O caminho a percorrer na educação e formação "é longo e difícil para que este sector possa cumprir o seu papel como motor do desenvolvimento econômico e social, disse o rei Mohammed VI, em um discurso pronunciado pelo 60º aniversário da Revolução do Rei e do Povo. O soberano acredita que "não é razoável que a cada cinco anos, cada novo governo surge com um novo plano, fazendo o impasse sobre os planos anteriores.

O texto completo do discurso real:

"Louvado seja Deus! 

Oração e salvação sobre o Profeta, sua família e seus companheiros.

Caro povo, 

É com prazer e orgulho que comemoramos  hoje o 60 º aniversário da gloriosa Revolução do Rei e do Povo. Nos valores de sacrifício e de solidariedade nacional, que ela encarna, reforçando a vontade de manter o curso e o ritmo constantemente renovado em vários campos.

Embora uma grande parte dos nossos fiéis não soube  dessa revolução contra a colonização, ela vive hoje, graças a Deus, uma nova revolução, conduzida sob a nossa liderança nas áreas de desenvolvimento humano e progresso económico e social . Ela viu a sua cidadania com dignidade, mostrando o mesmo patriotismo sincero e até mesmo apego simbiótico entre o trono e os povos que existiam na época.

Esta é uma revolução continua que exige a mobilização de todos. Ela exige que cada se investe todos fortemente nos projetos de desenvolvimento para enfrentar os desafios atuais e futuros, satisfazendo as aspirações legítimas de nossos cidadãos.

Se Deus Todo-Poderoso tem reservada a cada país sua parcela de bens e recursos. Ele abençoou o nosso com um recurso renovável, a exemplo de nossos recursos humanos. Trata-se, em primeiro lugar, da nossa ambiciosa juventude, cheia de amor por seu país, orgulhosa de suas tradições seculares, tendo uma boa educação. Este é o desejo do marroquino garantir uma boa educação para seus filhos e inculcar valores morais elevados e virtudes de dedicação ao mais alto constante da nação, no âmbito da complementaridade entre a casa e a escola, com abertura sobre a inovações dos tempos modernos.

Consideramos o carinho dos pais em torno de seus filhos, e as suas responsabilidades para ajudar e incutir-lhes os valores e princípios supremos são fatores-chave de promoção social e consolidação do desenvolvimento integrado.

E porque entendemos que o cidadão marroquino está no centro do processo de desenvolvimento e das políticas públicas, queremos garantir que a escola possa dispor de meios para cumprir a sua missão de educação e formação.

Nós, pessoalmente, certificamos que as várias partes do Reino disponham de infra-estrutura, inclusive nas estradas, bem como  água, electricidade, habitação para professores, casas de estudantes e muitos outros equipamentos de base para complementar a acção do sector da educação, para que possa cumprir as nobres missões educativas e pedagógicas descentralizado.

A este respeito, o nosso país tem a seu crédito nas áreas de educação e formação, conquistas significativas levaram em particular pelo aumento das taxas de inscrição, especialmente entre as meninas, graças aos valoros esforços dos homens e mulheres no ensino.

Mas o caminho a percorrer é longo e difícil para que o setor a cumpra o seu papel como motor do desenvolvimento econômico e social. Porque, na verdade, a questão premente que permanece aberta é: como é que um segmento da nossa juventude não consega realizar suas aspirações legítimas a níveis profissionais, materiais e sociais?

O sector da educação está enfrentando muitas dificuldades e problemas, principalmente devido à adoção de programas e cursos que não estão em consonância com as exigências do mercado de trabalho. Estas armadilhas também são imputadas as falhas também do disfuncionamlento consecutivo da mudança da língua de instrução na ciência. Assim, passamos de árabe, nos níveis primário e secundário, algumas línguas estrangeiras no setor técnico e Ensino Superior. Isto implica, naturalmente, a necessidade de uma linguagem de valorização do aluno ou do estudante de modo que ele possa acompanhar de forma útil a formação dispensada.

Tem como se felicitar dos resultados positivos que foram alcançados nas áreas da formação professional e técnica.

