É assim que a coisa é

 

Por vezes faço algumas afirmações que algumas pessoas acham que não tem sentido ou pensam que estou brincando ou que dizem que falo isso porque gosto de “ser do contra”. Mas não é isso. Quem pensa um pouco vai ver que tenho razão e vai perceber que os que não concordam com o que estou dizendo é porque estão “vestindo a carapuça” ou porque estão levando alguma vantagem com a situação.

Você já andou pelas ruas da cidade, durante a noite para perceber a realidade. Não são poucos os postes que estão com as lampadas apagadas. Tem gente que fala que “lá no poste em frente da minha casa nunca teve luz”. Mas de todos é cobrada a taxa de iluminação pública. E todos temos que pagar compulsoriamente. E se reclamamos na empresa de iluminação somos informados que essa é uma taxa municipal e que a responsabilidade de manter as lâmpadas em funcionamento é do município. E que eles não ficam com o dinheiro dessa taxa que é repassada para a prefeitura... bom, então o centro de nossas reclamações deve ser a prefeitura, pois estamos sendo lesados: pagamos por um produto que não estamos recebendo; ou o Ministério Público ou PROCON, pois são órgãos de defesa do consumidor... mas o pior dessa situação é que existem loteamentos onde nem existem casas, há luz ILUMINANDO RUAS DESABITADAS. E quem paga a conta?

Num outro dia, alguém fazia um cometário, que me pareceu maldoso. Ou então o cara era desinformado ou estava tirando onda. Pelo meio da conversa soltou a afirmação de que as escolas recebem mais dinheiro do que têm necessidade. Achei estranho, pois trabalho numa escola e lá faltam: biblioteca, os livros do acervo da escola estão sendo devorados pelos cupins; cozinha, a merenda das crianças é preparada num antigo depósito condenado pela defesa sanitária; refeitório, as crianças comem sua merenda andado pelo pátio com os pratos nas mãos. Além disso, neste clima tórrido, não tem instalação de ar condicionado nem ventiladores que funcionem direito. Então não está sobrando dinheiro. Só pra se ter uma ideia: cada escola, para a merenda, recebe R$, 0,30 – exatamente: trinta centavos, por aluno, para a merenda. Mas você sabe QUANTO é DESTINADO a cada PRESIDIÁRIO só para a ALIMENTAÇÃO? Além disso, o agente penitenciário (que é um profissional digno e merece respeito como qualquer outro trabalhador) recebe um salário bem superior ao do professor. Para ser professor tem que ter ensino superior, para ser agente penitenciário exige-se apenas o ensino médio. E os caras lá do governo dizem que querem educação de qualidade. Mentira, para eles quanto pior melhor!

Você deve estar lembrado que há poucos meses atrás a TV e outros veículos de comunicação convocavam alguns segmentos sociais para tomar vacina contra gripe: gestantes, idosos e outros. Pois é, meu amigo, que é diretor de uma escola formalizou o pedido à secretaria da saúde, alegando que os profissionais da educação convivem com muita gente e estão sujeitos a contrair e/ou transmitir o vírus da gripe. Por essa razão os profissionais da educação deveria receber a vacina imunizadora. Sabe o que responderam ao meu amigo? Que não havia vacina destinada aos profissionais da educação. Só àqueles grupos estabelecidos pela campanha. Portanto, se alguns dos seus filhos chegarem em casa levando vírus de gripe isso se deve ao fato de a VACINA DO SEU FILHO e do professor do seu filho ter sido DESTINADA AOS PRESIDIÁRIOS.

Esse mesmo meu amigo, diretor dessa escola, de que lhes estou falando, disse ter enviado inúmeros documentos a diferentes órgãos do governo, solicitando melhorias na escola onde ele trabalha. Depois de muitos anos sem resposta, teve oportunidade de conversar com alguém do alto escalão do governo. E formalizou verbalmente as mesmas solicitações. E o figurão respondeu: “O senhor é amigo de qual deputado? Fale com ele que ele apresenta uma emenda contemplando suas necessidades”Meu amigo ficou furioso. Mas manteve a calma e argumentou: “Mas a escola tal, que já é bem servida, foi reformada recentemente, tem boas instalações... foi contemplada com nova reforma e pintura e nova rede elétrica...”. E a resposta do figurão: “Mas isso foi emenda do deputado fulano de tal, que é amigo do diretor dessa escola”.

Disso a gente pode concluir: primeiro: se você é amigo dos políticos, mesmo não tendo necessidade, você pode levar vantagem. Como a maioria da população não tem amigos políticos, vive como “cão sem dono”. Segundo: a Constituição mente – ou a fazem mentir. Se somos todos cidadãos iguais perante a lei e as instituições, como explicar que alguns são privilegiados e outros não? Porque uma escola em que trabalho um amigo de um político recebe benefícios e a escola da periferia não recebe? Terceiro: por esses motivos é que os ministérios e secretarias e outros órgãos estão nas mãos de incompetentes. Eles são amigos dos políticos. Mas eu, você e seu filho, por mais capacidade que tenhamos estaremos sempre em segundo plano. A não ser que tenhamos amigos influentes.

Mas você dormiria tranquilo tendo vendido a dignidade em troca de favores pessoais?

 

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO