É possível prever o futuro com cenários prospectivos?

Por Abraão Dahis

"Os Cenários Prospectivos são configurações de imagens de futuro condicionadas e fundamentadas em jogos coerentes de hipóteses sobre os prováveis comportamentos das variáveis determinantes do objeto de planejamento".

Difícil de entender?

- O que é um cenário?

Cenário é o conjunto formado pela descrição coerente de uma situação futura e pelo encaminhamento dos acontecimentos que permitem passar da situação de origem à situação futura.

Novamente...difícil de entender ainda?

Vamos lá que ainda vou tentar mais uma vez!

"Prever o futuro através da vizualização de imagens que gera um e mais outros cenários alternativos, para uma situação que imagina-se querer que aconteça".

Deu para entender melhor agora?

Com que propósito?

Ora, você não quer "prever o futuro"?

A pesquisa prospectiva tem como objetivo, permitir ao analista prever decisões adequadas às suas aspirações, desejos e necessidades.

Como fazer isso?

Através de técnicas e métodos de prospecção de cenários, onde adiante, apresento informação básica de apenas três deles:

A - MÉTODO SUBJETIVO

Consiste em criar imagens positivas ideais sobre o futuro, através de, por exemplo, uma dramatização, e ainda, desenvolver uma hipotética sequência de eventos, construída com o objetivo de focalizar as causas e efeitos relevantes. Utiliza-se também o método de Benchmarking (análise da concorrência), para apoio prospectivo do entorno, gerando assim, um relatório mais próximo do possível cenário futuro.

B - MÉTODO OBJETIVO

Método de Brainstorm (tempestade cerebral), que visa agregar a livre propagação de idéias sobre um tema específico. As idéias devem ser cadastradas sem a preocupação de desenvolvê-las. A análise, viabilidade, priorização e desenvolvimento, são elaboradas posteriormente.

C - TÉCNICA NOMINAL DE GRUPO - NGT

Trata-se de analisar um problema por um grupo com experiência no tema, a ser avaliado e apresentado sob a forma de um quadro de Pertinência, Probabilidade e Auto-avaliação.

Portanto, acreditem no que eu digo, e escrevo... Nós podemos "advinhar o futuro" ou mais adequado, chegar próximo aos CENÁRIOS OTIMISTAS, POSSÍVEIS, PESSIMISTAS! Já não podemos considerar um grande passo à conquista dos resultados que almejamos?

Abraão Dahis é Empresário desde 1986, MPM Master Project Management, Arquiteto e Gerente de Projetos, Coach com formação internacional,Consultor especialista em Gestão de Projetos Pessoais e Profissionais, Colunista e Articulista, Trainer e Palestrante.