Neste DSS ambiental, vamos enfatizar uma ferramenta megapoderosa que exerce um poder de transformação cerebral na sociedade: “A GESTÃO AMBIENTAL”.

        Por ser um leitor assíduo deste site, certamente você já sabe que a gestão ambiental é um dos assuntos mais falado na atualidade. Basta ler um jornal, assistir TV. ou ouvir rádio.

        VEJA QUE: Uma das questões cruciais  da gestão ambiental diz respeito à mudança dos hábitos de consumo da população mundial, partindo-se do individual, na análise conjuntural  para novos hábitos coletivos, a serem adotados pelo conjunto da sociedade humana, no nível global, nos diferentes e diversos países do mundo. E esses paradigmas são um desafio visto que  velhos hábitos não desaparecem da noite para o dia, não é?

        ENTRETANTO, caso contrário, diversos estudos indicam que o Planeta não conseguirá mais fornecer os recursos necessários à manutenção dos atuais padrões de produção e consumo. Haja vista tampouco absorver os resíduos decorrentes destes processos, e com o aumento progressivo da população agravando ainda mais a crise ambental em função das ações asntrópicas

        PORTANTO, FIQUE SABENDO: Modificar os hábitos de consumo tem tudo a ver com a gestão do meio que nos cerca, que é chamado de meio ambiente, sendo que essas duas palavras expressam o mesmo significado. O meio ou o ambiente é o local onde vivemos e realizamos nossas atividades profissionais e sociais, de forma individual e coletiva.

        Gestão Ambiental  X Desenvolvimento Sustentável: A gestão ambiental está vinculada com o  desenvolvimento sustentável, que,  nada mais  é que obter o crescimento econômico contínuo através do  manejo racional dos recursos naturais e do uso   tecnologias mais baratas  e menos poluentes.

        Portanto, faz-se necessário que um país, para aplicar o conceito do  desenvolvimento sustentável, que invista altamente na educação  seu povo, para gerar conhecimento científico e produzir tecnologia local, e aumentar a capacidade de discernimento de sua população, que melhor instruída, tenderá a tomar atitudes mais coerentes começando inclusive pela escolha de seus representantes nas esferas políticas.

        Interessante que no plano individual da gestão ambiental, pequenas ações podem ser praticadas por qualquer pessoa, sem depender de leis, veja alguns exemplos:

Por exemplo, se uma pessoa fechar a torneira da pia enquanto escova os dentes, 12 litros/água serão economizados;  Viu a diferença?

Ou seja, desperdício puro e irresponsável. E ainda podemos lembrar que a água é um dos principais recursos naturais, com quantidade finita e escassa dentro de um Planeta com população progressiva; Já pensou nisso?

Recomenda-se que uma pessoa adulta beba dois litros de água por dia, então a água economizada com esta simples ação praticada por uma pessoa poderia ser consumida por seis pessoas;

Se ampliarmos essa ação para metade dos habitantes do Brasil contados pelo Censo 2010, seriam economizados 1.144.396.164 litros de água todos os dias; Percebeu como sua atitude faz a diferença?

Se a gente lembrar que essa água economizada normalmente é tratada, veja a importância de pequenas ações no contexto da gestão ambiental, inclusive considerando os custos de captação, tratamento e distribuição dessa água, que se ficar escorrendo pela torneira enquanto escovamos os dentes;  Então? Fique ligado!

 E para encerrar este DSS ambiental, observou a magnitude da palavra “GESTÃO AMBIENTAL”?  Ao ler  esse DSS em seu trabalho procure assumir a atitude de mobilizador do desenvolvimento sustentável! Faça  a diferença! FAÇA USO DESTA PODEROSA FERRAMENTA: ‘GESTÃO AMBIENTAl’...Sucesso e foi um prazer interagirmos!    

Colunista autoral: Marcos Paixão Lemos  - Tecnólogo em gestão ambiental – Pós-graduando em gestão/auditoria/licenciamento ambiental -UNOPAR/PR