Diversidade e Inclusão
 
Diversidade e Inclusão
 


Diversidade e Inclusão

Entendo que diversidade fala das diferenças, dessemelhança, na área da educação isso se reflete no fato de haver uma individualidade na maneira de construir o conhecimento de cada educando.
Inclusão é não excluir aqueles que são diferentes por motivos variados, e sim tentar incluí-los da melhor forma para que venham a aprender juntos com os alunos do ensino regular. É uma criança especial sentir-se incluída e normal como as demais.
Acredito que cabe a mim como professora refletir sobre a pratica docente, reconhecer que não existem mais salas de aula onde todos os educando aprendem da mesma maneira. O conhecimento é individual e as aulas precisam de uma abordagem diversificada, para assim garantir a aprendizagem de cada aluno. Levando em conta não só as capacidades intelectuais, e o conhecimento dos alunos, mas também, seus interesses e motivações.
Também é necessário que como professores possamos realizar adaptações e modificações quanto às atividades, regras, espaço físico e aos materiais, principalmente no que diz respeito aos alunos com necessidades especiais. Isso implica também em tomar todos os cuidados necessários para dissipar as possíveis causas da não participação do aluno, tais como: atitude discriminatória por parte do grupo em relação à característica corporal, gênero, social ou racial.
Também cabe a escola se preparar no espaço físico e o emocional, preparando os educandos para receberem com afetividade aos inclusos sem que haja discriminação dos mesmos.
O educador também precisa de apoio de um profissional que o oriente,pois muitos foram preparados somente para ensinar crianças normais.
Concluo que a escola precisa também ser inclusiva e os professores precisam ser capacitados para ser possível transformar sua prática educativa.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Susana Fortes De Oliveira
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou formada no curso de Pedagogia (ULBRA),faço pós graduação em Gestão Escolar (UNINTESE).Resido na cidade de Panambi,RS.Tenho 37 anos de idade,4 filhos e sou casada com Walter Luis de Oliveira.
Membro desde março de 2011
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: