"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura".                                           A sabedoria popular nos abrindo os olhos para a vida real. Não existe nada fácil na vida, se desistirmos no primeiro tropeço ou na primeira barreira nunca terás ou serás alguém!!                                           Persistência esta é a palavra!! A frase a baixo diz tudo!                                  “De todos os fatores envolvidos, sem dúvida é da persistência que o sucesso precisa mais para acontecer”.  Ralph Marston, consultor e filósofo americano.

"Digas com quem andas que direis quem tu és"
A sabedoria popular nos abrindo os olhos para a vida real. Saiba escolher suas companhias e vai uma dica. Encoste em arvore que da sombra! Traduzindo, mantenha uma rede de relacionamento com quem pode lhe, indicar, oferecer, ajudar, apoiar, incentivar, ensinar, aconselhar........!

Quem não se lembra da frase imortalizada pelo velho guerreiro e mestre Chacrinha. “Quem não se comunica se “estrumbica”.
Está frase acabou virando um dito popular. Qual a lição que aprendemos com o mestre Chacrinha a pelo menos 30 anos, coma sua simples sabedoria já nos ensinava que a comunicação é parte fundamental da nossa vida. 
Um alerta para as pessoas que buscam conquistar melhores resultados em seus empreendimentos seja na vida pessoal ou profissional. A boa comunicação pode evitar conflitos, falhas e desburocratização de processos, entre tantas outras coisas. A comunicação feita com sabedoria pode lhe abrir portas é com a comunicação que descobrimos as coisas e os caminhos que devemos seguir principalmente para os vendedores, o bom vendedor se comunica até com a boca fechada! E vai uma dica o extrovertido e o introvertido tem emprego garantido cada qual dentro do seu perfil já o tímido tem grandes dificuldades. Para os tímidos vá se comunicando aos poucos com pessoas conhecidas a vá desenvolvendo a arte de se comunicar, verás que não é difícil! A comunicação é essencial em todas as circunstâncias na vida de um ser humano.

“Em terra de cego, quem tem um olho é rei”.
A sabedoria popular nos abrindo os olhos para a vida real, um simples ditado que cansei de ouvir minha Vó que já faleceu há vinte anos e com mais de 70 anos falar. Qual a lição que tiramos? A pelo menos quatro décadas a sabedoria popular já sabia que todos agiriam da mesma forma, ou seja, uma fila indiana o que um faz todos farão. Tudo igualzinho percebam os programas de TV são idênticos os reality show mudam os nomes, mas não muda nada. No comercio é difícil de ver algo novo. Parecem até que todos têm a mesma ideia no mesmo tempo. No atendimento ao cliente, meu Deus, é o fim! Todo mundo atende do mesmo jeito; Pois não? Posso de ajudar? Será mesmo que cliente precisa de ajuda? Não caros amigos clientes precisam ser servidos, ajuda na verdade quem precisa é vendedor, este sim precisa que o cliente compre para garantir seu emprego. Imagine vocês há décadas que estamos caindo na vala comum do mesmo erro, quase ninguém arisca ser diferente ou se diferenciar. Que ter sucesso como profissional se diferencie dos outros! Quer ter sucesso com empresário torne sua empresa diferente das outras! Quer ter sucesso na sua vida pessoal, seja apenas diferente!

"Se você for paciente em um momento de raiva, irá escapar de cem anos de arrependimento." Provérbio Chinês
A Sabedoria Chinesa nos abrindo os olhos para a vida real. Não tome uma decisão num momento de raiva para não se arrepender no futuro. Para quem tem o poder de liderança, chamais tome uma decisão num momento de tensão, o melhor a fazer é parar para pensar e só depois responder ou tomar qualquer atitude! Numa discussão que no nosso dia-a-dia é comum procure conter as palavras, usando da sabedoria pode até reverter uma situação desfavorável se segurar a língua.

"Uma andorinha só não faz verão".
A sabedoria popular nos abrindo os olhos para a vida real. Qual a lição que tiramos do ditado. Só o Neymar não ganha um jogo sozinho! Só um diretor de uma empresa, não terá uma empresa de sucesso sozinho! Um professor magnífico não terá uma escola de reconhecimento sozinho! Sendo assim, O Neymar precisa de um time todo além dos reservas e comissão técnica! Uma empresa só será de sucesso se tiver um quadro de colaboradores vencedores! E uma escola só será reconhecida se tiver alunos, direção e professores comprometidos com a escola! E assim por diante, não queira fazer tudo sozinho, alias tem coisas que só conseguimos realizar dentro de um coletivo. E nunca se esqueça é melhor 10% de R$ 100,00 do que 100% de nada! 

Obrigado

Cláudio Donato                                                                                                         Presidente Prudente-Sp                                                                           E-mail:  [email protected]