Roseana Velho[1]

Edson Arruda²

RESUMO

Se nossas mentes humanas compreendessem o quanto substâncias dopantes prejudicam todo nosso sistema orgânico não seria tão fácil identificarmos carreiras fabulosas de atletas interrompidas por doping, ou ate pela morte causada por infarto ou outras complicações. A Análise que se faz neste artigo vem a identificar algumas das substancias dopantes que as pessoas iludidas acabam tendo acesso para aumentaram seu desempenho em determinado esporte ou grupo social, sem estarem conscientes dos danos, alguns irreversíveis ,que o doping causa.O uso demasiado de substancias como :analgésicos,hormônios,anabolizantes,diuréticos são altamente prejudiciais e proibidas.Através desta pesquisa de alguns autores que estudaram e se interessaram por esse assunto se comprova que não se deve usar de artifícios como este para conseguir resultados melhores basta aplicarem em suas vidas uma melhor atividade física e boa alimentaçãoe a ajuda de suplementos naturais e benéficos para atingirem seus resultados pode ser ate um processo mas lento ,mas que terá resultados de extrema saúde e vida bem condicionada de mente e principalmente de "Físico" .

Palavras-chave: Doping. Substancias. Prejudiciais.

[1] Acadêmica do curso de Educação Física, 3ª fase, Disciplina de Adaptação Orgânica ao exercício Físico , das Faculdades Integradas FACVEST

2 Professor da disciplina de Adaptação Orgânicaao Exercício Físico.

DOPING: A FATOR RISK.

Roseana Velho¹

Edson Arruda²

ABSTRACT

If our minds understand how human doping substances undermine our entire body system would not be easy to identify Tao fabulous careers of athletes suspended for doping, or ate the death caused by heart attack or other complicacies analysis that is done in this article is to identify some of doping substances that people alidades end up having access to increased performance in a specific sport or social group, without being aware of the damage, some irreversible, that the doping too cause's use of substances as: analgesics, hormones, anabolic, diuretics are highly harmful and prohibits. Through this search of some authors who studied and are interested in this matter is evidence that we should not use tricks like this to get better results simply apply in their lives better physical activity and good nutrition in aid of natural supplements and to achieve beneficial results can be ate a process but slow, but that will have results of extreme health and life of mind and well conditioned mainly of "Physical."
Keywords: Doping. Substances. Prejudiciais.

[1] Acadêmica do curso de Educação Física, 2ª fase, Adaptação Orgânica ao Exercício Físico, das Faculdades Integradas FACVEST

2 Professor da disciplina de Adaptação Orgânicaao Exercício Físico.

1INTRODUÇÃO:

O pesquisa que esta sendo apresentada fala sobre doping como fator de risco,nele esta citadas algumas da substancias que são consideradas dopantes em nosso organismo e o que elas prejudicam ou beneficiam nosso sistema humano como um todo sendo elas os :anabolizantes, estimulantes ,analgésicos ,hormônios,diuréticos o porquê que são usados quais são as ilusões tidas por quem os usa.Traz também as punições pra quem os usa com intenções dolosas e de se atingir metas da forma mas trágica e informal,um breve histórico de como o doping veio se tornando presentena vida de atletas e pessoas comuns.

O artigo tem em sua estruturainformações tidas através de uma pesquisa qualitativa com informações diversas.Esta pesquisa sobre odoping vem atingir ao publico de pessoas que desconhecem esse uso abusivo de substancias dopantes quenão recebem informações especificas e segurasdos prejuízos dessas substancias em seu meio social.

2DESENVOLVIMENTO:

2.1O que significa doping

São varias as definições uma delas segundo a AMA ( Agência Mundial Antidoping) envolve três requisitos: aumento artificial do desempenho nas atividades, risco à saúde do atleta e contrariedade aos valores do esporte.

O doping é um uso indevido de drogas, substanciasnatural ou sintéticas que visam o aumento do desempenho em algumtipo de esporte, laboratório, métodos recreativos dehumanos e animais, que são altamente prejudiciais à saúde física e mental.

