DOM DE LÍNGUAS: A Verdadeira Verdade

JOÃO KLEBER DE SOUSA NOBRE

RESUMO

Muito se escuta falar desse "Dom de Línguas" sem limites que está contagiando muitas pessoas do bem, e que estão sendo feita de fantoches por parte de alguns líderes religiosos. Pois está levando pessoas sinceras a se perder, buscando de forma desequilibrada falar essa "Língua". Quando presenciamos em Igrejas pentecostais e em igrejas católica carismática seus membros falam em uma "Língua Estranha", sendo suas características idênticas a um terreiro de Umbanda. É difícil acreditar que isso está acontecendo.
INTRODUÇÃO

No começo da Bíblia não encontramos nenhuma manifestação do Dom de Línguas; ao falarmos do Velho Testamento; porém no Novo Testamento, depois que o Ungido de Deus morre e ressuscita, o Nosso Senhor Jesus Cristo, é que se escuta falar no Dom de Línguas que é o verdadeiro, e que sua primeira manifestação está na Bíblia Sagrada no livro de Atos dos Apóstolos capitulo 2 versículos de 1 à 11, que foi o dia de Pentecoste.
A bíblia não nos deixa duvidas em relação ao verdadeiro Dom de Línguas, porém Satanás trouxe a confusão e muitas pessoas de bom coração estão se perdendo acreditando em falsos Profetas, como está escrito na Bíblia, dizendo que falam em "Línguas Estranhas". 

ARTIGO BÍBLICO: DOM DE LÍNGUAS

Hoje podemos observar um "dom de línguas" que vem contagiando as Igrejas Pentecostais e católicas carismatica no Mundo todo.
O início de toda essa confusão se deu através de um pastor quase cego, ele Inaugurou a era moderna do movimento Pentecostal, no início do século XX, na Rua Azusa em Los Angeles nos Estados Unidos da América, seu nome WILLIAM JOSEPH SEYMOUR.
William Joseph Seymour

Líder da Azusa Street Revival
Nascido em 02 de maio de 1870, em Centerville, Lousiana, E.U.A. Morreu dia 28 de Setembro de 1922 em Los Angeles, Califórnia, E.U.A.
Cônjuge: Jenny Evans Moore, 1883-1936.
William Joseph Seymour, filho de escravos, em Centerville, Louisiana . Ele estudou em uma Escola Bíblica recém-fundada por Charles Parham, em Houston, TX, em 1905. Assim ele desenvolveu sua "crença" Desviada da verdade; o "falar em línguas". Mais tarde ele se mudou para Los Angeles para ministrar nas igrejas. Como conseqüência de sua nova doutrina, mais tarde conhecida como movimento Pentecostal, foi removido/expulso da paróquia onde ele tinha sido nomeado. Procurando um lugar para continuar seu trabalho, ele encontrou o edifício-down correr no centro de Los Angeles, localizada na Rua de Azusa, e pregou sua doutrina. O movimento resultante tornou-se conhecido como "Pentecostalismo". William Seymour morreu de um ataque cardíaco em 1922.

E CONFORME DIZ A PALAVRA DE DEUS:
William Seymour, ele ensinou errado aos homens.


(Apocalipse 22:18,19)
"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro."

(Mateus 5:18,19)
"Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passe, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos Céus; aquele porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus."

DOM DE LÍNGUA, HISTÓRICO PRELIMINAR

Será que Deus foi injusto com os muitos Profetas, em especial Elias e Moises que apareceram para Jesus, não permitindo o Dom de Línguas a eles? E guando se fala de João Batista? Que Jesus falou que ele era o maior dos profetas, mas o menor no Reino de Deus era maior que ele. E não encontramos passagens Bíblicas de João Batista falando em línguas. Tem quem diga que a pessoa só é batizada com Espírito Santo quando "Falar em Línguas". Quando isso é dito então significa que em especial esses profetas de Deus nunca foram Batizados com o Espírito Santo de Deus? O próprio Jesus não encontramos na Bíblia passagens em que Jesus Cristo falou em Línguas estranhas.
No início da Bíblia, no Antigo  Testamento, não se escuta falar em Dons de Língua.
E Quando chegamos no Novo Testamento, e somente depois da morte de Cristo começa a se ver passagens Bíblicas falando a Respeito de Dons de Línguas.

DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS, ELE REÚNE SEUS DISCÍPULOS E DISSE:

(Mateus 28:19)
"Ide, Portanto, fazei discípulos de todas as NAÇÕES, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"

Repare que Jesus pede para que seus Discípulos levem seu Evangelho eterno a todas as nações. Como seus discípulos iriam fazer isso que mau eles sabiam falar o seu próprio idioma? Se Jesus Manda-se seus Discípulos para a "escola" para aprenderem falar outras línguas, isso seria um atraso na pregação do Evangelho, daí foi permitido o Verdadeiro Dom de Línguas que é o da Bíblia Sagrada.
Paulo foi o que mais se ouviu falar em Línguas, ele participou da morte de muitos cristãos, quando não conhecia a Jesus Cristo. Inclusive estava presente no dia da morte de Estêvão.

E também nesse exato momento, da morte de Estêvão, no ano 34 d.C. acabou o período de 490 anos de oportunidade do povo judeu de se arrepender e voltar a traz de seus maus caminhos. Perdendo assim o privilégio de ser a nação Santa de Deus. Assim a mensagem passa a toda criatura que confessar Jesus em sua vida. E Saulo conhecido como Paulo (Nome dado a ele depois de ser convertido, no encontro com Jesus); sai a pregar as novas aos gentios de todas as nações.

Todas as Nações souberam dos Milagres maravilhosos de Jesus, e o mundo todo queriam conhecer a cidade que Jesus havia nascido também queriam conhecê-lo, conhecer também seus Apóstolos, assim muitos foram até lá para saber mais sobre suas Maravilhas, daí mais ainda a necessidade do Verdadeiro Dom de Línguas, caso contrário como os Apóstolos iriam pregar para aquelas pessoas que não falavam a mesma língua que eles? E muito menos eles falavam a língua daquelas pessoas de várias nacionalidades.

SERÁ QUE UMA PESSOA PODE SER BATIZADA COM O ESPÍRITO SANTO DE DEUS E NÃO FALAR EM LÍNGUAS?

De acordo com algumas denominações não: A pessoa só é Batizada com o Espírito Santo quando falar em "Línguas Estranhas".


VAMOS VER SE O QUE ELES DIZEM TEM BASE BÍBLICA:


(Mateus 3:16)
"Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele."
(Lucas 4:1)
"Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo Espírito no deserto;"

Repare que Jesus não Falou em línguas, e mesmo assim ficou cheio do Espírito Santo de Deus.

(Lucas 1:15)
"Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno."

João Batista Também era cheio do Espírito Santo de Deus, desde o ventre materno. 

(Lucas 1:41)
"ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo".

Isabel também ficou cheia do Espírito Santo e não falou em línguas...

(Atos 8:14-17)
"Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo."

Aquelas pessoas ficaram cheias do Espírito Santo e não falaram em línguas.

(Atos 9:17,18)
Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado."

Paulo ficou cheio do Espírito Santo de Deus e naquele momento não falou em línguas.

(Atos 6:3-6)
"Mas irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço, e, quanto a nos, nos consagremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, Homem cheio de fé e do Espírito Santo, Felipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos."

Em especial Estêvão cheio do Espírito Santo de Deus e não há relatos dele falando em "línguas estranhas"

Não tem bases Bíblicas quando dizem: "que uma pessoa só é Batizada com o Espírito Santo quando "falar em Línguas".


SERÁ QUE O DOM DE LÍNGUAS DE HOJE É O MESMO DOS TEMPOS APOSTÓLICOS?


(Atos 1:5)
"Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias."

A palavra: dentro de poucos dias, usada por Jesus era ao derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecoste, que está em Atos 2:1-11.
Assisti um DVD em que o pastor pede para que os Irmãos "falem em línguas"; "cochicha no ouvido de Deus"... dizia o pregador. E quase todos começaram a falar em "Línguas Estranhas".

Analisando as palavras do pastor:

Como são distribuídos na Igreja esses Dons

(1 Corintos 12:7-11)
A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente."

NÃO É BÍBLICO querer que todos os cristãos falem em "línguas estranhas . O Espírito Santo nos dá conforme lhe apraz.

(1 Coríntios 12:28-30)
"A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?"

AS CARACTERÍSTICAS DO ESPÍRITO SANTO:

(Gálatas 5:22,23)
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."

