“Não se pode ensinar alguma coisa ao homem, apenas ajudá-lo a encontrar dentro de si próprio”. 

(GALILEU GALILEI, 1564-1642).


C:\Users\Coaching>_

Nos dias de hoje, não é difícil perceber a demanda de algumas pessoas, não necessariamente, pertencentes à terceira idade na busca incessante de serviços essenciais oferecidos a partir da Internet. Para tanto, autoajuste e alinhamento dos Gap’s de habilidades, nesse sentido, se fazem – sim, bastante necessários.

Relatos comprovaram que, as lacunas de habilidades mais requisitadas nesses desejos e necessidades pessoais, foram as seguintes: acesso e movimentação a contas bancárias; impressão de boletos bancários; compra e venda a partir do, próprio, computador (e-Commerces); agendamento em órgãos do governo; confecção e impressão de currículos para busca de empregos; extratos de segunda via de contas a pagar, como por exemplo: de água, de luz, de telefone etc. Em fim, foram diversos os serviços identificados, consequentemente, os gastos atrelados aos mesmos; em diversos tipos de Cybercafés (1) e LAN Houses. (2) – de boa qualidade ou, de má qualidade –, ainda assim, providos de insegurança e falatórios não condizentes a um ambiente onde se requer, recomendada, concentração e atenção.

Em todo o processo de Coaching, independentemente, de sua tipologia, este, sempre será voltado a conduzir o Coachee (a pessoa contratante) para o sucesso, seja ele, pessoal e/ou profissional.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam o Processo de Coaching não se resume, apenas, na emissão e oferta de conselhos, e nem tampouco, por sessões de terapias comportamentais. Em alguns casos, outrossim, isso vem se assemelhando aos Cousellings e aos Mentorings. Verdadeiramente, cada pessoa é uma pessoa; assim como, cada caso é um caso e, inclusive diferente. Também, psicologicamente, segundo Carl Jung (1875-1961) as pessoas se diferem de indivíduos para indivíduos – devidos aos seus Tipos Psicológicos; bem como, devidos ao Canal Preferencial de Comunicação. Sabendo-se disto, no tocante ao processo de ensino-aprendizagem, (3) aqui, nada nos impedirá de nos utilizar do mesmo Canal Preferencial de Comunicação; neste ínterim, ajustados aos, bem aventurados, treinandos.

Vale lembrar que, Coaching, segundo o manual de Capacitação e desenvolvimento de pessoas, 2ª edição, da FGV Management, 2009:

Consiste em uma metodologia que promove o acompanhamento e a orientação por meio de diálogos, com o foco na pessoa, na sua aprendizagem, no desenvolvimento de competências, no seu desempenho, nos resultados a serem alcançados, no futuro e na liderança renovadora. Os objetivos do coaching são sempre de curto prazo e fundamentados em um processo contínuo de feedback em face dos resultados alcançados e daquilo que se propõe a atingir junto ao interessado. (PACHECO, et al, 2009, p. 93).

Coaching, segundo a Drª Priscila de Sá – detentora do site: www.desacoaching.com, 2011: “É um processo que visa aumentar o nível de resultados positivos em diversas áreas da vida – de um indivíduo, grupo e/ou empresa”. (grifo nosso).

Na definição da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), trata-se de um “Processo que visa elevar a performance de uma organização, grupo ou indivíduo, aumentando resultados por meio de metodologia, ferramentas e técnicas.” (D’ARC & ATHAYDE, 2011).

De forma mais simplificada, almejando um caráter de fácil compreensão junto aos seus clientes, o termo COACHING – por definições, neste, será traduzido como treino, estilo, técnica e/ou metodologia específica desse programa de desenvolvimento de ‘intuitu personae’. Por conseguinte, “DOMICILIAR WEB COACHING”, será um processo de treinamento, eventualmente, no domicílio do cliente – personalizado e adaptado para atender as potencialidades do mesmo, no que diz respeito à supressão de suas carências, autoajuste e o perfeito alinhamento dos seus respectivos Gap’s de habilidades, previamente identificados e em seguida contratados.

Sendo, portanto, tais Gap’s as correspondentes lacunas que interferem nas suas realizações pessoais e/ou profissionais. Nesta ocasião, em prosseguimento ao contexto, o “Coach Pessoal”, será um tipo de Treinador Particular – dessemelhante do Coaching de Vida, Executivo ou Organizacional, e até mesmo, diferente do Treinador de Esportes e de demais tipos de Coaches e Treinadores já existentes.