2.2Breve histórico

Os primeiros registros datam 3.000 anos antes de Cristo, com o uso do ópio (pó constituído de narcóticos, hipnóticos e analgésicos)pelo povo sumério nos Jogos Olímpicos da Antiguidade (Grécia 300 a.C.), foi nessa época que começou a ser usado um cogumelo alucinógeno, depois vieram o uso do haxixe, THC, folhas de coca que estimulavamo desempenho nos esportes da época antiga, estimulando–os. A Historia diz que o uso do doping iniciou em corridas ciclísticas no ano de 1879 (França),nesse seguimento houve a morte de um atleta inglês pelo usode estimulantes.

O consumo de drogas no meio esportivo ocorreu a partir da sinterização de anfetaminas (estimulantes), em 1919, e dos esteróides anabolizantes, em 1935. Os soldados na segunda guerra mundial utilizavam medicamentos para os estimularem em seus combates e logo depois levaram esse vicio no ensino para seus seguidores difundindo o consumo das substancias estimuladoras. Assim como o ciclismo foi um dos pioneiros no uso do doping, também foi no controle de doping,a Federação Ciclística da Bélgica, em 1965, tomou uma iniciativa fundamental: iniciou a divulgação dos resultados dos seus controles positivos.As primeiras publicações do Comitê Olímpico Internacional sobre os esteróides anabolizantes datam de 1939, além de a primeira Comissão Antidoping ter ocorrido somente em 1967. Nos Jogos Olímpicos de 1968, estimou-se que 33% dos atletas utilizaram substâncias proibidas. A Agência Mundial Antidoping (AMA), em 2003, foi criada pelo esportistas com a intenção de controlar o doping criando regras unificadas ,sendo assim as federações internacionais se comprometeram em se adequar à legislação internacional até os Jogos Olímpicos de Atenas.

A controvérsias sobre o que é suplemento e o que é dopagem na questão do doping tem registros que em Roma, no ano zero, ocorreu o aparecimento de uma mistura de água, mel e aveia, fornecida a cavalos com a intenção de melhorar o desempenho físico. Tal mistura foi proibida pelo imperador Octavius Augustos, na realidade a mistura proporcionava ao cavalo um aporte de proteína e de carboidrato e uma melhor hidratação. Atualmente, tal produto seria considerado uma espécie de suplementação alimentar. A controvérsia entre doping e suplemento esportivo , portanto mais de 2000 anos,é ainda hoje motivo de dúvidas entre a população e mesmo entre atletas. O termo suplemento alimentar é definido como um produto elaborado com a finalidade de complementar a dieta cotidiana de uma pessoa saudável, se formos consumir suplementos, temos que utilizar somente aqueles fabricados pela indústria brasileira.

2.3Substancias dopantes.

As classes de substancias dopantes estão divididas em cinco classes pelas diversas federações esportivas sendo elas: os estimulantes, analgésicos narcóticos, agentes anabolizantes, diuréticos e hormônios peptídicos e análogos,vamos ver cada uma dessas classes:

·Estimulantes: Esses atuam diretamente no sistema nervoso central,aumentando o estimulo no sistema do metabolismo e do sistema cardíaco,eles diminuem a dor e o cansaço estimulando assim como a adrenalina ,fazendo que o usuário supere o esforço físicopor mais tempo.São estimulantes asanfetaminas, a cocaína, a efedrina e a cafeína.Seus efeitos negativos são intensos podendo levar ate a morte pela insuficiência dos órgãos ,ocorrendo também à hipertensão arterial ,falta de apetite,diminuição da sensação da fadiga e ate mesmo alucinações,o atleta que usa desse tipo de dopagem perde o controle e a noção de seu próprio corpo e limite fazendo com queo seu corpo ultrapasse suas possibilidades e limites levando a morte.São mais usados por atletas de basquetebol, ciclismo, voleibol e futebol.

