O que é?

Uma distensão ou estiramento muscular, caracteriza-se por um rutura parcial ou completa de fibras ou feixes musculares, resultante de um esforço extremo realizado pelo músculo em questão. Junto com os feixes, são rompidos também capilares sanguíneos, resultando numa infiltração de sangue no local da lesão, formando posteriormente um coágulo. Em casos graves, onde muitos feixes são rompidos, o músculo pode sofrer uma ruptura muscular.

A distensão muscular varia de acordo com a gravidade, e podem ser classificadas como:

  • Ligeira: Provoca dor e rigidez durante o movimento e dura alguns dias;
  • Moderada: Provoca pequenas lacerações musculares, inchaço e a dor é mais extensa, durando de uma a três semanas;
  • Grave: O músculo fica lacerado ou sofre ruptura, podendo haver hemorragia interna significativa, inchaço e calor em volta do músculo, podendo haver perda da função.

Diagnóstico

O diagnóstico imediato é simples devido aos sintomas singulares, porém o nível da lesão só pode ser medido com exatidão através de um ultrassom de partes moles, onde os coágulos serão identificados.


Tratamento

O tratamento para distensão muscular é feito com repouso do membro afetado, uso de medicamentos anti-inflamatórios, uso de gelo e fisioterapia. A fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes, e o fisioterapeuta ou auxiliar de fisioterapia deve realizar massagens leves e trabalhar na mobilidade do membro de modo a garantir o retorno às atividades diárias o mais rápido possível.

Em caso de distensão muscular, o que se deve fazer imediatamente é colocar uma bolsa de gelo envolvida numa toalha fina, durante aproximadamente 20 minutos, e de seguida procurar auxílio médico.

Prevenção da distensão muscular

As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética após o exercício.