Quanto ao instrumento, o processo poderá ser grupal ou individual; desenvolvido, claramente, com início meio e fim – definidos em comum acordo, entre o Coach Pessoal e o(s) seu(s) respectivos Coachee(s) contratante(s).

E assim, por identificar na população retro citada os referidos bloqueios, entre outras as barreiras, quanto à realização de anseios e necessidades particulares –, de forma pioneira e arrojada, por meio da então ferramenta – O PROCESSO DE COACHING – sendo está considerada a mais poderosa da atualidade, referindo-se ao autodesenvolvimento pessoal, não exclusos do organizacional, justificaram-se, assim, essas reflexões.
"Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos, [...]" (ECLESIASTES, 5:3). E, igualmente, "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (TIAGO, 4:17).

Guisando, esse será mais um novo modelo no processo. Minhas reflexões!

REFERÊNCIAS UTILIZADAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação: NBR 10520. Rio de Janeiro: ABNT/CB-14, 2002. p. 7;
______. Abreviaturas e Siglas: NBR 10522. Rio de Janeiro: ABNT/CB-3, 1988. 7 p;
______. Elaboração de referencias: NBR 6023. Rio de Janeiro: ABNT/CB-06, 2000. p. 13;

BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada: O velho e o novo testamento, Tradução por João Ferreira de Almeida. Niterói: ed. ver., e corr. FECOMEX, 1997.

CARBONE, Pedro Paulo. et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3ª ed. In: ______ Identificação do GAP (LACUNA) DE COMPETÊNCIAS. Rio de Janeiro: FGV, 2009. p. 52/69.

DeSa Coaching. Coaching. Disponível em: <www.desacoaching.com>. Acesso em: 19 de março de 2011.

Enciclopédia online. Cybercafé/LAN House/Galileu Galilei/Platão/Sócrates. In: Wikipédia, a enciclopédia livre. Desenvolvida por Jimmy Wales e Larry Sanger. Disponível, em: <www.wikipedia.orgl>. Acesso, em: 18/09/2013.

GAUDENCIO, Paulo. Superdicas para se tornar um verdadeiro líder. In: ______ Utilize o MBTI. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 69-70.

JORNAL CORREIO, DE 22/05/2011. Coluna de D’arc & Athayde relativa à Sociedade Brasileira de Coaching (SBC).

PACHECO, Luzia. et al. Capacitação e desenvolvimento de pessoas. 2ª ed. In: ______ Coaching. Rio de Janeiro: FGV, 2009. p. 59/93.

Sociedade Brasileira de Coaching. Disponível em: <http://www.sbcoaching.com.br/>. Acesso em: 18/09/2013.

NOTAS EXPLICATIVAS

1) O conceito e o nome Cybercafé foi inventado no começo de 1994 por Ivan Pope. Encarregado de desenvolver um evento de internet durante um workshop artístico no Institute of Contemporary Arts de Londres, Pope criou um conceito de café com acesso à internet nas mesas. O evento ocorreu no final de semana de 12 a 13 de março daquele ano, e recebeu o nome de Towards the Aesthetics of the Future;

2) O conceito de LAN house é famoso da Coreia do Sul, conhecido por PC bang (Coreano: PC?), tais estabelecimentos são bastante comuns e se tornaram particularmente populares a partir de 1998, com o lançamento de jogos como o StarCraft. Conforme já afirmado em entrevista, no Brasil, o conceito inicial trazido pela Monkey Paulista se baseou no modelo de negócio utilizado pelas LAN houses da Coreia do Sul, visto que esta foi a primeira LAN house a existir no Brasil, inaugurada em São Paulo, iniciando suas atividades em 1998. A empresa encerrou suas atividades em 2010;

3) Todo o Processo de Coaching tem por características desenvolverem-se o Coachee e o Coach Pessoal.

Produção textual com fins de estudos e reflexões, de acordo com o inciso III do Art. 46 e Art. 47, da Lei nº 9.610, de 19/2/1998 – Dos Direitos Autorais. E, com os incisos: II, IV e IX, do Art. 5º e § 2º do Art. 220 da CRFB, de 1988. Conclusão de minha Atividade Reflexiva, no curso de Coaching, 2013 - legalizado, conforme os artigos 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394. Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.

AUTORIA DO ARTIGO

(...)

(Confira o artigo completo realizado o download do mesmo)