Sentir envolve o corpo e a mente. Você está sentindo quando percebe suas sensações corporais e ao mesmo tempo pensa e visualiza imagens que se harmonizam com seu estado interno. Há trabalho, mas não esforço, note como você tem mais criatividade num lugar aprazível e que lhe faz sentir-se bem.

Às vezes, conseguir perceber as emoções promove em você um forte sentimento de orgulho. Outras vezes, quando percebe sua força e disposição para mudar o que está inadequado na sua vida profissional ou amorosa, sente uma profunda gratidão e alegria.

Estamos fazendo essa distinção porque, embora os dicionários coloquem emoção e sentimento como sinônimos, eles não são a mesma coisa. No dia-a-dia percebemos emoções e sentimentos em bloco, não conseguimos medir se estamos só emocionados ou dando valoração sentimental ao que percebemos dentro de nós. Contudo, para a reflexão que queremos fazer aqui é importante compreender esses processos separadamente.

Fazendo contato

As emoções são nossos reguladores naturais. Diante de qualquer dificuldade, perigo ou necessidade nosso organismo aciona automaticamente várias reações até nos sentirmos confortáveis novamente.

Quando você era bebê e sentia fome chorava para chamar a atenção de alguém que o livrasse daquele desconforto. Chorar foi a primeira forma de diálogo que você estabeleceu com seus pais e ficou associado ao alívio e apoio que eles podiam lhe proporcionar. Conforme crescia você chorava sempre que seu nível de bem-estar físico ou psicológico ficasse desequilibrado e eles passaram a compreender do que você precisava quando chorava determinada forma.

Ao longo da vida você conheceu outras pessoas e teve mais experiências. Seu choro passou a ser associado também a outras emoções, como tristeza, alegria, raiva etc. Mesmo hoje, quando você se emociona, fica totalmente mergulhado em suas sensações corporais e os outros podem ver que está perturbado.

Emoções

Durante uma crise a sensação de bem-estar geral fica ameaçada e o organismo inicia o processo de auto-regulação. Quem prestar atenção em alguém estressado verá o rubor em seu rosto; pupilas dilatadas e ouvirá o tremor de sua voz que indicam que algo doloroso se passa dentro dele. Não se pode adivinhar o que é, mas os sinais de desconforto são visíveis, mas para terem certeza disso é preciso que confirmemos verbalmente o que nos atormenta. Ocorrem conflitos entre os casais quando um julga que pode adivinhar o que o outro está sentindo e fica pior quando, baseada numa má interpretação da linguagem não-verbal, a pessoa teima que o outro está sentindo algo mesmo quando ele afirma não estar.

Sentimentos

Já os sentimentos são a autopercepção. Tem a ver com a relação que você estabelece consigo mesmo. Eles surgem quando você toma consciência das emoções corporais e variam conforme o momento e a situação que você está atravessando. Assim, quando você sente amor, raiva ou medo em relação a alguém isso tem mais a ver com seu estado interno do que com o outro em si. Quando você consegue perceber, identificar e dar sentido ao que está acontecendo dentro de si se comunica e relaciona melhor com as outras pessoas.

Continua em Dói, mas você não sabe onde 2.