Introdução

No mundo da Física, temos várias pessoas célebres, que fizeram descobertas incríveis referente a Campos Gravitacionais, Electromagnetividade, Gravidade. etc. Mas, qualquer conhecedor de Física que se preze, sabe que em 2005, conhecido como o Ano internacional (ou mundial) da Física, 100 Físicos anunciaram ele, autor de 300 trabalhos científicos, junto com 150 obras fora deste tema... Ele que ganhou o Prêmio nobel da Física em 1921 pela correta explicação do Efeito Fotoelétrico e Teoria da Relatividade... Albert Einstein. 

Direto ao assunto... 

 Ao contrário do que você está pensando, o assunto deste post não é falar sobre a vida de Albert Einstein e sim sua obra e ao mesmo tempo equação mais famosa: E=MC². Qualquer estudador de Física ou qualquer pessoa que ouviu falar de Albert Einstein, detalhadamente, deve ter ouvido esta frase: ("E é igual a MC ao quadrado"). Mas você sabe  o que realmente é e o que significa esta equação? Embora Aparentemente pequena... causou grande inpactos no modo como vemos o universo no mundo da Física, além da Teoria da Relatividade (Restrita ou Especial e Geral)

Qual o conceito de E=MC²?

Vamos ao que interessa, o conceito de E=MC² é simples: Qualquer massa possui a sua energia associada a si, ou, qualquer energia possui a sua massa asociada. Mas, você deve estar se perguntando: Aonde entra a equação nisto? Simples, a Equação E=MC² é "usada", no sentido de exposta, na Teoria da Relatividade Restrita, também conhecida como Especial, como a Equivalência de Massa - Energia.  

Quais são os componentes (as fórmulas) da Equação? 

Muitas pessoas ouviram falar nessa equação famosa, mas nem todas sabem, quais são suas fórmulas, isto é, de que termos ela é composta, vamos revisar: 

                   E = Energia || M = Massa || C=Velocidade da Luz

Observações Interessantes: 

  • Quando Albert Einstein fez esta equação, referente a Velocidade da Luz, ele quis dizer a mesma, mas no Vácuo, isto ocasiona, na massa, uma alteração na unidade, de Quilogramas para Joules. Esta diferença ocorre, por que, a massa e a energia, são diferentes.
  • Essa equação, não foi feita por Albert para explicar apenas uma definição, mas sim várias, entre elas: a massa da relatividade Especial, mas na mesma, a Energia é de outro tipo. 

 

Conclusão

      Albert Einstein é o físico mais renomado de Todos os tempos, e essa equação que é a mais célebre, com certeza será, digamos, no termo cotidiano: "A sua marca registrada", juntamente com a Teoria da Relatividade, seu impacto foi grande no mundo da Física, e graças as suas Teorias, principalmente o assunto deste post, mudamos a forma de ver o mundo, e a Física, que até então, era uma grande incógnita.