Diversidade Cultural do Município de Arauá/SE
 
Diversidade Cultural do Município de Arauá/SE
 


Diversidade Cultural do Município de Arauá/SE
" Gênero, Etnia, Geração, Cultura, Curiosidades, Gastronomia, Religião e Identidade"

1 Por: Joelma de Oliveira Santos*


Breve Relato

Arauá/Se, cidade Integrante da microrregião de Boquim que está localizada na Região Centro Sul do Estado, fazendo fronteira com municípios sergipanos de Boquim, Estância, Itabaianinha, Pedrinhas e Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba. Possui uma área territorial de 256 km² , tendo uma população composta por quase de 12 mil habitantes, sendo um dos municípios tipo pequeno de extensão territorial.

Gênero
Um dos conceitos do que vem a ser gênero é que se refere-se às diferenças entre homens e mulheres. Ainda que gênero seja usado como sinônimo de sexo, nas ciências sociais refere-se às diferenças sociais. Pois bem, este conceito vem sendo quebrado no município de Arauá. Observa-se que nos dias atuais quase não mais existe distinção quanto as atribuições do homem e da mulher, pois o papel antes tradicional denegado ao homem como provedor e chefe de família e o da mulher como submissa e procriadora, não mais existe, vemos que as mulheres deixaram de cuidar diretamente dos seus lares para trabalhar fora deles, conquistando campos que antes eram tidos só para homens. Como vemos, o que esta posto na sociedade Arauaense é uma nova concepção de conceito e valores. Outrossim, a formação étnica do município, está comprovado que sua população predomina da raça negra, visto que descendem dos primeiros habitantes que eram escravos, e, estes, aqui habitaram por volta dos anos de 1854, em uma senzala. Hoje localidade denominada como Fazenda Bonfim, o que pode ser comprovado com a conservação do tronco q
ue servia para bater nos escravos.
Geração

De acordo com dados no site do IBGE, foram encontrados números quantitativos referente às idades dos habitantes, conforme último senso realizado no ano de 2000, subdividindo-se por faixa etária crianças de 0 até 12 anos, aproximadamente 2.747,
jovens de 12 até 18 anos, 1.602, adultos de até 18 até 60, aproximadamente 4.511 e idosos de 60 até terna idade ? 739.
Cultura

A cultura local, tem em seu calendário festivo e cultural, a realização do carnaval forma de época, denominado de "micareta", realizado entre os meses e abril e maio, onde milhares de foliões se divertem por três dias ao som de varias bandas e trios-elétricos, bem como se faz tradição no mês de dezembro o povo sai às ruas em procissão e shous em praças pública com variadas bandas e ou conjuntos musicais em adoração a sua padroeira, denominada Nossa Senhora da Conceição.

Curiosidades

Rezam os mais antigos que várias são elas, a exemplo de que em todo período da quaresma as ruas da cidade são visitadas por um estranho homem vestido com longa capa preta, causando medo às pessoas que como ele se encontra, bem como altas horas da madrugada aparece uma mulher sem cabeça correndo pelas ruas. E o mais interessante, são os costumes, dizem que é tradição fazer promessas no período da quaresma, tendo como penitencia vestir ?se como roupas pretas, bem como abdicar do café da manhã na sexta-feira santa, como forma de penitência. A este último da-se o nome de jejum.

Gastronomia

Preparada com temperos que diversificam seu sabor a gastronomia do município é variada e de gosto peculiar. A exemplo do pirão preparado como as vísceras do boi, pirão da buchada de bode e a tradicional feijoada entre outras.
As tradicionais frutas tropicais também agradam o paladar, como o abacaxi, maracujá, limão, goiaba, graviola, jenipapo, manga, pinha e banana. Outrossim, na época das festividades do Ciclo Junino pode ? se encontrar comidas que estão ligadas diretamente à colheita do milho. Canjica, mungunzá, bolo de milho, pamonha, cuscuz e o próprio milho verde assado ou cozido. No município esse produto é plantado não só para a subsistente, mas também para venda na capital do estado.

Identidade

No município, o índice de analfabetismo é pequeno visto que o mesmo conta como um colégio particular, tendo no seu quadro quase 200 alunos, na faixa etária de 03 a 15 anos. Como também um colégio municipal que assiste mais de 400 alunos do maternal ao ensino fundamental, tem também um colégio de cunho estadual que assiste mais de 1000 alunos, operando nos três turnos, trabalhando com o ensino maternal, fundamental e ensino médio, outrossim, contamos ainda com os programas federais a exemplo do EJA (Educação de Jovens e Adultos) entre outros. Por fim, registra-se a existência de um Polo da Universidade Federal de Sergipe, que conta como mais de 200 alunos, estes matriculados em diversos cursos de licenciatura. Observa-se que está e´uma referência apenas da zona urbana, pois em cada um dos 17 (dezessete) povoados também tem escolas da rede municipal.
Por ser o município de pequeno porte, este não tem estrutura para acondicionar toda a demanda por trabalho na esfera administrativa, levando grande parte da população, mesmo com um certo nível educacional, a procurar outras alternativas de emprego dentro do município a exemplo do trabalho na lavoura na colheita de laranja, ou na usina de beneficiamento de produtos a base de leite (laticínios), considerado também um pequeno gerador de emprego.

Religião

Derivada do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico. Essa definição está presente na vida da população dessa cidade, a exemplo da existência de vários templos evangélicos, estes divididos em várias denominações. Existem também vários terreiros de candomblés, que semanalmente realizam seus rituais, bem como ainda se faz presente a conservação das benzedeiras. Contudo, a igreja católica é predominante, havendo celebrações de missas todas as tardes, alguns noites e aos domingos pela manhã.


Referências:

_ Questionário aplicado na comunidade Arauaense no dia 22.03.2010.

Pesquisa de campo realizada no mês de fevereiro do corrente, no município de Arauá.

_ www.ibge.gov.br-acessado em 28.03.2010

_ www:pt.wikipedia.org/wiki-acessado em 28.03.2010
 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Joelma De Oliveira Santos
Talvez você goste destes artigos também