Introdução:

Existem muitos problemas que os jovens de hoje enfrentam. É uma época muito difícil. São dias difíceis para qualquer um, de qualquer faixa etária, mais eu acredito que em especial é mais difícil ainda para os jovens.
Nos jovens de hoje eu vejo muitos problemas e um deles é a pressão atual.
Foi feita uma pesquisa sobre o comportamento dos jovens nos campos das faculdades do mundo todo e os resultados foram sempre os mesmos: ? Os jovens estão vazios.
Perguntaram a um presidente de uma dessas universidades qual era o maior problema que ele via nos estudantes daquele campus, e ele respondeu ? Pessoas vazias.
Perguntaram a outro presidente de um campus nos Estados Unidos ? Qual é o maior problema que você vê no campus de sua universidade? Ele respondeu ? Incerteza.
De fato creio que há uma grande incerteza e um grande vazio da parte dos jovens de hoje.
Esse problema atinge os jovens de todos os países, é uma realidade assustadora. Os jovens estão incertos, estão vazios, não sabem muito bem como lidar com essa situação por que muitas das vezes nem se dão conta do real problema que os afligem. Estão sofrendo as mesmas pressões contemporâneas.
E a palavra que mais traz dificuldades para o jovem dizer nos dias de hoje não é nenhuma palavra comprida, ou de difícil pronuncia, nem tão pouco desconhecida. É na verdade uma pequena palavra: A palavra "Não"

Por que é difícil dizer "Não"

I Coríntios 10:13

"Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar."

