Distúrbios nos ecossistemas: naturais ou antrópicos?

Os ecossistemas estão sujeitos a vários distúrbios, ou seja, perturbações. Essas perturbações podem ser naturais, como é o caso do fogo, da queda de árvores, de ataques de insetos herbívoros, de enchentes e de movimentos de massa (escorregamentos). Contudo, também podem ser causadas pela ação do homem. A conversão do ecossistema natural a um agrícola (por exemplo, floresta natural para plantação de milho) ou mesmo a conversão de um ecossistema natural para uma zona urbanizada de uma cidade constitui um tipo de distúrbio.

Vale mencionar que alguns distúrbios podem ser comuns quanto à sua causa, isto é, podem ter origem humana ou natural. Esse é o caso do fogo. Por exemplo, em regiões com clima claramente seco em partes do ano, a vegetação se torna altamente inflamável devido à estação seca e, assim, ela pode pegar fogo mais facilmente. Esse é o caso do cerrado, um ecossistema que a perturbação do fogo é parte natural de sua dinâmica. Por outro lado, o fogo pode ter origem humana quando, por exemplo, alguém coloca fogo intencionalmente no ecossistema (como é o caso do que acontece em alguns canaviais), ou mesmo o fogo se espalha por acidente, como ocorre em ecossistemas naturais quando alguém joga a cinza do cigarro na vegetação que se encontra muito seca. Assim, como pode-se notar, certos distúrbios podem ser de origem natural e antrópica.

Preparado a partir de:

Zimmermann, B.; Elsenbeer, H. Spatial and temporal variability of soil saturated hydraulic conductivity in gradients of disturbance. Journal of Hydrology, v.361, p.78-95, 2008.