Estes são, de fato, as áreas que asseguram aos candidatos com ou sem bachelerado, uma formação especializada de dois ou quatro anos, oferecendo aos licenciados mais chances de acesso direto e rápido ao emprego e oportunidades para integração na vida activa.

No entanto, é bastante diferente para os estudantes de alguns cursos universitários. De fato, não obstante os esforços louváveis ​​fornecidos pelos  quadros da universidade, eles não devem ser fábricas de desempregados, especialmente em determinadas especialidades ultrapassadas.

Assim como iria fortalecer esta formação com uma exploitação criteriosa de uma virtude que caracteriza o cidadão marroquino, ou seja, a sua propensão natural para a abertura e sua vontade de aprender sobre as culturas e idiomas estrangeiros.

Para fazer isso, ele deve ser incentivado a aprendizagem e dominio dessas línguas,  paralelamente as línguas oficiais previstas na Constituição. É a qualificação completa, para refinar seus conhecimentos e capacitá-los para trabalhar em novos empregos de Marrocos, acusando um grande déficit na mão de obra qualificada, como o automotivo e centros de apelo,  ligados à aeronáutica e muito mais.

A exemplo destes atividades e serviços, e destas escolas e institutos superiores de gestão, de menagement  e engenharia, é necessário dar mais apoio e incentivo para o setor da formação profissional. Da mesma forma, aos trabalhos manuais e as profissões técnicas, em seu sentido mais amplo, devendo ser reabilitado. Devemos estar orgulhosos de praticar e dominá-los, como recomendado, em essência, o Hadith do nosso avô, o Profeta Sidna Mohammed da Paz e salvação de deus sobre Ele: ninguém nunca comeu  melhor alimento que aquele proveniente do trabalho de sua mão. Também deve ter em conta, a este respeito, o lugar privilegiado que agora estes atividades ocupam no mercado de trabalho como uma fonte de renda importante e meio para ganhar a vida com dignidade.

É por isso que muitos europeus afluem  para Marrocos para trabalhar neste sector promissor, livrando  a uma concorrência face aos marroquinos operando neste sector.

Caro povo,

A situação atual do ensino e da formação exige  marcar uma pausa para um exame de consciência objetiva para avaliar as realizações e identificar os pontos fracos e as falhas existentes.

Refira-se a este respeito a importância da Carta Nacional e da Formação, que foi adotada como parte de uma abordagem nacional ampla e participativa.

Além disso, os sucessivos governos têm procurado implementar as recomendações da Carta, especialmente do governo anterior que engajou os meios e as possibilidades necessárias para a conclusão do Plano de Emergência, iniciado que ao longo dos últimos três anos de seu mandato.

Infelizmente, foram feitos os esforços necessários para consolidar os ganhos obtidos no âmbito da implementação deste Plano. Pior, sem ter implicado ou consultado as partes interessadas, tendo em causa os elementos essenciais deste plano, inclusive sobre a renovação do currículo educacional, o programa de pré-escolar e os liceus de excelência. 

Por todas estas razões, o governo deve capitalizar os ganhos positivos acumulados no campo da educação e da formação, especialmente porque é um grande projeto que abrange várias décadas.

De fato, não é razoável que a cada cinco anos, cada novo governo surge com um novo plano, pulando sobre os planos anteriores, para que ele não possa realizar seu pleno, dado do curto duração do seu mandato.

Portanto, a educação não deve ser contido em um contexto puramente político, nem a sua gestão deve estar sujeita a licitação ou rivalidades políticos.

No entanto, tem que inscrever este setor no social, econômico e cultural, que é o seu, especialmente porque ele tem como objetivo proporcionar formação e capacitação de recursos humanos para promover a sua integração na desenvolvimento dinâmico, e através do estabelecimento de um sistema de ensino eficiente.

Caro povo,

Tomando a parte para anunciar o diagnóstico sobre a realidade da educação e da formação no nosso país, pode parecer difícil e duro, mas esta abordagem vem  de uma honestidade  e responsabilidade do coração de um pai que, como todos os pais, tem o carinho o mais suave de seus filhos.