·Analgésicos narcóticos:codeína, a morfina, a heroína, petidina etc.Esses analgésicos são inibidores da sensação da dor mascarando os sintomas ,isso e prejudicial pois um atleta pode estar como uma lesão grave e não sentir a sua dor agudaocorrendo assim varias complicações no organismo afetado.Os narcóticos são usados para tratarem dores e são altamente viciantespor isso o cuidado que se deve ter ao usar esse tipo de medicamento é grande e necessário pois suas as complicações variam de alterar funções mentais como discernimento, equilíbrio e concentração a náuseas ,vômitos, insônia, depressão,diminuição da freqüência cardíaca e ritmo respiratório.Sãousadas geralmente por atletas de prova de resistência como maratonas e triatlon.

·Agentes anabolizantes: testosterona, nandrolone, stanozololetc.São usados no tratamento de doenças como por exemplo da anemia, hipogonadismo e angioedema hereditário.Os agentes anabolizantes são usados de forma irregular por atletas ou não atletas com a intenção de:aumentar a força física,aumentar a agressividade,diminuir o tempo de recuperação entre os exercícios intensos,melhorar a aparência,melhorar o desempenho sexual; ou com fins de diversão.

Os anabolizantes são derivados de um hormônio masculino a testosterona que em contato com o organismo principalmente no tecido muscular fazem com que estes aumentem de tamanho. Estas substancias são usados por via oral ou parental (injetáveis). Alguns usuários fazem abuso de preparações farmacêuticas disponíveis uso para veterinário.

Pessoas que os consomem ganham força, potência e maior tolerância ao exercício físico, sendo principalmente por causa destes últimos efeitos que os anabolizantes disseminaram-se tão rapidamente no meio esportivo, destacadamente em atletas como halterofilistas, lutadores de artes marciais e eventualmente em todos os tipos de esporte que envolvam força explosiva. São utilizados igualmente por pessoas que querem um corpo mais musculoso.(ALLAN JOSE SILVA DA COSTA)

Essas substancias em grande excesso podem provocar diversos prejuízos aos que o consomeme estes tem acesso a essas substancias em seupróprio convívio de maneira ilícita como em academias ,colegas, enfim .Seus prejuízos são de grande significância se usados em grande quantidade.São eles:

Sistema Nervoso Central:agressividade aumentada, hiperatividade, irritabilidade,psicose (alucinações auditivas, paranóia, desilusões),episódios maníacos,desordens de pânico,depressão e ansiedade com ou sem ideação de suicídio,cefaléia, náuseas, libido alterado, euforia, apetite alterado,aumento da impulsividade e diminuição do nível de cooperação.

Sistema Reprodutor Masculino:atrofia testicular com infertilidade, impotência,hipertrofia e carcinoma de próstata,priaprismo (ereção prolongada),feminilização com ginecomastia,alopécia (queda de cabelo).

Sistema Reprodutor Feminino:Masculinização, desenvolvimento de acne, hirsutismo, redução da mama, voz rouca e profunda, hipertrofia do clitóris, irregularidades menstruais.

Sistema Músculo Esquelético:Aumento de suscetibilidade a lesões de músculos e tendões,em adolescentes ocorre à soldadura prematura das epífises resultando em retardo do crescimento, ou seja, o indivíduo não cresce até sua altura potencial.

Sistema Cardiovascular:Retenção de sódio e água, aumento da pressão sangüínea, edema de tecidos, aumento do colesterol,coração: infarto do miocárdio, hipertrofia ventricular esquerda, aterosclerose e outras doenças cardíacas.

Sistema Hepático:Hepatite, ruptura de vasos sangüíneos no fígado, carcinoma hepatocelular, hepatoma, icterícia colestática.

Sistema Renal:Tumor de Wilms e elevação da creatinina.

Outros efeitos endócrinos:Tireóide: diminuição de níveis hormonais (tiroxina, triiodotironina, TSH, TBG),acne, alteração dos lipídios da pele,metabolismo da glicose:alterações, resistência à insulina, intolerância a glicose.