E muitos Cristão que falam "línguas estranhas", repare que eles não apresentam essas características do livro de Gálatas 5:22,23. Quando eles começam a "falar em Língua". Repare que a mansidão e o domínio próprio também não estão presentes.


Vamos para a primeira manifestação do Dom de Línguas que se encontra na Bíblia, e que está em Atos 2:1-11. Para assim comparar os "Dons de Línguas de hoje", com os da Bíblia Sagrada.

(Atos 2:1-11)
"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua. Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?"

A resposta está mais do que clara, que os "Dons de Línguas" de hoje manifestados pelas igrejas pentecostais e católicas carismática  não é o mesmo dos Tempos Apostólicos.

SIGNIFICADO DE LÍNGUAS ESTRANHAS

Eles dizem que a palavra línguas estranhas, não têm nada haver com idioma, e sim que é uma língua indecifrável, onde somente Deus entende. Mas saiba que a palavra línguas estranhas, está sim relacionado a idioma, como iremos ver na própria Bíblia:

(Salmos 114:1)
"Quando saiu Israel do Egito, e a casa de Jacó, do meio de um povo de línguas estranhas,"

Perceba ai claramente que está totalmente relacionado a idioma, quando a palavra língua estranha é citada.

A palavra grega traduzida "línguas" significa literalmente "idiomas". Esse Dom de Línguas da Bíblia é língua de Nações.

LÍNGUA DOS HOMENS E DOS ANJOS
E na única passagem em que fala da Língua dos Anjos está em:
(1 Corinto 13:1)
"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine"

Repare que Paulo não diz que fala a Língua dos Anjos e sim que: "Ainda que eu falasse a Língua dos Anjos".
E você pode observar que todas as vezes que a Bíblia mencionou que um Anjo apareceu a alguma pessoa, esse Anjo fala a língua daquela pessoa, foi o que aconteceu quando o Anjo Gabriel apareceu para Maria, o Anjo falou a língua dela, e esse mesmo Anjo apareceu para Daniel, e ele falou a língua de Daniel, assim mesma aconteceria se o mesmo Anjo Gabriel aparecesse aqui no Brasil a alguém, iria falar uma língua em que o brasileiro/pessoa iria entender.

PRA QUEM ERA O DOM DE LÍNGUA, O VERDADEIRO DA BÍBLIA?


(1 Corintos 14:22)
"De sorte que as línguas constituem um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem."

Pentecostais e católicos carismático falam em "Línguas" entre irmãos, membros da igreja, e que falam a mesma língua/idioma que eles.

ORDEM NA IGREJA

Nesse DVD que o pastor apela para que toda a massa da igreja fale em "línguas", também não encontramos respaldo na Bíblia, no texto Bíblico de 1 Coríntio 14:23,27,28:

(1 Coríntio 14:23,27,28)
"Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?
No caso de alguém falar em outra língua que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isso sucessivamente, e haja quem interprete.
Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus."

Essa carta a Igreja de Coríntio foi envida por intermédio de Paulo para que houvesse ordem na Igreja.
Perceba a passagem que diz que "não seja mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete". A Bíblia fala que quando falar em línguas na Igreja que não seja mais do que dois ou quando muito três, e isso sucessivamente, e que haja quem interprete...

analisando o que o pastor falava no DVD, pedindo para que todos falassem em "línguas estranhas", eu que assisti o DVD e percebi que só lá em cima no Púlpito onde o pastor estava, tinha muito mais que três pessoas falando em "línguas estranhas", isso sem falar no público com cerca de mil e quinhentas pessoas, sendo que a maioria também estava falando em "línguas"; e a Bíblia diz que se alguém for falar em línguas que haja Interprete, 1 Corintios 14:27; e em momento algum eu vi alguém interpretando quando eles estavam falando em "língua estranhas";

E a Bíblia diz também "e isso sucessivamente" em ordem, para que o ouvinte possa entender.

ANALIZANDO I CORÍNTIOS 14:1-40

(1 Corintos 14: 1,2)
"Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.
Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios."