Se o seu servo não viu as dificuldades sociais ou materiais que conhecem alguns grupos de pessoas, caro povo, resta que todos nós compartilhamos as mesmas preocupações sobre o ensino para nossos filhos, e os mesmos problemas que afetam nosso sistema educacional, especialmente que nossos pequenos seguem programas e os mesmos programas e currículos.

O que é importante nesta área, não é nem o dinheiro, nem a filiação ou classe social, mas a consciência viva que anima cada um de nós e da sinceridade de seu patriotismo e seu compromisso com os melhores interesses da da nação.

Na época em que seu primeiro servo era príncipe herdeiro,  estado  estudando Segundo os programas e currículos da escola pública marroquina, em conformidade com os da Faculdade de Direito da Universidade Mohammed V.

Se o Colégio Real disponha dos meios necessários para apoiar esses programas, não é o caso, alias, para todas as escolas públicas.

De qualquer forma, esses programas têm permitido formar as gerações e quadros nacionais.

No entanto, é triste de ver o estado atual da educação  deteriorar-se ainda mais, em comparação com o que era mais do que vinte anos. 

Essa queda levou muitas famílias, em virtude de sua renda limitada, pagando os custos exorbitantes para matricular seus filhos em instituições educacionais, das missões estrangeiras ou privadas, e para salvar e fazer face aos problemas na educação pública, beneficiando isso de um sistema educativo de sucesso.

A este respeito, recordamos do nosso discurso do ano passado, por ocasião do aniversário de 20 de Agosto, em que se definiram as principais linhas da reforma do sistema educativo, enquanto chamando a implementação das disposições constitucionais relativas ao conselho superior de educação, formação e pesquisa científica. 

Por conseguinte, instamos o governo a proceder sem demora à adopção de legislação sobre o novo Conselho.

Enquanto isso, decidimos aplicar as disposições transitórias da Constituição, para operacionalizar o Conselho de Educação em sua versão atual para garantir a avaliação das realizações implementadas no quadro da década de Carta Nacional de Educação e da Formação para enfrentar este grande projeto nacional. 

Em relação a isso, Caro povo, tomando a carga suprema para assumir sua direção. Na verdade, Seu primeiro servo não é filiado a nenhum partido e não participa em qualquer eleição. O único partido que me orgulho de pertencer, Graças a Deus, é Marrocos.

Além disso, os marroquinos são iguais para mim, sem distinção nenhum e, independentemente de suas diferenças de situação e pertença. Portanto, não há distinção entre um presidente de banco e  um desempregado, um piloto de avião, um fazendeiro ou um ministro. São todos os cidadãos têm os mesmos direitos e as mesmas obrigações.

É, portanto, imperativo engajar um debate amplo e construtivo sobre todas as questões importantes da nação, para alcançar resultados tangíveis que os marroquinos reclamam. No entanto, devemos renunciar a controvérsia odiosa, estéril é inútil, se não é o acerto de contas estreito e a prática de injúria e da difamação. A estigmatização dos indivíduos não contribui a resolver os problemas, mas sim para exacerbà-los.

Caro povo,

Então, aqui estamos comemorando o aniversário da Gloriosa Revolução do Rei e do Povo e Nosso aniversário com os membros da nossa grande família, ou seja, nossos fiéis. Este é um momento importante para expressar os sentimentos de estima e respeito que sentimos por a memória imaculada dos mártires da unidade, da liberdade e da independência, tendo na sua direção, nosso avô Venerável, Sua Majestade o Rei Mohammed V e seu companheiro, Auguste Pai Nosso, Sua Majestade o Rei Hassan II, que Deus abençoe em sua casa eterna.

Também é uma oportunidade ideal para aproveitar estes valores de lealdade e de abnegação a força e a vontade de continuar a levar a tocha da Revolução renovada do Rei  e do povo, levando a construção de Marrocos da unidade, do progresso e do desenvolvimento global.

Wassalamou alaikoum warahmatoullahi wabarakatouh. "

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador