISBN 0 642 45058 7.

• http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/ser-sustentavel-como-viver-sustentabilidade/

• http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

• http://www.revistahigiplus.com.br/conteudo_ed7/sustentabilidade.pdf

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

• A New Harvard Report Probes Security Risks of Extreme Weather and Climate Change. http://environment.harvard.edu/sites/default/files/climate_extremes_report_2012-12-04.pdf. Página visitada em: 21/12/2012.