Fantástica esta fala do Papa Francisco! Apesar de ao dizer isto referindo-se aos empresários, sabe-se que não é somente à eles que está se referindo, mas sim, a toda comunidade católica. Quando falo em comunidade católica não me reporto apenas aos fiéis, mas as pessoas que compõe o clero, também, pois são humanos como qualquer fiel, apesar de muitas pessoas ainda idealizarem a figura do sacerdote. Vemos que muitas coisas ditas nas homilias não são colocadas na prática por aqueles que fazem a pregação.

A etiologia da palavra Hipócrita vem do grego hypokrinein ou hypokrisía, que significava inicialmente “separar gradualmente” ou “representar um papel”, “fingir. Na antiga Grécia, os atores de teatro, em suas apresentações, fingiam ser outra pessoa. O que não é muito diferente em nossa sociedade atual, quantos falsos self nos deparamos em nosso dia-a-dia.

A hipocrisia não se limita apenas aos católicos, mas a todas as pessoas que agem com falsidade; que vivem tentando ludibriar o outro; que estão sempre querendo levar vantagem; que não conseguem viver sem a mentira; que assumem uma posição que não é a sua a fim de vender uma imagem que não têm; estas pessoas estão em todas as religiões, seitas, filosofias, em nossa sociedade.

Percebe-se nos últimos anos, que o ser humano ao invés de procurar melhorar enquanto pessoa, tem feito um caminho inverso. Claro que não podemos generalizar, mas vemos muita gente justificando as suas dissociações através do comportamento dos nossos políticos. Não se dão conte que só pode falar quem realmente tem uma conduta ilibada, ou seja, não tem nenhum deslize que atinja a sua moral, que seja íntegro. Vê-se muita gente se percebendo íntegro, mas na hora de prestar contas com o “Leão”, fica procurando meios para pagar menos imposto de renda. Este é apenas um de vários exemplos que poderiam ser dados.

Infelizmente, a hipocrisia faz parte desta sociedade adoecida em que estamos inseridos. Porém, ninguém precisa compactuar com isto, basta procurar fazer um caminho diferente, buscar o seu processo de individuação, mesmo que seja difícil, dolorido e que os outros lhe olhem achando que está indo na contramão. Não importa, o que importa é viver bem com a sua consciência, preservar seus valores éticos e morais, manter a sua integridade e não ser mais um hipócrita no meio de uma sociedade adoecida.

Para quem deseja mudar e não sabe como, esta colocação do Papa Francisco é uma bela oportunidade para começar a refletir e ver se existe coerência entre o pensamento, a fala e o comportamento ou se precisa ajustar estes três pontos, a fim de poder dar início a uma nova vida.