DISCURSO LANÇAMENTO DO PROJETO BAÚS BAMBLIOTECOS

Saudar ao nosso prefeito Léo Matos - nosso Vereador Vanderlei Chagas que representa a Câmara de Vereadores - Saudar o Presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Sr. Reginaldo - Saudar a escritora e minha amiga de luta sindical Odila Lange, Presidente da Academia Douradense de letras - Saudar o meu amigo de Associação, Sr. Rafael Chociai - Presidente da Ass. Naviraiense dos Poetas e Escritores (ANAPE) - Saudar a nossa companheira de trabalho Elisete Scudeler – Superintendente da Fundação Cultural de Naviraí e, saudar a nossa colega de trabalho, escritora Divina Célia, autora deste projeto, razão de estar aqui nesta noite.   

 

É com muito orgulho e satisfação que hoje lançamos este projeto “Baús Bambliotecos dos Escritores Sul-Mato-grossenses – Bandejas que servem livros”, de autoria da escritora naviraiense, nossa colega de trabalho Divina Célia. Tenho certeza que esta é uma noite iluminada, pois nossa Gerencia Municipal de Educação e Cultura, consegue concretizar algo inédito em nosso Estado, ou seja, ter no lançamento de um projeto, seus protagonistas e são estes protagonistas que irão dar entusiasmo aos leitores deste Projeto.

Sinto-me gratificado em poder recepcionar, no lançamento deste projeto, escritores renomados das academias de letras de Campo Grande e Dourados, bem como da nossa Associação Naviraiense dos Poetas e Escritores – ANAPE. Sei que estes escritores: Reginaldo, Guimarães, Ozório, Brigido, Ruth, Odila, Terezinha, Paulo, Ivone e Ilson atenderam nosso convite e não mediram esforços para estar conosco nesta noite tão especial, pois eles sabem o quanto ainda é preciso ser feito para se valorizar a literatura de nosso estado.

Aos convidados presentes, deixo a mensagem de uma celebridade de nosso tempo, Bill Gates, que afirma: “meus filhos terão computadores, mas antes terão livros, pois, sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. Portanto, temos uma tarefa árdua de fazer com que não apenas nossos filhos tenham livros e sejam amantes da leitura, mas precisamos fazer com que os mais de cinco mil alunos do Ensino Fundamental da nossa Rede Municipal de Ensino de Naviraí, sejam apaixonados pela leitura e, principalmente pela literatura sul-mato-grossense.

A Divina Célia nos procurou no início deste ano, apresentou seu projeto e percebi que ele vinha de encontro com os anseios de nosso povo, aliás, quando se trata em atender o povo, procuro cumprir na íntegra a missão que o prefeito Léo atribui-me ao me designar como Gerente de Educação e Cultura, Léo dizia: desenvolva projetos que venham de encontro aos anseios do povo. E aqui apresentamos este projeto fantástico que servirá de exemplo para muitos municípios e que aproximará nossos alunos dos escritores de nosso estado.

 

 

Este é momento de júbilo e agradecimento. Júbilo, pois entre tantas dificuldades, Deus nos permitiu chegar até esta noite e apresentar mais um trabalho de relevância que será destaque nas comemorações do cinquentenário de Naviraí.

Agradecimento, pois temos o empenho da nossa companheira de trabalho, Divina Célia, que não mediu esforços para tornar seu sonho em realidade. Divina: Deus possa retribuir a você, em saúde, paz e prosperidade essa sua dedicação para com o mundo da literatura e da intelectualidade, você está deixando sua marca em Naviraí. Muito obrigado por você fazer parte de minha equipe e tenho certeza que ainda fará muito pela nossa cultura e pela nossa educação.

Agradeço aos demais membros de nossa equipe de trabalho, pessoas brilhantes que não medem esforços para também deixar sua marca, muitas vezes no silêncio e no anonimato, mas trabalham com prazer, disposição; de modo especial, quero agradecer ao nosso marceneiro, Juscelino, conhecido por todos por Ju, pelo seu empenho com a confecção destes baús. Deus lhe abençoe e continue sendo sempre este entusiasta em criar coisas novas, na verdade, Juscelino, você é exemplo para todos nós.

Aos demais membros da equipe da Gerencia Municipal de Educação e Cultura, nossos agradecimentos pelo empenho e dedicação. Quero agradecer a responsável pelo Núcleo de Eventos, Professora Wânia e a Superintende de Cultura, professora Elisete pelo dinamismo e entusiasmo em seus respectivos trabalhos. Deus abençoe vocês.

Ao nosso prefeito Léo Matos quero expressar minha gratidão pela confiança e dizer o quanto tenho orgulho em poder fazer parte de uma equipe de verdadeiros campeões que acreditam no trabalho e sabem que nada nos vem de graça. Estamos a sete meses na administração, e a frase de Dom Hélder Câmara, nos faz pensar como devemos conduzir nosso trabalho: é graça divina começar bem um trabalho, mas é graça maior persistir na caminhada certa, no entanto a graça das graças é não desistir nunca. Deus abençoe o trabalho da administração do nosso Prefeito Léo.

         Aos 18 escritores que fazem parte dos Baús Bambliotecos – Reginaldo, Geraldo, Henrique, Guimarães, Rubenio, Elizabeth, Ileides, Américo, Manuel, Odila, Ruth, Brigido, Terezinha, Ivone, Heleninha, Paulo, Emmanuel e Ilson, muitos deles aqui presentes, fica a certeza que juntos podemos transformar a nossa sociedade, pois, como bem disse o Grande escritor Monteiro Lobato, “um país se faz de homens e livros” e este continuam sendo um dos grandes desafios de nosso Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Naviraí.

         Oxalá este projeto que nasceu do sonho em se valorizar a nossa literatura, venha contribuir para, não só valorizar o trabalho literário sul-mato-grossense, mas seja a porta de entrada da busca da sabedoria para todos os que querem adentrar no mundo da intelectualidade. Muito Obrigado.