Distância focal e como ela afeta a fotografia – Parte 2

 

5. Algumas objetivas são chamadas de objetivas fixas, o que significa que eles têm uma distância focal fixa. Outras objetivas são objetivas zoom, de modo que podem ser ajustadas através de uma gama de distâncias focais. Alguns zooms se encaixam dentro de uma classificação específica, como zoom de grande angular, zoom normal ou zoom telefoto. Muitas objetivas vão de zoom de grande angular a normal, ou normal para telefoto. Objetivas de zoom extremos realmente abarcam todas essas gamas. Uma objetiva única pode ir de grande angular 30 milímetros até uma teleobjetiva de 300 mm. Estas objetivas de zoom extremas são valorizadas pela sua portabilidade, uma vez que oferecem uma ampla gama de distâncias focais em um único pacote. A desvantagem é que alguns zooms extremos são mais propensas a vinhetas e aberrações cromáticas quando usadas com grandes aberturas e ampliada para a extremos.

 

6. Câmeras compactas. Muitas vezes encontramos descrições de objetivas de zoom, como 2x, 3x ou 10x. Este não é, na verdade, uma representação da distância focal exata da objetiva, mas sim a gama de zoom que a objetiva cobre. Uma objetiva de 2X, por exemplo, duplica a sua distância focal, como numa objetiva 35-70mm. Um zoom 3X triplica a distância focal (como 35-105mm), e um zoom de 10X multiplica-o por um fator de dez (como numa objetiva 35-350mm). Quanto maior for o fator X, maior será o intervalo de comprimentos focais cobertos pela objetiva. Lembre-se, porém, que porque duas objetivas oferecem zoom 2X isso não significa que as objetivas têm a mesma distância focal. Para isso, você terá que comparar as medidas em milímetros em termos de 35mm equivalentes.

 

7 Quanto maior for o comprimento focal de uma objetiva, menor a profundidade de campo que a objetiva irá produzir. Quanto mais curta for uma objetiva, tanto maior será a profundidade de campo, mesmo com grandes aberturas. Muitos fotojornalistas têm utilizado este "benefício" de objetivas grande angulares em ambientes difíceis, não só porque elas abarcam mais da cena para fornecer o contexto do acontecimento, mas porque eles têm grande profundidade de campo para conseguir foco tanto no que está perto quanto no que está longe .

 

8 Tanto maior comprimento focal de uma objetiva, tanto mais difícil segurar a objetiva sem tremer. Isto é verdade não só porque as objetivas mais longas tendem a ser fisicamente mais longas e mais pesadoas do que as objetivas grande-angulares, mas também porque as vibrações sutis e trepidação são amplificados dramaticamente quando se usa uma objetiva teleobjetiva. Uma boa regra de ouro é usar uma velocidade mínima do obturador equivalente ao comprimento de focal em uso na objetiva, quando seguramos na mão uma objetiva de telefoto 500mm, certifique-se de que a velocidade do obturador não é mais lenta do que 1/500 de segundo.

 

9 O fato de que a distância focal de duas objetivas ser a mesma, não significa que elas tenham o mesmo uso. Uma objetiva macro, por exemplo, pode focar a uma distância extremamente curta permitindo uma grande ampliação de coisas pequenas. Uma objetiva de 100 mm pode ser designada macro, enquanto a outra não é. Sempre a um preço a pagar para os recursos adicionais, mas se fazer grandes fotos de pequenos objetos é importante para você, vale a pena o investimento.

 

10. Muitos fotógrafos utilizam dispositivos especiais para alterar a distância focal efetiva ou o desempenho de uma objetiva. 'Teleconverters' são populares entre os fotógrafos de vida selvagem e aqueles que querem duplicar ou triplicar a distância focal de suas objetivas (com um teleconverter 2X ou 3X) e não querem levar objetiva supertele, que além de pesada na mão pesa também no bolso. Tubos de extensão são um dispositivo semelhante, mas em vez de mudar a objetiva de comprimento focal simplesmente faz a objetiva se comportar mais como uma objetiva macro. Como as objetivas macro, tubos de extensão são usados para permitir focagem próxima, são ideais para fotografia de flores e outros close-up. A desvantagem dos tubos e teleconversores é que cada um requer um sacrifício na abertura, muitas vezes em até dois pontos. Eles transformam uma objetiva ƒ/2.8 em uma objetiva f/5,6. Vale a pena, no entanto, se você está trabalhando com aberturas menores, com flash (no caso de macro) ou se você simplesmente precisa de focagem próxima.

 

Para saber mais sobre fotografia visite a escola de fotografia Techimage. Lá os curso de fotografia são ministrados de forma prática e objetiva. A Techimjage fica na rua Nebraska, 90, São Paulo, SP.