“DUAS VIÚVAS; DOIS PROFETAS; DOIS PROBLEMAS. MAS UM SÓ DEUS!”

 

 

Pr. Alexandre Augusto

Redigida em: 17/11/07

Igreja do Evangelho Quadrangular

Itajubá/MG

www.pralexandreaugusto.wordpress.com

 

LEIA ESTA MENSAGEM, ELA IRÁ LHE MOSTRAR ALGO QUE COM CERTEZA VOCÊ PRECISA SABER, PARA EDIFICAR SUA VIDA”.

 

TEXTO:

I Reis 17: 8 e 9

8. Veio-lhe então a palavra do Senhor a Elias, dizendo:
9. Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente.

10. Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco dágua, para eu beber.
11. Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo.
12. Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos.

II Reis 4: 1
1. Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.
2. Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

 

Ø      INTRODUÇÃO

                Esta é uma mensagem impressionante, pela demonstração do poderio de Jeová em resolver problemas, e na sua maioria aqueles que aos olhos dos homens parece impossível. Nesta mensagem quero fazer uma analogia entre estes dois acontecimentos primeiro tratando caso a caso, pois a bíblia conta muito rápida os fatos e quando perguntei a Jeová o porque de a Bíblia contar muitos relatos rapidamente, Ele me disse, “filho, é para que vocês possam parar e meditar e assim terem mensagens como as que Eu tenho te revelado”, então me alegrei e agradeci a bondade de Jeová.

                Eram duas viúvas, eram dois problemas, eram dois profetas, mas um só Deus para resolver quaisquer problemas, seja ele qual for. Viaje na revelação da palavra do Senhor e receba o milagre para sua vida.

 

Ø      A PRIMEIRA VIÚVA, O PRIMEIRO PROBLEMA E O PRIMEIRO PROFETA.

                Estava o profeta Elias na condição de procurado vivo ou morto, pela endemoniada mulher de Acabe chamada Jezabel, e como procurado ele agora deve fugir para não morrer. Muitas vezes somos procurados perseguidos, e sabe por que, só porque realizamos a vontade de Deus, pois quando não representamos perigo, ninguém se incomodará conosco, mas no momento que nos tornamos um risco em potencial para satanás, então ele envia os seus demônios para tentar nos matar. E Elias era um perigo em potencial para satanás.

                Fugindo, ele vai para um lugar chamado Serepta e lá ele se encontra com uma mulher viúva, e viuvez era uma condição difícil, pois na sociedade judaica a mulher não podia trabalhar e dependia de um filho para cuidar dela, mas aquela pobre mulher além de viúva ela não tinha um filho que cuidasse dela, ela tinha uma criança que dependia dela para sobreviver.

                Note que quando alguém começa a passar por problemas financeiros a primeira coisa é se desfazer de coisas de valor, então eu acredito que aquela mulher já havia vendido seu “fogão seis bocas, sua geladeira duplex, seu televisor plasma, e máquina de lavar”, ela não tinha mais nada em casa para dispor, e havia fome naquela região e naquela casa. Agora neste momento que você lê esta mensagem quantas pessoas não estão nesta situação de miséria, pois estudos mostram que entre cinco pessoas no mundo somente uma consegue realizar três refeições no dia. A desgraça estava instaurada na vida daquela mulher, pois ela já havia emagrecido quilos dando sua comida para seu filho, pois mãe é assim, e agora, ela chorando começa a colher alguns gravetos para fazer a última refeição e esperar a morte, mas naquele momento fatídico Jeová coloca diante dela um profeta, que pedindo lhe um bolo pequeno, pois homem de Deus não é guloso, nem idiota, pois vendo aquela situação não quis aproveitar, então a resposta da mulher viúva é mais dura do que a fome que o profeta estava passando, no que Elias se lembra da palavra de Jeová, quando Ele disse que a viúva o sustentaria.

                Naquele momento Elias descobre a realidade da vida daquela viúva, mas algo que ela diz chama a atenção do profeta é quando ela relata que somente existia em sua casa um pouco de farinha e um pouco de azeite em uma botija.

                Abro um parêntese para informar que naquele tempo se fabricava três tipos de azeite extraídos da oliveira, era o azeite usado para ungir, o azeite usado na culinária, e o azeite usado como combustível em lampadas. Mas o azeite que aquela viúva possuía era o que se usava para cozinhar e estava acabando. (para saber mais sobre os tipos de azeite leia minha mensagem AZEITONAS DE JEOVÁ)

                Que coisa humilhante quando as esperanças se acabam e com ela se vai nosso alimento e tudo parece que só dá errado, não bastasse um filho chorando de fome, então o profeta se lembra da promessa de Jeová e diz: “faça primeiro para mim um bolo pequeno, e a farinha não se acabará nem o azeite cessará”, então aquela mulher que com certeza orava ao Senhor, pois até aquele que se diz ateu, na hora da “coisa preta” chama a Deus, ela resolve obedecer ao profeta, então a bíblia relata que a mulher e seu filho e mais o profeta viveram e nada lhe faltaram até que Deus mandasse chuva novamente.

                Obedeça ao seu profeta, pois é por isso que hoje crentes estão dentro das igrejas passando fome em casa, pois só sabem desobedecer aos profetas, e quando vier a benção continue cuidando dos profetas, pois aquela mulher não desprezou o profeta, e tem gente que basta receber a benção vai embora para outra igreja, depois sofre e não sabe o porque.

 

Ø      A SEGUNDA VIÚVA, O SEGUNDO PROBLEMA E O SEGUNDO PROFETA.

