A gravidez é a fase em que a mulher está mais bonita e radiante: a pele fica mais jovial, os cabelos ficam mais sedosos... porém, com o aumento de produção hormonal, além de boas sensações, muitas vezes a gestação é marcada pela retenção de líquidos, que pode ser notada pelo inchaço principalmente nas pernas e nos pés e mais frequente durante o terceiro trimestre da gestação.

Um teste muito simples para se observar esse acúmulo é pressionar a pele em torno de seus tornozelos. Se você observar que a pele ficou com uma marca esbranquiçada com a forma do seu dedo, talvez seu corpo esteja retendo líquidos em excesso. A retenção ainda pode ser maior no fim de um dia e no verão.

Mas não se preocupe, pois é normal que na gravidez seu corpo produza e retenha mais líquido.  Porém, nenhuma mulher quer que essa fase tão bonita e repleta de novas sensações e descobertas seja atrapalhada pelo desconforto dessa retenção, não é? Por isso, a drenagem linfática na gravidez pode ajudá-la a combater esse inchaço e, como consequência, melhorar sua qualidade de vida.