TIPOS DE TIREÓDIE, SINTOMAS E TRATAMENTO:

Tireódie é uma glândula localizada no pescoço, abaixo do pomo-de-adão (famoso gogó)  elas produz  os hormônios T3 e T4 que controlam o peso. "O principal alvo são as mulheres, que engordam ou emagrecer demais sem qualquer motivo aparente", afirma a endocrinologista Zuleika Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo, na matéria da Ana Maria.

Tireoidite é uma doença da tireódie, ou seja, uma inflamação. Os três tipos de tireoidite são a tireoidite de Hashimoto, a tireoidite granulomatosa subaguda e a tireoidite linfocítica silenciosa.  

Tireoidite de Hashimoto:   A tireoidite de Hashimoto (tireoidite auto-imune) é o tipo mais comum de tireoidite e é a causa mais comum de hipotireoidismo. Por razões desconhecidas, o corpo volta-se contra si próprio em uma reação auto-imune, produzindo anticorpos que atacam a tireóide. Este tipo de tireoidite é mais comum em mulheres idosas e tende a ocorrer em famílias. O distúrbio ocorre oito vezes mais freqüentemente em mulheres que em homens e pode ocorrer em indivíduos com determinadas anormalidades cromossômicas. Freqüentemente, a tireoidite de Hashimoto começa com um aumento indolor da tireóide ou com uma sensação de plenitude no pescoço. Quando o médico palpa a glândula, ele comumente percebe um aumento de volume da mesma, com uma textura de borracha, mas não dolorosa à palpação.

Algumas vezes, ele palpa nódulos. A tireóide encontra- se hipoativa em aproximadamente 20% dos indivíduos no momento do diagnóstico da tireoidite de Hashimoto. O restante apresenta uma função tireoidiana normal.

    Tireodite Granulomatosa Subaguda

 

A tireodite granulomotosa sabaguda causada por um  por um vírus, inicia muito mais abruptamente que a tireodite de Hashimoto. Frequentemente, a tireoidite granulomatosa subaguda ocorre após um doença viral e comela com o que muitas pessoas chamam de inflamação da garganta, mas que, na realidade, é uma dor no pescoço, localizada na tireoide. A tireoide torna-se cada vez mais dolorosa e, normalmente, o indivíduo apresenta uma febre baixa (37,2 a 38,3 oC). No início, a tireoidite granulomatosa sabaguda é frequentemente confundida com um problema dentário ou com uma infecção de garganta ou do ouvido.

 

Tireodite Linfocítiva

A tireodita linfocítica silenciosa ocorre mais frequentemente em mulheres, normalmente logo apód o parto, e faz co  que a tereoide aumente de tamanho sem provocar dor. Em um período que varia de várias semanas a vários meses, o indivíduo afetado apresenta hipertireoidismo seguido por hipotireodismo, antes da função de tireoide finalmente normalizar. Essa condição não requer tratamento especíico, embora o hipertireodismo possam exigir tratamento por alguma semanas.

Frequentemente, um betabloqueador é o únio medicamento necessário para controlar os sintomas de hipertireoidismo. Durante o período de hipotireodismo, pode se necessária a administração de hormônio tireoidiano, normalmente por apenas alguns meses. O hipotireodismo torna-se permamente em aproximadamente 10% dos indivíduos com tireoidite linfocótica sileciosa.

 

Cancer de tireoide

Existem quatro tipos principais de câncer de tireoide: papilar, folicular, anaplásico ou medular. O câcer de tireoide é mais comum em indivíduos submetidos á radioterapia da cabeça, do pescoço ou do tórax, muito frequentemente por problemas benignos (embora, atualmente, o tratamento radioterápico para distúrbis benignos não seja mais realizado). Ao invés de provocar um aumento de tda tireoide, o cancer normalmente produz pequenas tumorações na interir da glâdula. A maioria dos nódulos da tireoide não sao cancerosos o os cânceres de tireoide geralmente podem ser curados. Muito raramente, eles produzem hormônio suficiente para causar o hipertireoidismo.

Os nódulos apresentam maior probalidade de serem cancerosos quando é detectda a presença de apenas um nódulos ao invés de vários, quando a cintilografia da tireoide revela que o núdulo não é funcionante, quando o nódulo é sólido e  não com conteúdo líquido, quando o nódulo é duro ou quanto ele cresce rapidamente. Uma proeminência indolor no pescoço é normalmente o primeiro sinal de câncer de tireoide. Quando o médico detecta a presença de um nódulo na tireoide, ele solicta vários exames. A cintilografia da tireoide determina se o nódulo é funcionante, uma vez que um nódulo não funcionante apresenta maior probalidade de ser canceroso do que um funcionante. Comumente, é realizada a coleta de uma ammostra do nódulo através de uma punção biópsia com agulha fina para exame microscópico, a melhor maneira de se determinar se o nóduo é canceroso.

 

Tratamento

O tratamento do hipotireodismo é prático, tem baixo custo, controla totalmente os sintomas. Não interage com outros medicamentos e não apresenta efeitos colaterais se estiver nas doses corretas. Consiste em uma tomada diária de um comprimito com T4 cuja dosagem será orientada pelo endocrinologista conforme os resultados dos examos que deverão ser realizados com intevalos que variam de 2 a 6 meses, Porém o tratamento deve ser mantido por toda a ida para prevenir a volta dos sintomas e o aumento da tireoide.