As tentações que você tem que enfrentar, são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre sua promessa e não deixará que você sofra tentações que não têm força para suportar.
Quando uma tentação vier, Deus te dará forças para suportá-las e assim você poderá sair dela.
E qual é o primeiro passo para resistir a uma tentação?
É dizer "não
Ora dizer não as drogas
Dizer não ao cigarro
Não para o sexo de forma errada.
Seja para o que for a palavra "não" é a palavra mais difícil no contexto das amizades que rolam aí fora. Porque muitas vezes implica em separação. As pessoas vão acabar te excluindo da roda que elas vivem, se você não fizer o que elas fazem.
Quando confrontado com essa realidade, você tem dito não?
Quando essas pressões contemporâneas vêm, você consegue dizer não?
Quando os hormônios começam a ser excitados... E o tesão esta presente, ainda assim você consegue dizer não?
Sim todos nós somos tentados.
Creia você não passa por nenhuma tentação que outros não tenham passado.
Você pode até se questionar: "Jesus teve as mesmas tentações como essa?" É claro que Ele teve.
Ele foi tentado em todos os pontos que nós somos. Mas sem pecar.
Jesus não veio passar uma imagem de super homem. A mensagem que Jesus passou ao não pecar é que nós podemos escolher não pecar também.
No momento que somos tentados, Deus nos mostra o caminho para escaparmos. No momento que você é tentado, Deus lhe mostra um caminho de escape.
Há uma saída.
Deus proporciona isso.
Mas é você que tem que decidir escapar do pecado, fugir por outro caminho.
Quando você decide escapar do pecado, quando disser não para o pecado, o Espírito Santo estará contigo para te ajudar, para te dar força e coragem.
Quantos aqui gostam de ver televisão?
Creio que a maioria.
Eu já passei muitas horas na frente desse aparelho vendo muitas coisas, mas depois da minha conversão, eu não consigo mais ver tudo que esse aparelho oferece. Têm programas, filmes, novelas, que simplesmente não são compatíveis para que um cristão assista.
O problema não é a televisão em si, mas a programação que você vê através dela.
O que falar então da internet.
Eu vejo a internet como uma opção muito forte usada por satanás nos dias de hoje para atrair os jovens.
Você não precisa nem sair da sua casa, nem mesmo do seu quarto. Fica trancadinho lá dentro, navegando por sites impróprios, sites feitos por pessoas que não tem nenhum temor de Deus, nenhum compromisso com Ele.
Você navega acreditando que não tem ninguém te vendo. Você mergulha fundo em toda forma de promiscuidade, imoralidade que a internet pode te oferecer e se esquece que até ali, dentro do seu quarto, Deus está te vendo.
Não é errado navegar na internet. Mais alguns sites podem afetar sua saúde espiritual.
Então o que fazer? Você precisa se auto-disciplinar. Precisa começar aprender a dizer não para você mesmo.
Quando isso acontecer é sinal que você escolheu o caminho de escape que Deus preparou para você.
Você então dirá: "Não, eu não vou passar todo meu tempo na frente dessa caixa, nem assistirei mais programações que não são compatíveis para um cristão assistir.
Dirá não, eu não vou navegar por sites impróprios.
Não farei disso meus ídolos, meus deuses.
Por que na verdade é assim que muitas pessoas têm colocado essas coisas, como se fosse um deus. Às vezes você vai a uma casa, e está todo mundo quieto em reverencia em frente ao seu deus. Estão assistindo Tv ou a Internet.
E o pior, se deixando serem sugestionados pelo estilo de vidas que devem ter. Um estilo liberal em que os valores certos são errados e os errados é que são certos.
Jesus diz em Lucas 21:34-36
34. Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.
35. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra.
36. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.
Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou a bebedeiras, ou os problemas dessa vida façam vocês ficarem tão ocupados que o dia que é o dia da morte pegue vocês de surpresa, ou o dia da vinda de Jesus pegue vocês de surpresa.
Em Romanos 13:14 Paulo diz: Não procurem satisfazer os maus desejos da sua carne.
Em 1 Pedro 4:3 Pedro diz: No passado vocês já gastaram tempo na lascívia, na embriaguez, nas bebedeiras, nas orgias e abomináveis idolatrias.
Você vive uma vida disciplinada?
Vive uma vida organizada?
Você se disciplina a ponto de dizer "não" as coisas que prejudicam seu corpo?
A Bíblia nos ensina que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
Deus não vive nesse templo de cimento, areia e tijolos, Deus vive dentro de você.
Quando nos reunimos em assembléia, somos a igreja de Deus reunida, quando nos separamos, somos a igreja de Deus espalhada.
Nós usamos essa construção e suas instalações para nos juntarmos e adorá-lo, então esse prédio acaba se tornando um lugar sagrado, como os templos eram nos dias de Jesus.
Mas o verdadeiro templo de Deus é o seu corpo, por mais estranho que isso possa lhe parecer.
E dependendo do jeito que você submete seu corpo você estará agradando ou desagradando o Espírito de Deus.
Há um homem na Bíblia, um jovem, que disse "não" e mudou a história de toda uma geração.
Era José.
Ele era o filho predileto de Jacó, e seus irmãos por ciúmes, disseram: - Vamos matá-lo.
Mas Rubem, o irmão mais velho disse: - Não, vamos jogá-lo em um poço e deixarmos lá para que morra, e o nosso pai não saberá de nada.
Mas então alguns Ismaelitas passaram por ali e eles disseram: - Vamos vendê-lo e ganhar algum dinheiro, e o seu sangue estará nas mãos deles. Deixemos os Ismaelitas levarem-no.
E eles o venderam como escravo aos ismaelitas que o levaram ao Egito. Lá os ismaelitas o venderam para Potifá, que trabalhava para o Faraó.
José se tornou um escravo. Forte, bonito, e em Gênesis 39 esta registrado a tentação que José sofreu, e ele disse "não".
A mulher de Potifá era uma mulher linda, sensual. Ela veio até ele e disse: - José venha comigo, venha para cama comigo. Eu venho te desejando desde que você chegou aqui, e agora que todos se foram, meu marido esta fora, venha comigo.
Ele disse "não". Eu não vou cair nessa. Além de trair a confiança de seu marido que me trata tão bem, eu não quero, e não vou pecar contra meu Deus.
E ela tentou forçá-lo, ficou com raiva, mas ele correu para fora da casa deixando suas roupas para trás. Ela então frustrada começou a gritar e a acusá-lo. Ela o acusou de abuso sexual. Ela disse que ele tinha tentado abusar sexualmente dela.
Quando o seu marido chegou a casa, ele jogou José na prisão.
José disse "não".
E Deus se agradou de José tanto que vocês sabem o restante da história, de como Deus usou a José, transformando-o no primeiro ministro do Egito, e deu-lhe a oportunidade de salvar a sua família.
É uma longa e linda história que não tenho tempo de contar essa noite, mais estou certo que todos aqui conhecem.
A bíblia ensina que sexo não é pecado. Deus criou o sexo, não foi satanás. O sexo é um presente de Deus para o deleite do homem e da mulher.
É o uso errado do sexo que é pecado.
Deus te deu habilidades para fazer amor, mas no limite do matrimonio.
Sexo fora do matrimonio é pecado.
Os adúlteros não entrarão no Reino de Deus.
Os fornicadores não entrarão no Reino de Deus.
E eu tenho certeza que você sabe qual a diferença entre adultério e fornicação.
É errado! É pecado! E eu sei que as tentações vêm.
Especialmente quando você vê nas bancas de revistas, nas televisões, nos filmes, nas novelas, em tudo que é canto. Cria-se aquela atmosfera saturada com o assunto sobre o sexo mostrado de forma distorcida, deturpada, e quando a oportunidade aparece na sua frente, como você pode dizer não?
Eu não creio que os jovens de hoje podem dizer "não" sem Jesus Cristo.
Com Cristo e o Espírito Santo te dando poderes sobrenaturais você pode dizer "não".
Mas eu te digo que é difícil.
As marcar de um verdadeiro cristão são auto-controle e auto-disciplina.
Em 1 Timóteo 6:11 Paulo escreveu a Timóteo e disse: - Mantenha-se puro.
Ele disse: - Fuja, corra, quando a tentação vier, corra.
Ele também diz: - Eu ponho meu corpo como súdito.
E você?
Está disposto a repensar todos os seus conceitos e afiná-los, ajustá-los aos preceitos de Deus?
Mesmo diante de toda dificuldade, acredita que é possível aprender dizer não para tudo aquilo que te afasta a presença de Deus?
Eu não te conheço, não sei até que ponto essa mensagem falou ao seu coração, mais tem alguém aqui que sabe.
Ele te conhece melhor que você mesmo.
Ele quer que você assuma um compromisso de santidade com Ele.
Você quer se levantar do seu lugar e vim aqui na frente para que possamos estar orando por você.
Venha aqui e com esse gesto você estará pedindo a Deus que te ajude a dizer não para tudo aquilo que quer destruir você. Para tudo aquilo que quer atrapalhar seu relacionamento com Deus.
2 Timóteo 2:15
"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
Amem.