DROGAS ILICITAS NO BRASIL: IMPACTOS NA SOCIEDADE[1] 

Raimunda Nilda da Silva (UCDB)[2]

Iara Barbosa Ramos (UCDB)[3] 

RESUMO

Sabemos que o uso de drogas ilícitas é muito combatido no Brasil, mas, não é possível resolver essa problemática apenas com detenções, se faz necessário à conscientização. Portanto, esse trabalho tem o objetivo de prevenir por meio da conscientização, o uso de drogas ilícitas que vem afetando a população brasileira. Diante de uma sociedade em que a maioria dos adolescentes em idade escolar consome algum tipo dessas substâncias, buscamos com essa pesquisa saber se a escola pode contribuir para essa conscientização. A metodologia dessa pesquisa apresenta dados bibliográficos referentes ao uso dessas drogas e o enfoque está direcionado para o crack, maconha e cocaína, com o intuito de mostrar como essas substâncias podem afetar a sociedade de um modo geral. Concluímos que a escola pode ser uma agente de conscientização, na medida em que desenvolve o senso crítico do aluno. 

Palavras-chave: 1 Drogas. 2 Ilícitas. 3 Adolescente. 4 Sociedade.



[1]Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior, da Universidade Católica Dom Bosco.

[2] Aluna do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior da Universidade Católica Dom Bosco.

[3] Orientadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Superior da Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).