DISCUSSÃO E REFLEXÃO DO ATO DE EDUCAR...

 

       O que é ensinar? Pergunta um professor. "_ Um ato de amor, responde a platéia, ora bolas!" O que é ensino? Empenha mesmo educador (...). "_ Ah, é a forma e conteúdo pelo qual nascem os sonhos." O que é sonho? O traquina sujeito sacaneia. Mas, respondido o é: " um lugar onde os EADS são ensinar-ensino-sonho realizados na sua praticidade sem limites.

       Assim, inserido estamos num circulo de saberes novos que envoltam os sujeitos e objetos da práxis educacional. A educação neste agir atraente vai além do chão, giz, quadro-negro, e multimídias(...).

       Se caracterizam pelos esforços de quem os buscam, quiçá, sorrateiramente, acrescentam formas, restituem, constituem e constroem sentidos de sua manutenção e acesso.

       A educação que não vencida do desgaste natural, vencera por seu impetu solene de experiência e paciência, algo do que quase toda humanidade busca mas, não alcançam. Um educador morre todos os dias, renasce todas as manhãs e volta a morrer num rítimo frenete. Mas, certamente, se alimenta vantajosamente de tal êxito. Isso é ensinar!

       Ensinar é morrer para nascer. é fazer útil aquilo que ensina primeiro em sua atitude por vezes, reaprendendo a aprender toda vez que possível sejam. É abandonar velhos hábitos, encarar limites impostos e assumidos, ver com os olhos da fé e não com humanos. é sentir o essencial e viver este, fazer o que ninguém fez. Propor o que não foi e surgir vida onde a morte era conveniente. Isso é Ensinar.

       Um diálogo, Um ato requer vontade. Existe vontade sem prazer? Há prazer bom e vantajoso? O que é ensino, frente um ramo de cultura desfazida e desmembrada da realidade? Estes são argumentos que perturbam mentes que preocupam com a sociedade ou são modelos de roupagem sem vínculos morais?

       O ensino vem trazer a estrutura do que chamamos vertente, eixo, curriculo. Saber o que procura a estrutura social originalizando teoria e prática, construtor e construção, educador e educando num sistema formativo de conhecimentos. Por isso, leis são fomentadas nas assembléias e câmaras do país que viabilizam tanto recurso quanto concurso de agregação do saber em nossa sociedade brasileira.

       Então, ensino, era bolas são os caminhos necessários e não obrigatórios de aprendizado da vida e das leis sociais. Fazer valer a vida. Dar sentido aos que na vida convivem.

       E o sonho é o meio que nascem as possibilidades do ensinar e ensino. Ver o que somente olhos desembaçados enxergam, criar o que somente o amor pode fazê-lo. O ensino EAD é um você distinto, único e excentrico. O ensino presencial é você distituído de si, perfazendo o outrem, ou outrens, na busca  da abstração do excentrico.

       Contudo, este ou naquele modelo, nasce um momento de reflexão. Do que por este, a origem reinvindica sua propositura:  A Educação. Uma breve reflexão sobre o abordado neste pensamento meu próprio, é transpor o fundamental momento criativo da formação que independe de alguém mas, todavia, requer o desejo do que se ensina.

       Os sujeitos precisam estar dentro do atrativo ato educativo. Não estão, isso corrompe e enfraquece. Eu busco agir diferente, sou um show todos os dias quando acordo e sou plateia e sou palco e sou quem trabalha no palco e no show e sou os que assitem, enfim, tudo que meu coração e desejo puderem alcançar.  Ser o origem do meu sonho assim como um arquiteto se faz das obras que produz, um bom começo para fazer a EAD fonte de pesquisa, não acham?