"A democracia não é um sistema onde todo mundo é ético, mas é um sistema onde os não éticos podem ser punidos"

Quando a punição é obstruída, das entranhas da democracia surge a revolução. Essa já sem partido ou apartidária, essa não política pois é apolítica, tendo em vista que não há e não se deseja partidos políticos para representa-la. A democracia é a vontade do povo e assim como na França e na revolução francesa elegemos um "Robespierre" cujo amigos o chamavam de o "incorruptível" e que sustentava seu discurso e apelido até chegar no poder, porém após assumir a cadeira da Democracia tornou-se tirano da república e democrata do senado. A revolução não elege ninguém, ela tira aquele que foi eleito por muitos e que em detrimento de muitos concedeu vantagem ilícita a poucos. Aqui ao meu ver a questão não é quem roubou menos ou mais, a questão é roubou saí!

A democracia é isso: quando o povo isento de partidos vai até a rua se manifestar, esse mesmo povo que se manifestou nas urnas eletrônicas, hoje se arrepende mediante aos fatos consumados e retorna a rua, porém sem um voto obrigatório e sem uma urna eletrônica, o voto é espontâneo e pode ser medido na insatisfação do povo.

A democracia é assim mesmo, vamos as ruas e elegemos e vamos as ruas e deselegemos. O divórcio acontece quando a espectativa do casamento é frustrada diante de uma traição moral ou física, quando há o estelionato matrimonial ou eleitoral como queiram, ou seja, quando se promete algo antes do casamento e se faz outra coisa após o casamento.

A democracia é assim... Robespierre, foi um advogado e político francês, e uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa. Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível". Principal membro dos Montanha durante a Convenção, ele encarnou a tendência mais radical da Revolução, transformando-se numa das personagens mais controversas deste período. Os seus inimigos chamavam-lhe o “Candeia de Arras”, “Tirano” e “Ditador sanguinário” durante oTerror.

Haverá muitos " Robespierre da vida" porém nenhum deles resistirá ao poder da democracia, pois a democracia vem do povo, que se engana não porque é burro ou desprovido de cultura ou inteligência, mas é enganado, pois quem o povo elege para representa-lo muda o discurso no meio do caminho. Então o povo não é burro mas sim é facilmente enganado, por possuir uma qualidade ímpar que aqueles que ascende ao poder não possuem, e essa qualidade ímpar chama-se esperança!

A democracia é isso! Quando a maioria vai para rua sem o manto roto de partidos políticos a cobri-la. Democracia é isso quando o mesmo povo que elegeu retira a legitimidade, repito: não porque o povo é indeciso ou não sabe o que faz, mas porque acredita e é frustrado quando aquele que ele elegeu chega no lugar almejado. Quando alguém casa, não casa acreditando que vai ser traído, porém quando isso acontece há a separação e elegemos outro (a) no lugar e ficamos mais "esperto" não somos burros ou inconsequente quando elegemos ou votamos em alguem, somos honestos! E acreditem ninguém peca por ser honesto, não invertamos os valores. Não caiam nessa conversa: "isso é culpa do povo, pois foi o povo que elegeu" isso não é culpa do povo, pois o povo foi honesto e só acreditou e quem foi o culpado foi aquele que não honrou o seu discurso. Lembre-se: a democracia é o poder do povo é não de um partido, temos motivos para eleger e temos motivos para retirar. E não somos burros somos honestos! Exerça a cidadania e vote e se não for bom a "gente tira" como diz Guimarães Rosa , o poeta do povo:  “É junto dos bão que cê fica mió ”  democracia ainda é a melhor forma de governo.