MELISSA ANDRADE TRINCHÃO1
EDUARDO FERNANDES SILVA2

São José do Rio Preto SP.
2013

RESUMO

A evolução da informática dos últimos anos nos proporciona muitos confortos tecnológicos e a cada dia surgem novas ferramentas interativas para agregar mais valor em nossas vidas. Onde se tornou possível tirar fotos a partir de qualquer telefone celular básico ou até em um aparelho mais avançado como os smartphones.
Porém muitas das magnificas fotos que tiramos em nossos modernos telefones celulares não são utilizadas como deveriam ser, pois ficam armazenadas e esquecidas no próprio aparelho ou de imediato publicadas em redes sociais.
A partir desta realidade e baseando-se em maneiras criativas de eternizar o momento em que a foto foi tirada, o presente trabalho tem como objetivo principal a criação de um site e-commerce vinculando fotos com modelos pré-definidos de scrapbooking digital. Ou seja, o desenvolvimento de um site centralizador de modelos de scrapbooking com imagens de temas estáticos, para ser personalizado por seus usuários, visando à impressão na comodidade de suas residências.
É um projeto para utilização web em computadores conectados a uma impressora para a impressão do resultado final (não disponível para celulares) Palavras-chave: e-commerce, foto, scrapbooking digital.


INTRODUÇÃO

A ideia do desenvolvimento do site "MY CUSTOM PHOTO" foi baseada nas experiências atuais de existirem muitas ferramentas eletrônicas onde tiramos fotos de nossos momentos cotidianos e deixamos as mesmas em dispositivos como máquinas fotográficas, celulares (cartão de memória) e /ou quando postamos automaticamente em redes sociais.
O interesse foi basicamente criar algo "palpável" onde o cliente possa:
- Tirar suas fotos com seus equipamentos digitais,
- Acessar o site "MY CUSTOM PHOTO"
- Fazer o seu cadastro,
- Escolher um modelo de scrapbooking disponível na galeria de modelos pré-definidos,
- Fazer o upload de suas fotos,
- Efetuar o pagamento pelo serviço de arte e
- Após a confirmação do pagamento o cliente terá acesso à impressão do seu scrapbooking digital.
O scrapbooking (traduzindo, "livro de recados") é a arte de decorar álbum de fotos usando basicamente fitas, folhas secas, botões, cola entre outros elementos decorativos. Esta prática foi implantada nos EUA (por isto o nome é em inglês) existindo há mais de 100 anos e, agora é difundida também no Brasil. O scrapbooking surgiu quando as pessoas sentiram a necessidade de preservar suas fotos, através de materiais adequados e seguros para as fotos. E consequentemente deixando a aparência mais familiar e personalizada.
Há poucos anos, alguns designers começaram a reproduzir o material do scrapbooking artesanal no computador. Assim nasceu o que hoje é chamado de scrapbooking digital, sendo que a diferença entre o scrapbooking tradicional e o scrapbooking digital é que no primeiro, o álbum, os elementos decorativos e as fotos são reais (físicos). Já o scrapbooking digital as fotos são manipuladas em programas de edição de fotografias, como por exemplo, o Adobe PhotoShop, e as figuras decorativas são sobrepostas uma a uma criando a ilusão óptica que estão "colados" um sobre o outro.
5 A utilização e prática das ferramentas de edição de fotos disponíveis em programas como o Adobe PhotoShop não é de conhecimento de grande parte da população e, pensando nesta realidade o site "MY CUSTOM PHOTO" disponibiliza vários modelos de scrapbooking digital, possibilitando a oportunidade de todos terem seu scrapbooking digital de forma prática, barata e personalizada.

[...]