DIVULGAR AS AÇÕES DO CAPS-AD NA SALA DE ESPERA PARA MOSTRAR AS FORMAS DE TRATAMENTOS POSSÍVEIS E INCENTIVAR AS PARTICIPAÇÕES DOS USUÁRIOS

SPREADING THE ACTIONS OF CAPS AD AT THE WAITING ROOM TO SHOW THE DIFFERENT TYPES OF TREATMENT AND INCENTIVATE THE PARTICIPANCE OF ITS USERS

*Ana Claudia Camargos Martins

Anieli Pereira dos Reis

Caíque de Almeida Tostes

Daniel Augusto de Morais

Maria Fabricia Alves de Melo

Mariana Ganzaroli de Brito

*Ana Paula Barbosa

 

RESUMO. O presente artigo apresenta a importância de divulgar as ações do Caps-ad na sala de espera para mostrar as formas de tratamentos possíveis e incentivar as participações dos usuários. Assim, se propõe, a partir de mudanças físicas e de interação, promovidas pelos pesquisadores na sala de espera do CAPSad de Franca-SP, propiciar um ambiente de atmosfera mais receptiva que incentive os usuários do sistema a aderirem ao tratamento, bem como, conhecer o impacto destas mudanças, compreendido na perspectiva mais particularizada dos usuários e dos profissionais envolvidos. Foram utilizados, como método de coleta de dados, observação e entrevista. Após a realização da pesquisa, ficou evidente que a divulgação das ações do Caps-ad na sala de espera obteve resultados positivos.

 Palavras-chave: Caps-ad, sala de espera, comunicação, ambiente acolhedor.

ABSTRACT.This article presents the importance of showing the CAPSad work at the waiting room of the Institution.

This way it’s possible to show the many diferent treatment ways to the user of this institution, improving it’s partipance.It was proposed some physical and interactional changes, promoted by the researchers at the waiting room of CAPSad Institution in Franca-SP, to create a more receptive enviroment wich incentivate the users to adhere the treatment, as well as knowing the impact of these changes, understood in a more particular perspective from the users and the professionals involved. After the realization of the research, it’s clear that the spreading of CAPSad actions at the waiting room, presented some very positive results.

 Kaywords:  Caps ad, waiting room, communication, receptive environment.

O ACOLHIMENTO E ATENDIMENTO HUMANIZADO

 As preocupações com o acolhimento e o atendimento humanizado, conforme preconizam a Política Nacional de Humanização (PNH) e os Princípios Básicos do SUS, tem feito da sala de espera, objeto de muito estudo e pesquisa nesta área, indicando uma atenção e preocupação em relação ao que pode ser feito para melhorar, dinamizar e transformar esse espaço em um ambiente acolhedor e humanizado, na compreensão de que tais ações possam exercer influências sobre o ambiente, com vistas a uma melhor adesão dos pacientes ao tratamento, podendo contribuir de forma positiva na relação com a comunidade e os serviços de saúde.


ALUNOS do 6º Semestre N do curso de Psicologia da Universidade de Franca-SP.

PROFESSORA Orientadora do projeto de pesquisa dos alunos do 6º Semestre N. Docente na Universidade de Franca.

Especialista em didática. Mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca.

 Segundo Rodrigues (2009, p. 103),

  “Considerando as necessidades dos usuários, a sala de espera tem o intuito de garantir um cuidado humanizado, efetivando a aproximação cada vez maior entre a comunidade e os serviços de saúde. É por meio da sala de espera que os profissionais da área da saúde têm a oportunidade de estar desenvolvendo atividades que extrapolam o cuidado, como a educação em saúde, auxiliando na prevenção de doenças e na promoção da saúde”.

 Sendo assim, na perspectiva de que para a adesão do paciente ao tratamento é extremamente importante que ele sinta-se acolhido e conheça o ambiente no qual está e o que o mesmo tem a lhe oferecer, no ambiente da sala de espera devem conter elementos que, pela comunicação oportunize ao paciente se informar acerca da proposta terapêutica, bem como, que favoreçam a construção e o fortalecimento de vínculo entre o paciente e a unidade de atendimento.

 A COMUNICAÇÃO ENTRE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

 Compreendida como sendo um processo de transmitir e receber mensagens, a comunicação pode ocorrer de maneira verbal e não verbal, pode ainda, utilizar-se de símbolos como forma de comunicação, para colocar os usuários em contato com a instituição e com todo o trabalho que ela desenvolve. Assim, através da comunicação pode-se tornar o ambiente da sala de espera em um ambiente informativo, acolhedor e comunicativo, por meio das palavras, das representações, das condutas no contato com o outro, levando em consideração toda a subjetividade presente nesta relação.

