A gestação é um momento mágico de muitas mulheres, mas também é a causa de alguns incômodos, como a retenção de líquidos, que ocasiona o inchaço na gestante. A drenagem linfática é uma técnica de massagem que manda o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos, o que acaba gerando maior conforto para a futura mamãe.

Essa técnica traz benefícios tanto para o bebê, quanto para a gestante, pois ativa a circulação, combate às toxinas, e melhora a nutrição dos tecidos e das células. Outro benefício desse método é a melhoria de dores musculares, por se tratar de uma massagem.

Para as gestantes, é recomendada uma sessão por semana. É importante enfatizar que a drenagem linfática só pode ser realizada por um fisioterapeuta ou massoterapeuta. Outro detalhe fundamental é a aprovação do médico obstetra, pois em caso de insuficiência renal, hipertensão descontrolada ou gravidez de risco não é permitido a realização da massagem.

No período de pós-parto também pode ser realizada esse tratamento, seja em casos de parto normal ou cesárea, pois além de reter os líquidos, a técnica contribui para a prevenção de celulites, varizes e estimula o metabolismo. E mesmo que após o parto a mãe queira continuar com a drenagem linfática, é importante também consultar outros especialistas além do obstetra, como nutricionista e fisioterapeuta.