Eu Helena Conserva descobri o câncer por intuição em abril de 2009 e estamos em agosto, já se passaram 4 meses e meu tratamento ainda não iniciou porque tive que respeitar a agenda médica, havia pessoas na minha frente, tenho que aguardar vaga pra realizar os exames que mesmo particular temos que aguardar. Imagine que tenho um dos melhores planos de saúde do Brasil CASSI e que meu pai pode pagar os exames particulares e que eu sei dos meus direitos enquanto consumidora e paciente, apesar de tudo isso ainda estou aguardando. Fico pensando nos que dependem do SUS e têm medo até de falar com o doutor.

Então encontro uma criatura que diz: menina você assistiu o depoimento de José Alencar? Aquilo é um homem forte, resistente, de FÉ, ele tem FÉ. Você precisa ter FÉ como ele.

Eu fico indignada com a ignorância e a falta de raciocínio dos Brasileiros. Não me considero uma brasileira, tenho vergonha. Se eu fosse José Alencar eu não teria que esperar NADA. Dilma Rousseff descobriu o câncer num dia e no dia seguinte iniciou o tratamento. Eles sim, são dignos de ser brasileiros nós não. Diz a reportagem que a luta dele tem 10 anos, um brasileiro comum não luta dez anos não, no mínimo luta dois ou três anos. A luta deles é contra o câncer a nossa é primeiro contra os médicos, a desumanizarão, a doença é vista como um produto. O médico realiza negócios em seus consultórios. Eles viraram técnicos em doenças perderam completamente a sensibilidade. Quem vence o câncer vence o despreparo dos médicos e a pressão da sociedade então é uma guerra e não é a toa que as pessoas dizem que somos guerreiras.

Quase nunca leio a coluna de Diogo Mainard, acho ele muito político mas, li seu texto sobre o linfoma de Dilma Rousseff (Revista Veja 06 de maio de 2009), e achei muito interessante o seu raciocínio: ele escreveu que o linfoma foi levado ao palanque como apelo emocional para tentar impulsionar a sua candidatura a presidente, em vez disso, teria sido mais decoroso levar o linfoma aos hospitais públicos, estendendo aos pacientes mais pobres o acesso ao tratamento e ao medicamento.

Eu assisti a reportagem com José Alencar, a reportagem que a criatura falou no início desse texto. A reporte pergunta a ele qual a receita pra tanta fortaleza (mais ou menos assim) e ele responde: é a FÉ em Deus. Ele deveria ter respondido assim: é que eu luto somente contra o câncer, graças a Deus sou político e tenho um tratamento de primeira. Minhas viagens e todo o tratamento são gratuitos, quem paga são os brasileiros comuns e a quimioterapia faço em minha casa, a radioterapia também. Tudo o que tem no exterior pra tratar o meu câncer esta ao meu alcance graças a Deus. Nunca peguei uma fila, não sei nem o que é isso. Também nem poderia, já pensou eu sentado aguardando pra fazer a sessão de rádio, quanta gente a me pedir remédio, clemência pro pai que ta com câncer, internamento pro filinho com leucemia. Deus me livre. Então minha filha sou um homem de FÉ.

Ter FÉ assim é fácil mas afinal pra que serve a FÉ? A fé minha gente é o ópio do povo. Parafrasenado Karl Marx.