Nossa diversidade cultural nos permite a ampliação de uma série de conhecimentos que variam muito de gênero, para gênero. Porém, de que maneira devemos trabalhar com essa dita “diversidade”? A interferência social é inevitável dentro das escolas e ao mesmo tempo é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da mesma, uma vez que, ambas se complementam em suas especificidades. Diante disso, qual é o papel da escola, família e sociedade perante essa temática que além de ampla é polemica? As perguntas ainda são muitas e as respostas ainda são um processo continuo de experimentação na prática, porém, a aprendizagem é algo continuo e inacabável no qual a mudança deve partir de cada um de nós, sem estar necessariamente procurando um culpado, mais sim procurando soluções válidas a qualidade educacional.

Infelizmente ainda a muito que se avançar no sentido educacional, lembrando sempre que o fator educacional não é sólido, unitário, onde apenas uma parte ( a escola) tem esse papel social de formar e educar pessoas. Tudo se faz numa rede de interligações entre família, escola e sociedade. É um trabalho continuo e árduo, porém, de estrema necessidade para todos.

Neste sentido, o multiculturalismo e suas vertentes sempre se tornam assuntos bastante polemizados-embora se seja ridículo um pais como o Brasil, que tem por sua formação social uma infinidade de raças, crenças, valores, idéias, etnias e culturas diversas, ainda se ter em pauta o preconceito e discriminação racial.
 Embora se tenha hoje, de certa forma,alguns avanços sobre certas temáticas dentro da escola- infelizmente a inclusão social ainda se torna um dos mais desafiantes temas.
 Por isso , outros assuntos geradores são tão agravantes. Essa falta de abordagem, metodologias , demonstração, preparação critica histórica sobre a formação social são fatores que ajudam a aumentar significativamente à inclusão social. Sabemos que a escola é o principal pólo de encontro das diferenças humanas, com isso é inevitável que se exista dentro dela, um trabalho de exploração informacional sobre ética, respeito, valores e etc.

O currículo trás para nós o conceito de matérias/ disciplinas interligadas, em uma relação em seu campo de conhecimentos. Com isso, temos hoje especificamente o critério de inter-relacionar as ações cotidianas dentro das disciplinas/matérias ministradas dentro da sala de aula. Ate porque, o principal papel da escola é a formação de cidadãos críticos para o embarque na sociedade dentro de uma competitividade do mercado de trabalho, onde as informações, qualificações são essenciais para o destaque pessoal e profissional dentro do espaço social.Este aspecto talvez seja o mais delicado para a inclusão social racial. Pois é nessa fase que tudo se torna ainda pior, já que a sociedade pré-estabelece um perfil dito certo, ou padrão, para se esta incluso na sociedade sem restrições. Por exemplo em muitas lojas, principalmente as ditas mais refinadas, vemos em sua grande maioria vendedoras com um perfil bastante similar umas das outras, normalmente com cabelos lisos e com cor de pele clara. Raramente vemos moças com perfis negros/ mulatas. Em recepcões infelizmente a mesma coisa se repete, em sua maioria o dito "padrão" é o mesmo, cabelos lisos e cor de pele clara. Embora tenhamos dado grandes passos em reação ao racismo, muito ainda se a de fazer para certas mudanças de comportamento. E a escola seria uma solução, para a incentivarão junto a conseqüência de um trabalho critico voltado as origem, entendo que cada um é um, e que todos temos diferenças físicas. Diferenças essas que não fazem de uns melhores que outros. Manifestações bestas de pré- conceitos raciais existem por toda parte, mas acreditamos que muito tem se conquistado nos últimos tempos em relação a esta questão, claro que focamos sempre que o que temos hoje ainda é insuficiente aos objetivos desejados, por tudo que se foi passado no decorrer da historia e inflezmente embora o contexto, realidade seja outra ainda muitos passam. Temos um acumulo de divida histórica que se prolonga ate os dias atuais, e que soluções maquiadas tomadas pelas ações governamentais não iram ser suficientes para se pagar.

Com isso, vemos que o tema multiculturalismo e bastante amplo, onde dependemos de mínimos detalhes para entendermos ou tentarmos entender o que se passam na mente humana, quais são e ate aonde vai a sua auto-afirmação pessoal. Ate onde o ser humano se conhece? Ate onde ele conhece ou procura conhecer sua historia? Qual é , e ate onde vai seu conhecimento critico? Realmente para termos respostas a essas perguntas, ainda temos muito que aprender. A reeducação pode ser o primeiro passo para a eliminação e preconização de racismo no mundo.

Gleicy Roberta de Souza Aleixo, 2009.