O E-mail marketing é uma técnica que utiliza o uso de e-mail para promover ou anunciar um negócio, uma marca, produto ou serviço através do envio de e-mail e newsletter para as pessoas que estão incluídos no seu banco de dados clientes e que têm dado sua permissão para recebê-los em falta. Você deve saber que você nunca deve enviar esses e-mails e newsletter para as pessoas que não tenham dado o seu consentimento para recebê-los , pois isso é considerado spam ou spam em massa e seus leitores podem denunciar o que eles têm recebido e-mails não solicitados e isso pode ser penalizado , posso perder a permissão para as suas contas e, em alguns casos, poderia clausurarle site.

Para criar um banco de dados de clientes que você pode simplesmente colocar uma caixa de texto em algum lugar em seu site ou um pop-up para a entrada onde o cliente pode fazer essa escolha e consentimento que deseja receber o boletim de notícias ou e-mails .

Segmento dos clientes de banco de dados

Um dos passos que você deve fazer antes de enviar seus e-mails é segmentar sua base de dados de acordo com diferentes dados do cliente , tais como sexo, idade, localização geográfica e outros, como nem todos clientes listados em sua lista vai interessar os mesmos produtos ou serviços que você deseja promover. Assim, suas campanhas de e-mail marketing pt haverá resultados mais personalizados e mais positivos.

Diferentes tipos de e-mail marketing

Destacamos dois tipos de marketing por e-mail : mala direta e de retenção de e-mail. E-mail direto envolve o envio de mensagens em massa promocionais que incentivam os clientes para levá-lo a visitar o site e comprar um determinado produto ou serviço. Mensagens com ofertas especiais ou cupons de desconto para incentivar a compra estão incluídos neste tipo de correio.

A retenção de e-mail tem a intenção de manter os clientes através de mensagens que fornecem informações e de valor acrescentado , em vez de uma mensagem promocional ou venda , como no caso de e-mail direto .

Enquanto existem muitas técnicas de marketing digital, e-mail marketing ou marketing via e-mail é um dos mais eficaz e mais utilizado , mas para o sucesso deve ser planejado com cuidado e profundidade .