As Origens do Celular

O celular foi inventado por Martin Cooper, que era diretor de projetos da Motorola. A ideia surgiu em 1947, depois que um grupo de estudiosos percebeu que aumentando a célula (área de recepção do sinal), podia aumentar a amplitude de venda do aparelho, visto que seria muito bem aceito pelo público um aparelho que trazia a facilidade de poder atender chamadas em qualquer lugar. Este aparelho usamos para nos comunicar ele funciona através de ondas magnéticas que comporta a transferência de voz e dados, em regiões divididas em célula (daí vem o nome celular), cada célula possui um transmissor/receptor.

O Celular no Brasil

A nossa primeira rede foi apresentada pela TELERJ (Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro) Era uma empresa estatal do grupo Telebrás (Telecomunicações Brasileiras S.A.) no Rio de Janeiro, a segunda foi lançada em Salvador.

Conforme a União Internacional das telecomunicações, o Brasil é o sexto maior mercado de celulares do mundo, atualmente temos mais de 247 milhões de linhas ativas, e somos o quarto país que mais usa celulares no mundo, só ficando atrás da China, Índia e Estados Unidos.

Ao Smartphone

A tradução literal da palavra Smartphone é “telefone inteligente”, ele é a evolução do celular, seu surgimento foi em 1992 quando o Simon da IBM foi lançado, seus recursos eram o PDA (Personal Digital Assistant - Assistente Pessoal Digital, em português) e fax, sua tela já era sensível ao toque. Dez anos depois chegou QCP 6035, o primeiro smartphone no Brasil, ele combinava as funções de celular e computador, o sistema era o Palm Os, e tinha conexão a internet, o preço na época era de 2900 reais.

Qual é a diferença do celular para o Smartphone?

As vezes as pessoas se confundem na hora da compra, achando que Smartphone é um um aparelho com vários recursos como, câmera digital, bluetooth, internet, executa MP3 e rádio FM, o Smarthphone é reconhecido pela capacidade de instalar ou remover aplicativos de vários produtores, para isso ele precisa de um sistema operacional para comportar tal tecnologia, os sistemas operacionais mais conhecidos são o (IOS da Apple, e o Android do Google)

Os Smartphones hoje

Esse mercado cresceu muito nos últimos tempos, por isso precisamos tomar cuidado na hora de adquirir um, nem sempre o mais barato é uma boa opção, e nem sempre o mais caro vai ser tão superior aos demais. Os principais smartphones no mercado são: Apple, Sansung, Motorola, LG, Nokia e BlackBerry. É muito importante conhecer a sua necessidade, e se questionar para que eu preciso de um smartphone, o que eu vou fazer com ele? Pois esses aparelhos possuem um preço elevado, e muito importante também é possuir um plano de internet em seu aparelho, pois pouco vai adiantar toda essa tecnologia sem a internet disponível.