                Agora está um outro profeta chamado Elizeu, sucessor de Elias no ministério de Jeová, que realizando maravilhas para a glória de Deus se depara com uma situação inusitada, talvez estando ele em sua casa talvez na hora da oração da tarde, chega uma mulher o procurando, desesperada, com um grande problema. Viu! Parece me toda a vez que se surge um problema é que se lembra de Deus, e parece me também que ainda isso não mudou.

                Flavo Josefo, historiador relata que esta viúva era mulher do Profeta Obadias, que havia falecido e havia sido um contemporâneo de Elizeu.

                Então aquela viúva chega para Elizeu e faz uma indagação como quem vem cobrar alguma coisa e lhe diz que seu marido era servo de Elizeu e agora ela tinha dívidas e os credores estavam vindo pegar os seus filhos.

                Notem que ela também havia vendido tudo, pois ela relata ao profeta que não tinha mais nada em casa, e ainda iria perder os filhos, pois os filhos são a esperança de uma viúva e ela não queria perde-los, deixando seus filhos virarem escravos. Mas o profeta lhe faz uma pergunta para buscar um ponto inicial para realizar o milagre, ele diz para mulher: “o que te hei eu de fazer? Me diz o que tens em casa?” Essa pergunta é boa. O que é que você tem hoje para que Deus possa fazer um milagre em sua vida? Muitos de nós hoje queremos que Deus opere maravilhas, mas não oferecemos nada.

                Diante daquela pergunta àquela mulher se lembra de algo esquecido que pertencia a seu marido. Como ele era também um profeta ele também tinha uma ferramenta de profeta, uma botija de azeite. Era uma botija que ela não dava mais importância, estava esquecida, jogada em um canto da casa, mas o profeta então tem a revelação de Jeová e manda que a mulher empreste vasilhas e as enchas, mas no interior de sua casa.

                Há um mistério aqui. Como era um azeite de unção e não um azeite de culinária, o profeta ao mandar ela emprestar vasilhas estava tratando o relacionamento daquela mulher, ela precisava ter relacionamento com as pessoas. Muitas pessoas são assim, mulheres de pastores que não tem relacionamento com as ovelhas, pastores pregadores que se julgam intocáveis, ninguém pode chegar perto, tem até seguranças, pensam que são estrelas pop, coitados!

                Então aquela mulher que precisava extremamente de um milagre obedece ao profeta. Viu! Obedecer ao profeta é sempre melhor! Então o milagre acontece e aquela mulher começa a prover do poder sobrenatural de Jeová. Um azeite caríssimo começa a brotar sem parar diante dos olhos dela e de seus filhos que perplexos traziam as vasilhas e ela as enchia.

                A bíblia rela que depois de não ter mais vasilhas ela vai ao profeta dar testemunho do milagre, aí eu sempre falo da importância de se dar testemunhos das bênçãos, e o profeta diz para a agora rica viúva, paga os seus credores e tu e teus filhos vivei do resto.

                Queridos a benção de Deus é de medida sacudida, recalcada e transbordante, ela sempre dará para você e para os outros, isso para que todos vejam Deus na sua vida e queiram ser iguais a você.

                Aquela viúva agora tinha um bom motivo para dar glória a Deus, pois o impossível aconteceu em sua vida, pois recebeu um milagre e ainda não perdeu seus filhos, que eram o seu bem maior. Assim será com você se tão somente obedecer à voz de Jeová, pois Ele que te abençoar. Tão somente creia.

 

 

Ø      CONCLUSÃO

                Dois problemas, dois profetas, duas viúvas, mas um só Deus, essa é a diferença entre aqueles que servem a Deus e aqueles que não servem, eles nunca terão diante de si um profeta que os instrua a receber os milagres.

                Os dois casos retratam os dias de hoje, pois é o que tenho visto em minha cidade, que é pequena, mas graças a Deus tenho sido convidado para pregar em alguns lugares, onde tenho visto uma deficiência entre os filhos de Deus.

                + A primeira viúva tinha uma deficiência da palavra de Deus, por isso ela tinha só um pouquinho do azeite de culinária. Hoje nossos cristãos ficam comendo porcaria e depois vem a dor de barriga, estão deixando a boa e saudável palavra de Deus, e o que eu ainda acho pior são os pastores que ficam enchendo lingüiça, com uma mensagem sem a unção de Deus, uma palavra que só falam de costumes, tradições e doutrinas, não que isso não se deva falar, mas isso não é o mais importante, precisamos ouvir uma mensagem que fale do que é certo e não mensagem que dá certo. Essa era deficiência da primeira viúva, falta de palavra de Deus, e falta de palavra mata, mata ovelha e mata pastor.

                + A segunda viúva também tinha uma deficiência que vemos nos dias de hoje, a falta de unção, por isso o azeite do profeta Obadias estava lá, mas a viúva não deu importância ao azeite, e sabe o que aconteceu, além de perder tudo o que tinha quase perdeu os seus filhos. Eu costumo dizer que a única coisa de graça na igreja é a salvação, as outras coisas têm preço, e unção tem preço e você não pode ignorar isso, pois o próprio Deus valoriza a unção. Hoje estão subindo nos púlpitos e cantando sem unção, achando que Jeová aceita qualquer coisa, mas saiba você que para Deus só serve o melhor.

                O que mais me conforta nesta mensagem é que nos dois casos Jeová enviou um profeta para encontrar com as viúvas, e que nos dois casos elas ouviram e obedeceram aos profetas e que os dois problemas foram solucionados com um milagre. Então saiba, que sempre existirá um profeta de Deus diante de você, para lhe ajudar, mas lembre-se OBEDEÇA-O, e assim você provará do milagre.

 

 

 

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0 xx 35.3621.16.17

0 xx 35.9199.71.01

[email protected]