1 INTRODUÇÃO                        

A Web é uma das tecnologias mais revolucionárias que muda o ambiente de negócios e tem um impacto dramático sobre o futuro do comércio eletrônico (CE). O futuro da CE vai acelerar a mudança do poder para o consumidor, que vai levar a mudanças fundamentais na forma como as empresas se relacionam com seus clientes e competir uns com os outros.

Trepper (2004) descreve que a imensa popularidade da Internet nos últimos anos tem sido alimentada em grande parte pela perspectiva de realização de negócios on-line.  Mais e mais empresas criarem as suas próprias LANs corporativas, Intranet, Extranet e Internet se aplicam a trabalhar em colaboração com seus clientes, fornecedores e parceiros. A Internet pode derrubar barreiras físicas ao comércio, quase dando de imediato até mesmo o menor acesso das empresas aos mercados inexplorados ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, os consumidores podem realizar negócios e fazer compras de empresas anteriormente indisponíveis para eles.

Além disso, as empresas são capazes de colocar o material de marketing em servidores de Internet que vão desde a publicidade simples de folhetos virtuais abrangentes. No mercado global de hoje, a informação rápida e fiável é uma necessidade para a maioria das empresas para atingir algum tipo de vantagem competitiva. Por exemplo, as empresas podem criar um mercado virtual em que para vender seus produtos.  Este mercado virtual é inexplorado e pode chegar a milhões de usuários na internet 24 horas por dia (LAS CASAS, 2006).

     O comércio eletrôniconão é maisuma alternativa, é um imperativo.Aúnica opçãoé seiniciar rapidamenteou lentamente. Muitas empresasainda estão lutando como problema maisfundamental:qual é omelhor modeloEC? Infelizmente,não há uma respostasimplespara esta pergunta. Mesmo as empresasdo mesmo setor, do mesmo tamanho, oucomculturas similaresestão descobrindo queummodeloCEnão serve para todos. As empresas são obrigadasa reverseus modelosCE eestratégia dereformulação, a fim de capitalizar a alterando a dinâmicado mercado.

O objetivo deste artigo é demonstrar a importância do e-commerce como uma importante ferramenta de inovação e apresentação de uma empresa que segue os passos do avanço da tecnologia no mercado mundial e nacional, tornando um recurso favorável na obtenção de lucros e divulgação da organização no meio eletrônico.

A metodologia utilizada na construção desse estudo foi por meio de uma pesquisa bibliográfica, tendo como principais fontes teóricas retiradas de livros e artigos que versam sobre este assunto. Com base no tipo de pesquisa escolhido, ou seja, bibliográfica, prevê um estudo sistematizado e desenvolvido a partir de materiais publicados em livros, revistas, redes eletrônicas, ou seja, todo tipo de material acessível ao público. “[...] esta fase é caracterizada pelo contato inicial do pesquisador com referenciais bibliográficos já escolhidos a respeito do tema escolhido, e tem a finalidade de elaborar uma primeira bibliografia sobre o assunto” (PÁDUA, 2000, p.46).

Para compreender os aspetos mais relevantes desse artigo, dividiu-se este estudo em três capítulos, no qual o primeiro vem abordando por meio da introdução alguns embasamentos a serem destacados no decorrer dessa pesquisa. O segundo capítulo, faz uma abordagem sobre as considerações mais relevantes sobre e-commerce e o uso da tecnologia na apresentação das empresas como ferramenta primordial para o sucesso dessas instituições, além de destacar os benefícios do e-commerce para as organizações e a sociedade.

E por fim, o terceiro capítulo, enfatiza as considerações finais sobre o que foi desenvolvido no decorrer dessa pesquisa, ressaltando aos aspectos conclusivos mais relevantes que contribuíram para a realização deste artigo.