Por assim compreender, Silva (2002, p. 23) aponta que “As finalidades básicas da comunicação são entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformar a si mesmo e a realidade”. Para ele, a comunicação é antes de tudo, um ato criativo. Sob esta perspectiva e voltado para realidade do CAPS-ad, enquanto objeto de nossa pesquisa, podemos compreender que é possível criar um ambiente acolhedor desde a sala de espera, inovando-o e realizando ações, as quais, ainda que simples, propiciem um relacionamento melhor entre os seus usuários e instituição.

 A SALA DE ESPERA COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO

As atividades neste local devem ser, contudo, integrantes de um projeto amplo de acolhimento, pois o mesmo possui caráter transversal, que envolve toda a unidade, em todos os setores, desse encontro com o outro, de modo a não incorrer no risco de, ao oferecer uma única atividade, acreditar que se está concretizando a proposta ampla de acolhimento. Para tanto, faz-se necessário postura dinâmica e pensamento crítico constantes.

Podemos, contudo compreender a sala de espera concebida como um ambiente útil no processo de acolhimento e humanização do atendimento dispensado pelo CAPSad aos seus usuários, um espaço que lhe permite, através da divulgação de suas ações, contribuir, não só com os usuários do serviço, mas com toda a equipe profissional no sentido de buscar resultados e incentivar o desenvolvimento de projetos que visem o bem estar das pessoas atendidas por este serviço público de saúde.

 A PESQUISA

A pesquisa foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial para Tratamento de Álcool, Tabaco e Outras Drogas – CAPSad de Franca-SP, que desde o ano de 2002 vêm com uma proposta de articulação com todas as instâncias de cuidados em saúde mental desenvolvidas na atenção básica em saúde, o Programa de Saúde da Família, a rede de ambulatórios, os hospitais, bem como as atividades de suporte social.

Tivemos como objetivo divulgar as ações do Caps-ad na sala de espera para mostrar as formas de tratamentos possíveis e incentivar as participações dos usuários.

O primeiro contato com a instituição nos motivou a seguir adiante, pois foi notada a necessidade de uma mudança na sala de espera, e com o intuito de dinamizar o espaço e o tornar mais comunicativo, foram realizadas algumas modificações no ambiente: um mural de informações, uma fonte artesanal e assentos almofadados.

A pesquisa utilizou duas técnicas de coleta de dados: observação e entrevista. 

 Com base nos dados obtidos temos os seguintes resultados: 10% dos usuários afirmam que a fonte foi o que mais lhe agradou, 60% afirmam que foi o mural, 20% optaram pelo assento e 10% consideram que melhorou a visualização. Portanto podemos dizer que, o que mais agradou aos usuários foi o novo modelo de mural.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Com a realização da pesquisa, concluímos que foi possível observar uma mudança significativa na visão dos

usuários do CAPS-ad. As mudanças aplicadas pelos pesquisadores na sala de espera geraram a possibilidade de novas sensações para os usuários que visivelmente apreciaram as modificações. Entretanto, percebemos ainda uma demanda por diferentes e maiores modificações, que se fizeram inviáveis para os pesquisadores, mas que podem ser pensadas pela instituição, a fim de colaborar com o que se mostrou uma necessidade dos usuários.

Assim, em conjunto, tais modificações transformaram o ambiente da sala de espera, proporcionando uma boa expectativa dos usuários em relação ao que acontece, de fato, atrás da porta. Agora eles podem aguardar pelo atendimento sem se sentirem incomodados pelos bancos gelados, apreciando a tranquilidade do barulho da água e se sentindo informados sobre o que a Instituição pode lhes oferecer.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.

CERVO, Amado Luiz; BEVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa : planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

MERHY, E.E.; CAMPOS, G.W.S; CECILIO, L.C.O; Inventando a Mudança na Saúde. 2º ed. Editora Hucitec. São Paulo, 1997.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social – Teoria, Método e Criatividade. Ed. Vozes; Petrópolis: 1994

PIMENTEL, Adriana Freitas; BARBOSA, Ruth Machado; CHAGAS, Marty. A musicoterapia na sala de espera de uma unidade básica de saüde: assistência, autonomia e protagonismo. Interface-Comunicação, Saúde, Educação. v. 15, n. 38, 2011.

RODRIGUES, A.D. et al. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Revista Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, v. 5, n. 7, p. 101-106, 2009.

SILVA, M.J.P. Comunicação tem remédio, a comunicação nas relações interpessoais na saúde. 4º ed. São Paulo: Loyola, 2002.

SOLLA, J.J.P.S. Acolhimento no sistema municipal de saúde. Rev. Bras. Saude Matern. Infant., v.5, n.4, p.493-503, 2005.

TEIXEIRA, E. R.; VELOSO, R. C. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto & Contexto Enfermagem, abril-junho. Vol 15, n 2. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil, p. 320-325, 2006.

VALLADARES, A.C.A. Arteterapia no novo paradigma de atenção em saúde mental. Vetor Editora Psico-pedagógica Ltda. 2004.