Distúrbios nos ecossistemas: uma definição

O que seriam distúrbios?

No dicionário Michaelis, distúrbio seria definido como perturbação.  Quando ligamos a palavra distúrbio a ecossistemas, pode-se definir distúrbio da seguinte maneira: qualquer evento que perturba o ecossistema, a comunidade, ou a estrutura da população e mude a disponibilidade de recursos, substratos ou o ambiente físico.

Para exemplificar, o corte de algumas árvores de uma dada floresta provoca mudanças na estrutura da população e comunidade. Com a remoção de árvores, há a entrada de mais luz, aumenta a temperatura do solo, e há menos árvores agora na floresta. Assim, esse corte pode ser considerado um destúrbio.

Da maneira similar, um furacão pode passar por uma determinada área de floresta promovendo a queda de muitas árvores. Como isso modifica a estrutura da floresta, este evento também pode ser considerado um distúrbio para o ecossistema.

disturb

Figura 1. Um incêndio também é considerado um distúrbio pois modifica muito a estrutura, e a dinâmca do ecossistema afetado. 

Como podemos ver, estes são apenas dois exemplos de distúrbios. No entanto existem muito outros, como fogo (Figura 1) e muito mais. Além disso, através desses exemplos também percebe-se que distúrbios podem ter origem natural (furacão) ou origem humana (corte das árvores).

Preparado a partir de:

McCLAIN, M.E. et al. Biogeochemical hot spots and hot moments at the interface of terrestrial and aquatic ecosystems. Ecosystems, v.6, p.301-312, 2003.