DRENAGEM URBANA DA CIDADE DE POSTO DA MATA

URBAN DRAINAGE OF THE CITY OF POSTO DA MATA

GABRIEL DA PAZ SANTOS

CENTRO UNIVERSTITÁRIO DE CARATINGA

CAMPUS UNEC DE NANUQUE

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

[email protected]

RESUMO

A mudança da intensidade das chuvas, o crescimento desordenado das cidades e a impermeabilização dos solos tem agravado a eficiência da condução das águas das chuvas comprometendo a qualidade de vida da população. Como forma de amenizar este problema e contribuir para melhorar esta situação, este trabalho objetiva identificar os principais fatores determinantes que culminou no crescimento populacional da cidade de Posto da Mata, bem como na relação de problemas iminente de alagamentos, a fim de propor medidas de drenagem urbana cabíveis para solucionar ou pelo menos minimizar os problemas que afetam a população urbana local. A metodologia utilizada para realização deste trabalho consiste na pesquisa em bibliografias que abordam o tema em questão, em análise documental e observações dos espaços físicos da cidade, a fim de criar mecanismos que possam ser implementados no Plano Diretor de Drenagem Urbana para que as medidas possam ser efetivadas nas áreas carentes.  De modo que se possam prever ações que conscientize a população sobre prevenção de problemas de alagamento e entupimento de bocas de lobo por meio de palestras em instituições públicas (escolas) incentivando o uso de pavimentos permeáveis em áreas públicas e privadas reduzindo a quantidade do escoamento superficial como também captação e aproveitamento das águas das chuvas dos telhados, reuso das águas servidas, entre outras.

Palavras-chave: Drenagem urbana. Prevenção. Qualidade de vida.

1 INTRODUÇÃO

Diante da situação da urbanização desordenada da cidade de Posto da Mata, localizada ao sul da Bahia e do iminente problema de alagamentos que ocorre durante períodos de chuva causando inundações e prejudicando a qualidade da água, bem como o aparecimento de materiais sólidos no escoamento pluvial e nas ruas devido à falta de vazão de dejetos, suscitou-me grande interesse em abordar a temática sobre drenagem urbana principalmente nas áreas de risco relacionada à referida cidade. 

Sendo assim, faz-se necessário neste projeto realizar uma pesquisa bibliográfica, observação dos espaços físicos busca por dados que possam fornecer informações acerca da questão da drenagem urbana na cidade de Posto da Mata. Deacordo com Tucci (2012), adrenagem urbana envolve o manejo do escoamento no tempo e no espaço, visando a minimizardanos à sociedade e ao ambiente. Sendo assim, com base em Ornstein (1991), as causas dos problemas relacionados à drenagem urbana estão na impermeabilização do solo, desmatamento da vegetação, erosão e assoreamento, lixo e poluição, agravados ainda pela ausência de planos urbanísticos específicos, e que tem como consequência enchentes que geram impactos econômicos e sociais, em todas as atividades e funções da cidade, e principalmente a vida dos habitantes.

A impermeabilização do solo e o desmatamento da vegetação, resultante do desenvolvimento urbano, alteram as condições naturais de infiltração, diminuindo o atrito da água com o solo e aumentando a velocidade de escoamento, reduzindo o tempo que a água permanece na bacia e a evaporação, e acrescentando o volume de água a ser escoado superficialmente, provocando também erosão. Além disso, a população constrói habitações em áreas inadequadas, que são geralmente áreas de risco, por inundações, desabamentos ou deslizamentos de terra, por se tratarem de áreas de solos de rochas decompostas, de grande declividade e pouca segurança. Este problema se agrava na medida em que geralmente há a conjugação a outros problemas ambientais e sanitários, como erosão, por exemplo.

Logo se percebe que as causas citadas continuam a acontecer em escalas cada vez mais amplas e com planejamento deficiente ou a falta dele. Não havendo drenagem urbana, as águas (superficiais e mesmo as subterrâneas) produzem danos como: deslizamento de encostas, enxurradas, inundações, abertura de crateras (buracos nas ruas). Desse modo, há de se elaborar medidas cabíveis ainda que não estruturais que possa solucionar um problema que é um agravante para a cidade. Haja vista, que estes problemas são desencadeados pela forma como a cidade se desenvolve, às vezes, desordenada, devido à falta de planejamento, controle do uso do solo, ocupação de áreas de risco e sistemas de drenagem não apropriada. Tais medidas podem solucionar o problema de alagamentos e/ ou inundações que ocorre na cidade de Posto da Mata no estado da Bahia.

2 BREVE HISTÓRICO DA CIDADE DE POSTO DA MATA

Em 1939, a região era composta de mata fechada e a estrada de ferro que fazia ligação entre os estados de Minas Gerais e Bahia havia então, a exploração de madeira para abastecer a caldeira do trem de ferro e também para utilização em dormentes (barrotes em que se assentam os trilhos das linhas férreas). No final dos anos 60, precisamente em 1966 com o fechamento da estrada de ferro, foi construído um posto de combustível às margens da BR 101, que passou a ser a parada obrigatória de ônibus com destino a vários estados. De acordo com antigos moradores a cidade foi assim denominada devido ao fato de motoristas e passageiros de ônibus que passavam pela região perguntar qual seria a próxima parada e respondia que seria no “posto da mata”.

À medida que foi aumentando o tráfego de automóveis na região, atraiu também o movimento de pessoas na região dando início ao desenvolvimento comercial. Nesse período começou o processo acelerado de urbanização, o povo foi chegando de forma desordenada e ocupando os espaços desbravando a mata local para construir casas, abrindo espaço para as fazendas. Fomentando o comércio de mantimentos em que as pessoas vinham para a margem para vendê-los.

De acordo com histórias contadas por um dos pioneiros da origem de Posto da Mata, o Sr. José Moreira Dias Sobrinho – conhecido por “Sr. Boneco”, ele lembra saudosamente do que para ele foi uma aventura chegar numa região desabitada e desbravar a mata para construir sua casa. Segundo ele, as ruas eram cheias de tocos de madeira de árvores. O local onde se encontra a Avenida Castelo Branco passou a existir a partir da instituição do prefeito de Nova Viçosa Mário Peixoto Rosa e, de acordo com o Sr. José, ele ajudou a demarcar os lotes para construção de barracas de palha e logo mais foram dando lugar à construções de casas regulares.

Com isso, a cidade Posto da Mata foi sendo povoada desordenadamente e, consequentemente, vem sofrendo muitos impactos, com a falta de planejamento para urbanização. Pois, as águas pluviais inundam as ruas, entopem as bocas de lobo, causam erosões no solo (pois nem todas as ruas são calçadas) e no próprio asfaltamento das ruas que possuem calçamento. Tudo isto dificulta a circulação de veículos e pedestres em determinada áreas da cidade. No entanto, esse problema que certamente seria resolvido com a microdrenagem, pois as chuvas intensas ocasionam desabamentos de casas e perdas humanas, devido aos fortes temporais.

Vale ressaltar que ainda hoje, após várias décadas de fundação, Posto da mata ainda não foi emancipado, ou seja, continua pertencendo ao município de Nova Viçosa estado da Bahia, sendo considerado o maior distrito do município. Segundo o IBGE, Posto da Mata, possui aproximadamente acerca de 23.000 habitantes. O que indica que necessita de investimentos de recursos públicos para melhoria das condições de vida e bem estar da população.

[...]