·Diurético:O uso de diuréticos vem atingir a atletas que tentam o emagrecimento e a tentativa de mascarar o doping.As substancias diuréticas principais são triantereno e a furosemida .Na medicina são usados como drogas para controlar a hipertensão arterial, diminuir edemas (inchaços), ou para combater a insuficiência cardíaca congestiva.Eles são usados geralmente por atletas que querem perder peso rapidamente ,perdendo assim massa corporal ,comuns em esportes que são divididos por peso como o boxe, o judô, o halterofilismo e o karatê.É usado também paraanteriormente dos examesantidoping assim se é eliminando através da urina a droga.Em grandes doses provocam adesidratação (diminuição de água no corpo), cãibra muscular, diminuição do volume sangüíneo, doenças renais, alterações do ritmo cardíaco e perda acentuada de sais minerais podendo levar ate a morte.

·Hormônios peptídicos e análogos:Alguns dos hormônios são: gonadotrofina cariônica humana, o hormônio do crescimento, o hormônio adrenocorticotrófico e a eritropoetina são alguns exemplos, eles são usados geralmente para aumentar a massa corporal e diminuir a sensação de dor. A gonadotrofina é usado para o aumento da potencia e do volume do músculo e intensifica a produção de esteróides endógenos,ele pode prejudicar o ciclo menstrual da mulher.Em uso clinico são indicados para a estimulação da ovulação das mulheres e espermatogênese nos homens.Já o hormônio do crescimento é um hormônio que o organismo produz ate o inicio da puberdade e que se for usado em adultos seu efeito e de pequena escala em relação ao crescimento ,podendo haver umaumento no tecido muscular,em grandes doses provoca um crescimento anormal de pés mãos,rosto entre váriosoutros a hipertrofia cardíaca e problemas articulares, outro hormônio é o adrenocorticotrófico (ACTH),usado para acelerar a recuperação do tecido em situações que necessitam de recuperações rápidas.Citamos também do hormônio eritropoetina este é usado para atividades que necessitam de mais oxigênio, exercíciosde grande intensidade ,pois este hormônio tem a capacidade de aumentar o numero de glóbulos vermelhos ,as hemácias, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio nas células sendo assim com mas oxigênio tem- se a possibilidade de realizar um sistema aeróbico de energia mais eficiente.Com este mesmo intuito a também ochamado de doping sanguíneo onde oatleta injeta grande quantidade de seu próprio sangue para o aumento das hemácias resultados que podem ser obtidos em treino nas alturas.Em seu uso abusivo, há aumento da pressão arterial levando ate ao infarto do miocárdio e do cérebro.

2.4Controle do doping:

A instituição que regulariza o problema do doping é a Wada, por intermédio do Código da Agência Mundial antidoping (AMA). Os exames antidoping são realizados pelo exame de sangue e urina que podem ser feitos em todo termino de prova ou durante toda e qualquer hora da vida ativa em campeonatos e competições do atleta.Todo ano o Comitê Olímpico Brasileiro publica uma cartilha informando aos atletas quais são as substancias e métodos proibidos de uso.As penalidades variam de:

·O novo código estabelece punições para atletas envolvidos em doping, que variam de advertência à suspensão definitiva — embora, na maioria dos casos, seja recomendada a suspensão por dois anos — e considera doping o uso de substância que melhore o rendimento do atleta, que possa prejudicar sua saúde ou que viole o código desportivo.

·Drogas "sociais" — como maconha, haxixe e cocaína — não constam na lista de mudanças feitas na antiga relação de substâncias não-permitidas; portanto, os atletas continuam proibidos de utilizá-las.

·Sob a autoridade do documento, todos os atletas — incluindo, pela primeira vez, os jogadores de basquete da NBA (liga profissional norte-americana) — terão de se submeter a exames antidoping quando não estiverem competindo e sem aviso prévio, antes das Olimpíadas.

