Distância focal e como ela afeta a fotografia – Parte 1

 

 

Nos bons velhos tempos, não havia muito para saber sobre distâncias focais. Uma objetiva de 100 milímetros era uma objetiva de 100 milímetros; a única coisa que você precisava saber era se que ela seria uma objetiva telefoto numa câmera de filme 35mm, seria uma objetiva normal numa câmera de médio formato ou seria uma grande angular numa câmera de 4x5 . A maioria das pessoas aprendiam rapidamente como as distâncias focais se portavam no formato de suas câmeras. Mas hoje em dia, com tantos tamanhos de sensores de câmera digital e outras peculiaridades de objetiva, a medida milímetro de uma objetiva conta apenas parte da história. Muitos outros fatores entram para determinar os efeitos que uma objetiva irá produzir. Este artigo é sobre distância focal, com vários pontos-chave que ajudarão você a entender as distâncias focais e como elas se relacionam com sua câmera e as fotos que você fará. Se quiser saber mais faça um curso de fotografia na Techimage escola de fotografia, que fica na rua Nebraska, 90, São Paulo, SP.

 

1. A distância focal de uma objetiva é a medição da distância a partir do centro ótico da objetiva até o ponto em que a imagem está focada. Quanto maior a distância, menor o ângulo de cobertura da objetiva. Quanto maior a objetiva, mais tele ela é considerada. Quanto menor a distância, maior será o ângulo de visão. A medida mais comum de distância focai da objetiva é em milímetros, embora alguns fotógrafos da velha escola ainda se refiram às objetivas de grande formato em polegadas. (Se você estiver interessado, você pode converter polegadas para milímetros usando uma razão de 1:25. Uma objetiva de oito polegadas é aproximadamente uma objetiva de 200mm.)

 

2. Sensor digital full-frame integral é equivalente em tamanho ao filme 35mm. Está a medidad base que se usa para as objetivas. Em formatos menores, de câmeras compactas, por exemplo, uma grande angular 10 milímetros, que parece incrivelmente curta, é "equivalentes" a distâncias focais mais familiares , em torno de 28mm de uma objetiva com equivalência em de 35mm.

 

3. Objetivas têm várias classificações com base na distância focal e o ângulo de visão que elas fornecem. A objetiva grande-angular fornece um ângulo de visão muito maior, e é geralmente considerado como qualquer objetiva 40 milímetros ou mais curta (de novo, em full frame termos equivalente). Uma objetiva normal varia entre de 40mm a 65 milímetros mais ou menos. Estas objetivas são "normais" porque eles fornecem um ângulo de visão que se aproxima dáado olho humano. Objetivas de telefoto em câmeras full-frame geralmente são objetivas com mais de 70 milímetros, e eles vão para cima de 300, 600 e até 1000 milímetros. Quanto mais longa a telefoto, menor o ângulo de visão e maior o poder de ampliação que ela oferece. É por isso que para fotografar a vida selvagem e esportes, fotógrafos muitas vezes optam por usar objetivas 600 milímetros ou maior. A maioria dos amadores, porém, tendem a usar objetivas em torno de 300 milímetros.

 

4 O efeito que um sensor menor tem sobre uma dada objetiva é chamado fator de ampliação, ou fator de crop. Isto porque um pequeno sensor produz um efeito semelhante ao de um recorte da foto provocando uma ampliação maior da imagem. Alguns fotógrafos não gostam deste estreitamento do ângulo de visão, porque eles estão acostumados que uma objetiva de uma certa distância focal produz um determinado ângulo correspondente de cobertura. Outros fotógrafos preferem realmente um fator de corte, porque tem o efeito de fazer uma objetiva de telefoto longa comportar-se como uma objetiva teleobjetiva ainda mais forte. Se você fotografar esportes ou vida selvagem, uma objetiva de 400mm colocada em uma câmera com um fator de 1,5 ampliação iria se comportar como uma objetiva de 600 milímetros.