[1]DISCUSSÕES ACERCA DA INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Aldeneide da Costa Pereira, Sydney Pinto dos Santos1

APRESENTAÇÃO

Atualmente as informações que chegam em nossos lares ou mesmo locais de trabalho são fundamentais para que possamos interagir de uma maneira mais eficaz e organizada naquilo que produzimos. Assim a informação através dos tempos progrediu de uma forma tão acelerada que em muitos centros, as pessoas não conseguem mais se ver sem estar conectado através destes meios informatizados. Tudo começou como o ENIAC, um computador de 30 toneladas, e pelo exagero possibilitado pelo hiperbolismo, podia ocupar, os seus componentes, como válvulas, um quarteirão inteiro.

No entanto, esta evolução, atualmente, dos aspectos informatizados, estão necessariamente presentes nos ambientes escolares e acadêmicos, no sentido, não somente de dar suporte, mas de possibilitar um  trabalho de qualidade, para aqueles que “aprendem para ensinar”.

Descrição

As Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, são atualmente necessárias para a contribuição nas inúmeras atividades desenvolvidas diariamente pelos indivíduos humanos em todo a superfície terrestre, como também obtendo informações em tempos reais, assim como fazendo interagir com outros indivíduos, independentemente de sua origem, cultura, etnia e conhecimento intelectual.

O texto: A importância da formação contínua para o professor, nos traz um embasamento teórico, de como estas tecnologias podem interferir no dia a dia do docente, tanto em sala de aula, como fortalecendo o seu aprendizado. Como podemos observar: “A formação contínua do professor é fundamental, pois visa corrigir distorções de sua formação inicial... ter continuidade nos estudos, não apenas para ficar atualizado em sua área, mas pela própria natureza do fazer pedagógico.” (BETTEGA, Cap. 3, p.1).

Desta forma, o estudo e domínio das novas tecnologias possibilitam ao educador um conjunto de saberes e informações que ora podem conduzi-lo a novas produções, quando através destas, passa a ser um indivíduo mais atualizado e informado no que diz respeito às transformações contínuas do universo dos campos e de atividades de atuação na sociedade atual.

Sendo assim, tanto as Tecnologias de Informação, de Comunicação, de Tecnologia de Comunicação Integrada, Interativas e as Colaborativas, estão inseridas no cotidiano do cidadão, e que inconscientemente possibilita a este um domínio maior no uso de ferramentas que permitam a produções cada vez mais significativas em seu trabalho.

Como afirma Imbernón (2002) apud Bettega, : “ De fato, nas próximas décadas, o ‘ser professor’ se desenvolverá em uma sociedade em mudança, com alto nível tecnológico e vertiginoso avanço do conhecimento”.

Avaliação

A avaliação sobre este processo, a do professor inserir-se nos modelos atuais de captação, entendimento e repasse de informações, obtidas através das TICs, pode ser observado do ponto de vista formativo, isto porque, este processo avaliatório possibilitará ao docente e aos entes que o circundam, informar sobre os resultados da aprendizagem, assim como organizar os desafios ora identificados e as perspectivas e objetivos a serem alcançados.

Logo possibilitando identificar, onde estão os elementos essenciais e os não compatíveis ao processo de assimilação e aprendizagem obtidas através desta nova prática: o uso da tecnologia em suas atividades docentes, sejam elas sistemáticas ou informais.

Comentários Pessoais

Diante das exposições e proposições, assim como das experiências explicitadas sobre os textos, percebemos que todos estiveram em contato, pelo menos irrisoriamente com as ferramentas informatizadas, e que, de uma forma contínua ou de outra específica contribuíram e continuam possibilitando um trabalho de aprofundamento no uso das novas tecnologias no trabalho docente e nas atividades desenvolvidas academicamente.

Percebe-se ainda que, a maioria dos cursos de formação continuada de professores, somente agora está possibilitando a sua clientela, o uso e utilização destes instrumentos, e sabemos que estas não poderão substituir o papel ou função do professor em sala de aula, mas servir como suporte técnico, no apoio à melhoria das condições metodológica/didáticas no processo ensino-aprendizagem, tanto aos discentes, como aos docentes.

Em suma, percebe-se que como a nova revolução conhecida como Revolução Tecnológica, e ganhando os campos educacionais, esta nova linguagem possibilite cada vez mais a inclusão de novas ferramentas que fortalecerão coerentemente  o trabalho do educador; não tornando algo complexo culturalmente, mas algo dinâmico e flexível do ponto de vista de quem as utilizará.

REFERÊNCIAS

BETTEGA, M. H. S. A importância da Formação Contínua para o Professor. In: Educação Continuada na Era Digital. Capítulo 1, p. 1-9.



[1] Acadêmicos do Curso de Graduação em Educação Física – UFPA/PARFOR – Almeirim – Pará , 2014