Introdução 

       Esta pesquisa tem como analisar as diferentes combinações dos elementos da geografia física do território brasileiro (isto é, as combinações de relevo, vegetação, hidrografia etc.), que compõe diferentes regiões naturais, ou diferentes “domínios morfoclimáticos do Brasil”. (Domínio Amazônico, Domínio do Cerrado, Domínio dos Mares dos Morros, Domínio da Mata Atlântica, Domínio da Caatinga, Domínio das Araucárias, Domínio das Pradarias e as Faixas de transição). Analisando as no contexto pedagógico, as formas de como as mesmas estão inseridas nos livros didáticos utilizados nas escolas.

     O professor Aziz Nacib Ab`saber, destacado geógrafo brasileiro, ao realizar suas pesquisas  sobre o território nacional, estudou as combinações e as relações que os elementos naturais de um ecossistema mantêm entre-si.  Desse estudo, ele criou os domínios morfoclimáticos existentes, ou seja, dividiu os territórios brasileiros em partes ou domínios (refere-se à extensão de terras) que apresentam características semelhantes de clima, vegetação e relevo.

“Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático. Devido à extensão territorial do Brasil ser muito grande, vamos nos defrontar com domínios muito diferenciados uns dos outros. Esta classificação feita, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970).