INTRODUÇÃO:

       Este trabalho é uma síntese da disciplina Doutrinas Bíblicas e faz uma síntese dos ensinamentos bíblicos dentro da verdade cristâ.

       O trabalho parte da doutrina da Trindade, doutrina de Cristo, doutrina do Espírito Santo e doutrina da Salvação, que são ensinamentos essenciais para o verdadeiro cristão.  

DESENVOLVIMENTO: 

               Doutrina significa ensinamento, portanto doutrinas bíblicas são os ensinamentos que a bíblia nos mostra em seus textos sagrados, a disciplina de doutrinas bíblicas mostra esses ensinamentos recorrendo aos versículos bíblicos para dar maior clareza baseada na verdade da palavra de Deus e seus ensinamentos aos cristãos os quais  devem ser norteados nestas palavras.              

             Uma das doutrinas que a bíblia nos ensina é a doutrina da trindade que nos ensina a divindade do pai do filho e do espírito santo os quais são três pessoas mais que há um único Deus e não podemos negar a personalidade das três pessoas porque negar essa doutrina é anticristão.

            Em Deuteronômio 6.4 a palavra de Deus diz: ”Ouves, Israel o Senhor nosso Deus é o único Senhor .”O apóstolo João, nos seus escritos sagrados fala: Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a ti,único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste. (Jo 17.3).

          A Bíblia em vários livros, confirma o monoteísmo sem negar a trindade, “ Porque três são os que testificam no céu: O pai, a palavra e o Espírito Santo, estes três são um só” (I Jo 5.7) . Assim, Deus existe em três pessoas pai, filho e espírito santo e o cristão deve aceitar esse ensinamento, porque adorar a outro Deus se não este idolatria é, a bíblia afirma em Êxodo 20.3  “Não terás outros deuses diante de mim”.        

        Outra doutrina que a bíblia nos trás é a de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que foi morto, sepultado e que ressucitou ao terceiro dia, o filho de Deus, a porta da salvação, o caminho para a vida eterna, em João 14.6 está escrito: ” Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao pai se não por mim.” Portanto neste ensinamento fica claro, que ninguém chegará a Deus sem crer que Jesus é seu filho,  e alto preço pagou para a remissão de nossos pecados, e para confessar o pai é preciso confessar o filho.

       A doutrina do Espírito Santo, uma pessoa da trindade, inteligente, com vontade e determinação própria, ele sonda, conhece a vontade do pai, nos fala, ensina, conduz,  chama para seus serviços, intercede, enche de amor, dons,  ordena e se resistido se entristece, porque  é sensível.

     Todo cristão deve buscar uma experiência sobrenatural de Deus, que ocorre no batismo com o espírito santo, porque quem o  recebe edifica a si mesmo e poderá edificar o outro e a igreja além de orar melhor entre outros dons que ele tem para oferecer aquele que se relaciona com ele.

     A bíblia diz em primeiro Corintios 14.13 “Pelo que fala em outra língua deve orar para que possa interpretar.”Completa a frase em primeiro Corintios 14.19 “Contudo prefiro falar na igreja cinco palavras com meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras com outra língua.” Ensina assim, que ao receber o dom de línguas o cristão deve buscar o dom da interpretação e compreensão da palavra de Deus para edificação não apenas de si mesmo.

    Outro ensinamento bíblico é a doutrina da salvação, cujo o tema vem em toda a escritura sagrada, em Genesis Deus criou o homem e a mulher livres no entanto, Deus colocou a árvore da vida e a árvore do bem e do mal,  porém  escolheram  a árvore do bem e do mal, a escolha, os  levou a  escravidão do pecado, mas Deus permitiu que vivessem de acordo com sua escolha.

    O amor de Deus é incondicional e por amor lhes  deu o direito de viver  e o direito de  voltarem  para Deus, em obediência,  mas  a dureza do coração do homem não o permitiu  abandonar o pecado da desobediência, de geração em geração o pecado contaminou a humanidade.

        Deus não abrindo mão da sua criação, na imensa sabedoria e misericórdia enviou seu filho para redimir o pecado da humanidade, Jesus veio ao mundo como homem e como homem sofreu fome, desprezo, frio, rejeição, incredulidade e ainda assim cumpriu seu propósito de obediência morrendo na cruz do calvário, para abrir as portas da salvação para o homem.

        Foi através da morte de Jesus que o homem recebeu a oportunidade de ter vida eterna pela salvação. E para ter a salvação é necessário aceitar a Jesus como seu salvador.

       Em João 1.12 está escrito: ”Mas,todos os quanto o receberam, aos que creram no seu nome, deu lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. E todo cristão deve absorver o ensinamento de que o caminho para a salvação é crer e confessar a Jesus como seu salvador filho de Deus.

      A salvação vem de Deus pra o homem, mas só por Jesus é possível alcança-la, que  não é merecimento e sim graça e misericórdia. E que apesar de ser uma misericórdia e está disponível  para todos é possível perdê-la e ser condenado a morte.

     O livro de Marcos no capitulo 16 versículos 15 e 16 diz: ” E disse lhes: Ide por toda o mundo e pregai o evangelho a toda criatura .Quem crer e for batizado será salvo. mais quem não crer será condenado.” Palavras da sagrada escritura. Que ensina ao homem que há dois caminhos mais que  apenas um, o caminho da fé em Cristo o salvará.     

    Como o primeiro casal livre no jardim do Éden ainda há o direito de escolha entre o bem e o mal, a árvore da vida na atualidade é Jesus então o Cristão não deve fazer como aquele primeiro casal que escolheram viver independentes de Jesus, mas deve absorver a doutrina e seguir com Cristo como cabeça da sua vida, e entregar–se a ele, para ser salvo e ter vida em abundancia.