Apesar de todo o estresse e correria do dia-a-dia, ainda sim é possível ter relacionamentos mais saudáveis.

Apesar de todas as campanhas que existem hoje contra os relacionamentos estáveis, ainda assim é possível encontrar alguém e construir algo juntos.

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman chama atenção para a tendência que existe de hoje de as pessoas quererem construir relacionamentos descartáveis. Segundo ele, as pessoas atualmente estão dando mais importância para o relacionamento em “rede” (pela internet), do que para os relacionamentos cara a cara. O motivo, segundo o sociólogo, é que os relacionamentos em “rede” podem ser desmanchados facilmente, a qualquer momento, com o simples clique do mouse, enquanto que os relacionamentos cara a cara são sempre mais difíceis e dolorosos.

O problema é que essa maneira de se relacionar na pós-modernidade tem gerado muita insegurança, medo da solidão e dificuldades para encontrar alguém para construir um projeto a dois a longo prazo. No entanto, apesar dessa característica da sociedade atual, ainda assim é possível encontrar alguém e ter um relacionamento saudável.

Para ter um relacionamento saudável é preciso encarar o medo e procurar a pessoa certa. Você não encontrará a sua alma gêmea ficando trancado no quarto.

O principal requisito para se ter um relacionamento saudável a longo prazo é ter coragem de assumir compromissos, afinal, um relacionamento é um compromisso que traz consigo responsabilidades, momentos bons e ruins, portanto, se você tiver medo de assumir compromissos, então realmente ficará muito mais difícil ter um relacionamento longo e saudável.

O ser humano é um ser relacional, e não se sente bem sozinho, por isso, os relacionamentos sempre foram algo que lhe despertaram muito a atenção. Existem milhares de livros dedicados ao tema, como o Método do Respeito, por exemplo, e uma enorme quantidade de blogs e sites que tratam das nuances e belezas dos relacionamentos.

No entanto, mesmo com todos os recursos disponíveis, os relacionamentos ainda embaraçam as pessoas. Mas talvez essa seja a beleza, pois os relacionamentos não teriam o mesmo sabor se fossem algo simples e sem dor.