E AS DISCRIMINAÇÕES SOFRIDAS PELO POVO BRASILEIRO, NINGUÉM ABRAÇA ESSA CAUSA?

Mazenildo Feliciano Pereira 

Nas ultimas semanas, muita gente entoando gritos de ordem, foram às ruas e as sessões da Câmara Federal protestar contra a indicação de um Deputado para a Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, por ele ter feito declarações racistas, homofóbicas e misóginas.

Vamos deixar claro uma coisa, qualquer tipo de discriminação tem que ser reprovada, independentemente de quem os faça. Então eu perguntaria a essas pessoas, a forma que o povo brasileiro é tratado não abrangeria todas as possíveis discriminações existentes? Se não vejamos:

O povo deveria ter os melhores serviços de saúde, educação, segurança, transporte etc., mas o que lhes oferecem? Praticamente quase nada, não é? E olha que os impostos arrecadados no Brasil são absurdamente altos e mesmo assim precisamos: 1) -  Pagar planos de saúde particulares, pois a situação da saúde pública é deplorável; 2) – Pagar os estudos dos filhos em escolas particulares, pois o ensino público é lastimável e em muitas partes do Brasil falta qualidade na instrução pública; 3) –Pagar plano de saúde de previdência privada, pois se depender da aposentadoria pela previdência, estaremos em maus lençóis; 4) – Pagar vigias particulares para que possamos ter segurança; 5) – Pagar opções particulares de transporte, pois o público é vergonhoso; 6) – Pagar pedágios para que possamos ter estradas em melhores condições de tráfego e segurança, pois as estradas que dependem do poder público, não ter conservação e muito menos segurança para trafego, etc. Vejam bem, essa é a situação do nosso povo, se não pagar, ficará sem os serviços, é o que ocorre com a maioria que não possuem condições para pagar.

Assim, como ficam os direitos  previstos na Constituição Federal em seu artigo 1º caput? que estabelece: “(...) constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos: (...) II – a cidadania;  III – a dignidade da pessoa humana. (...) O artigo 3º ” Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil”: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; (...)  III- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Onde estão esses direitos? Isso não é um ato discriminatório da pior espécie possível?

Pessoal, passou da hora de acordar e começar a colocar as questões de acordo com suas devidas importâncias, isso não significa deixar para o segundo plano a questão da discriminação, pois é tão absurda como qualquer outra. Portanto, façam o mesmo estardalhaço que estão fazendo na Câmara Federal, nas ruas, nas mídias e não se esqueçam de entoar o mesmo grito de ordem com os outros tipos de discriminação, pois o que vemos hoje é fruto do que deixamos de fazer ontem como povo.