O e-mail marketing é uma importante ferramenta para as empresas quando o assunto é marketing. Kotler (2003, p.13) afirma que a chegada da Internet já está criando uma verdadeira revolução no marketing. Representa mais que um novo meio, é um condutor universal de ideias, em que as pessoas trocam informações em uma escala sem precedentes. Trabalhar o marketing na internet significa, principalmente, agregar valor, cabendo às organizações definirem qual o melhor método de abordagem e isso depende dos produtos, serviços e áreas de competência.

     Portanto um e-mail marketing bem feito pode sim trazer um resultado eficaz para a empresa. Mas a grande pergunta é: Como fazer um e-mail marketing bem feito? Existem dois pontos dessa ferramenta que é determinante para o sucesso dela.

     Primeiro ponto é fazer uma boa comunicação do produto ou serviço da empresa. Para isso muitas vezes é necessário terceirizar esse serviço com uma agencia de publicidade que encontrará a melhor maneira de apresentar a empresa ao cliente. Fazer uma boa arte que transmita clareza nas informações sobre serviços e produtos da empresa são fundamentais para que o e-mail marketing traga resultados positivos.

     O segundo segredo é ter um bom mailing. Mailing são os contatos de e-mail, a lista de endereços de e-mails que a empresa irá encaminhar a propaganda. Para isso há duas possibilidades: Ou a empresa tem um mailing próprio eficiente (hoje é possível comprar listas de e-mails na internet), ou ela contrata uma agencia de publicidade especializada em e-mail marketing.

     Os dois pontos são essenciais e precisam estar alinhados para ser ter um e-mail marketing eficaz. O e-mail marketing é eficaz? É sim, se for bem planejado e executado.

REFERENCIA

KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 2003.