·A declaração de adoção do documento foi aprovada por 50 países, entre eles Brasil, França, Alemanha, Rússia, Inglaterra e EUA — embora nenhum representante das ligas profissionais americanas, como a NBA e a NHL (hóquei), tenha comparecido. Outros 23 países comprometeram-se a assinar o código posteriormente. Nenhum governo anunciou que não assinaria o documento.( DIOGO DREYER,10-04-03).

3CONCLUSÕES

Sabemos que a atividade física e uma das melhores formas naturais de se obter resultados benéficos para o bem estar mental e principalmente físico, portanto e difícil entender porque os atletas usam do doping, usam porque encontram uma maneira rápida de se destacar em seu esporte, em sua cidade ou ate mesmo no grupo de amigos, mas não estão atentos nos vários danos que as substancias dopantes provocam levando a casos de morte, o ideal seria que a informação de que o doping é irregular e traz apenas malefícios cruzassem as barreiras mundiais e as mentalidades das pessoas que usam desse artifício.

REFERÊNCIAS

COMPANHIA DA NUTRIÇAO.Doping.16 de junho de2006.Disponível em :< http://www.companhiadanutricao.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=31&Itemid=26>.Acesso em :9 mar.2008.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE.Doping nos esportes.Disponível em:< http://www.bireme.br/php/index.php>.Acesso em :02 mar.2008 ,19h00min:01.

COSTA,A.J.S. Doping nos esportes. Malhação e saúde,17.agos.2004.Disponível em:http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583.Acesso em:09 mar.2008.

RIZZI.R.O que é doping?. Brasil escola.Disponível em:<http://www.brasilescola.com/drogas/dopping.htm>.acesso em:09 mar.2008.

PORTAL EDUCACIONAL. Doping a fantástica fabrica de campeões.Disponível em:<http://www.educacional.com.br/reportagens/doping/oquee.asp>.Acesso em:09 mar.2008.21:30h03min.

CRAIG FREUDENRICH,Ph.D.How Stuff Works-Como funciona o doping.Publicado em 15 de setembro de 2000  (atualizado em 12 de março de 2008) .Disponível em:http://esporte.hsw.com.br/doping8.htm. >.Acesso em:16 de mar. 2008.

DREYER,D.Dirigentes contra o doping.Publicado em 10 abri.2003.Disponível em:<http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/default.asp>.Acesso em:09 mar.2008.

SISP.O que é doping.Disponível em < http://psicoativas.fffcmpa.edu.br/fum%20pas.html>. Acesso em 09 mar.2008.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE SAÚDE.Doping nos esportes.Disponível em:< http://www.bireme.br/php/index.php>.Acesso em :02 mar.2008 ,19h00min:01.

COSTA,A.J.S. Doping nos esportes. Malhação e saúde,17.agos.2004.Disponível em:http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583.Acesso em:09 mar.2008.

RIZZI.R.O que é doping?. Brasil escola.Disponível em:<http://www.brasilescola.com/drogas/dopping.htm>.acesso em:09 mar.2008.

PORTAL EDUCACIONAL. Doping a fantástica fabrica de campeões.Disponível em:<http://www.educacional.com.br/reportagens/doping/oquee.asp>.Acesso em:09 mar.2008.21:30h03min.

CRAIG FREUDENRICH,Ph.D.How Stuff Works-Como funciona o doping.Publicado em 15 de setembro de 2000  (atualizado em 12 de março de 2008) .Disponível em:http://esporte.hsw.com.br/doping8.htm. >.Acesso em:16 de mar. 2008.

DREYER,D.Dirigentes contra o doping.Publicado em 10 abri.2003.Disponível em:<http://www.educacional.com.br/noticiacomentada/default.asp>.Acesso em:09 mar.2008.

SISP.O que é doping.Disponível em < http://psicoativas.fffcmpa.edu.br/fum%20pas.html>. Acesso em 09 mar.2008.


[1] Acadêmica do curso de Educação Física, 3ª fase, Disciplina de Adaptação Orgânica ao exercício Físico , das Faculdades Integradas FACVEST

2 Professor da disciplina de Adaptação Orgânicaao Exercício Físico.