Por exemplo: Se eu for pregar em um pais que não fala a mesma língua que eu; não entendem o português, meu idioma, verdadeiramente eles não irão entender o que eu vou falar, porém tenha certeza que Deus vai entender porque eu estou falando do fundo do coração e Deus conhece todas as línguas do universo; eu estou espiritualmente falando, e Deus verdadeiramente está me entendendo, e é por isso que essa passagem diz: "Pois quem fala em outras línguas não fala a homens, senão a Deus", pois só Deus vai entender o que eu estava falando. E porque diz: "e em espírito fala mistério", perceba que a minha pregação pra eles é um mistério, pois eles estão ouvindo sair som da minha boca, porém não estão entendendo nada, (somente Deus), não conhecem o meu idioma no caso o português.

(1 Coríntios 14:3,4)
"Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja."

Deus sabe que verdadeiramente eu estava buscando sua presença, por mais que aquelas pessoas que estavam me ouvindo não estão entendendo, pois a língua materna deles não é a mesma que a minha, por isso que a passagem Bíblica diz: "O que fala em outras línguas a si mesmo se edifica", porque verdadeiramente eu estava buscando a presença do Senhor, pregando o Evangelho eterno, por isso estou edificando a mim mesmo, apenas aquelas pessoas/público pra quem estou pregando não estão entendendo, por não conhecerem o meu idioma.

(1 Coríntios 14:5)
"Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação."

Está ouvindo ai salvo se as interpretar. Perceba que podemos entender, e Eles dizem que "nem eles nem ninguém entende" só Deus. Interpretar é um Dom de Deus, assim como falar em línguas, (no caso do Dom de Língua verdadeiro da Bíblia de Atos 2).

(1Coríntios 14:9,10)
"Assim, vós, se, com a língua, não disserdes palavra compreensível, como se entenderá o que dizeis? Porque estareis como se falásseis ao ar. Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido."

Deu para perceber aí "nenhum deles, contudo sem sentido". Todas as vozes têm que ter um sentido para que possamos entender. Perceba que se trata de idioma.

(1 Coríntios 14:13)
"Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar."

Caso você prega em um pais em que não fala a mesma língua que a sua, peça para Deus o Dom de Interprete, para você interpretar, para os que não entendem o seu idioma possa entender.

(1 Coríntios 14:18)
"Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós."

Deus permitiu o Dom de Línguas para Paulo para que ele fosse pregar para outras nações de baixo do céu.

(1Coríntios 14:19,21)
"Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua... Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor."

Perceba que Jesus, através de Paulo está falando do Dom de Línguas o verdadeiro, e repare que eles estão falando de idioma.

(1 Coríntios 14:22-26)
"De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem
Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos? Porém, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, é ele por todos convencido e por todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do coração, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorará a Deus, testemunhando que Deus está, de fato, no meio de vós. Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação."

Repare a passagem: "seja tudo para edificação", e como um som que ninguém entende vai trazer edificação.

(1 Coríntios 14:27,28)
"No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete. Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus."

Veja aí "que não seja mais que dois ou quanto muito três, e isso sucessivamente, e que haja interprete, caso contrário fique calado na igreja", isso é o que recomenda a Bíblia.

"1 Coríntios 14:33"
"porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,"

Deus não gosta de confusão, e quando eles começam a "falar em línguas estranhas" perceba que a confusão está muito presente através da irreverência.

(1 Coríntios 14:39)
"Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas."

Não é proibido falar em outros idiomas na igreja, porém se for pregar não se esqueça do interprete.

(1 Coríntios 14:40)
"Tudo, porém, seja feito com decência e ordem."

O VERDADEIRO DOM DE LÍNGUAS

O Dom de Línguas verdadeiro, o da Bíblia Sagrada, ocorreu em maio de 1992, na Ilha de Malaíta, Pacifico Sul.
Lee Silamo pregava para cerca de 100 nativos. Ele estava pregando com um interprete, conforme orienta a Bíblia Sagrada, em 1Coríntios 14:27,28, e de repente os nativos interromperam o interprete dizendo que não precisava mais Interpretar porque eles estavam entendendo tudo o que o pregador estava falando, Deus permitiu o Dom de Línguas verdadeiro para Lee Silamo. E depois que Lee Silamo terminou de pregar nenhum entendia mais o que ele dizia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: WILLIAM SEIMON:


William Seimon foi o inventor dessa doutrina, no início do século XX, como vimos no início. 

"Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança." ( Provérbios 11:14)

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, João Ferreira de. ESPÍRITO SANTO. Bíblia Sagrada. ed. 2°.São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 896 p.