Formatura - 1ª Turma de Psicanálise clinica – IMEC - Discurso como Orador.

Boa noite a todos, Alunos, professores, corpo diretivo, parentes e amigos dos formandos da 1ª turma de Psicanalistas formada pelo INSTITUTO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. (IMEC)

Por conta de minha relação com essa turma ser algo atípico, eis que, todos se tornaram amigos por conta de tudo que vivemos juntos, senti no coração que deveria fazer algo diferente e resolvi fugir de minhas características e, ao receber o convite para ser Orador nesta noite, resolvi escrever um discurso.

Assim fiz tudo como deve ser feito, poemas, citações, histórias, letras de músicas, tudo aquilo que poderia ser dito de bom para pessoas tão especiais. Mas me esqueci de um detalhe, às vezes o coração do homem falha, nos engana (Jeremias 17).

                Porém, final desta semana, estava em casa concluindo o texto que havia escrito para o dia de hoje, me senti entediado fui atacado por uma avalanche de problemas e resolvi ler outras coisas alheias a Freud, Lembrei-me de um livro de Lacan - título - "conversando com as paredes" (rsrs) - a minha cara (RS). E logo me deparei com a seguinte frase do autor: Como de costume, não preparei nada para falar, prefiro que seja de improviso, assim o coração pode falar mais alto.

 Imediatamente, olhei para o computador e pensei: Será? Mas o texto ficou tão bom! Copiei tanta coisa de tanta gente boa. (rsrsrsr). Eu sei que numa plateia Psicanalisada é fácil entender que devemos assumir nossas culpas e despedi-las rapidamente, sendo assim confessar que buscou inspiração na sabedoria alheia (ou seja, plagiou) é saudável.  Teimoso, deixei aquele livro de lado e peguei outro pra ler.

                Comecei a folhear a Bíblia e fui direto ao livro de Provérbios (livro da sabedoria) e me deparei com a seguinte frase: Ao coração do homem é deferido fazer planos, mas a resposta vem do Senhor. (provérbios 16.1-2) Meditei:

Deus não é aquele durão, que vai te mandar para o inferno se você jogar comida no lixo, não fizer o dever, ou desonrar os teus pais, Ele vai dar meios pra mostrar as coisas certas, e se você não aprender, vai ter que passar por algumas situações não muito agradáveis. Ele não se importa com o tamanho da sua roupa, seu corte de cabelo, a sua tatuagem, nem sua maquiagem, e sim com as suas intenções. Ele não te dá nenhum fardo que você não possa carregar. Ele não é indiferente com suas emoções, não fica olhando você crescer, Ele te acompanha, Ele chora quando você chora, e sorri quando você sorri. Ele acredita em você, nunca diga que você não é capaz. Ele sabe o que você quer dizer antes mesmo de sair da tua boca. Ele é o seu melhor amigo, sabe cada passo que destes e quantas vezes você respirou desde que nasceu o que é importante pra você, será pra Ele também. Ele te deu a vida para você a fazer valer a pena. Acho que a psicanálise tem esse papel, fazer-nos entender quem é e como podemos agir e reagir as mais adversas situações, ou seja, nos achar nesse universo criado por Deus.

Entendi o recado e, deletei o discurso que havia escrito. Agora retomo Lacan e afirmo: Prefiro deixar que fosse do coração, prefiro falar conforme sempre falei com vocês nas minhas incansáveis viagens ao fundo do Eu. Espontaneamente.

Queria deixar algo que pudesse acrescentar as nossas vidas e carreiras o real significado de tornar-se um psicanalista a uns simplesmente uma meta alcançada a outros um impossível conquistado, ou como para mim o fim de uma jornada em busca de mim. Aprendi quem sou eu e tudo que posso fazer para ser melhor ou pior para comigo e com meus amados irmãos.

 Por conta disso, vou contar uma história e espero que gostem e entendam o seu real e verdadeiro significado.

                Em um passado não muito distante, existia um jovem sonhador/idealista que tinha um desejo: Entrar para as forças armadas de seu país. Não era a guerra que o seduzia e sim a possibilidade de na guerra sustentar e lutar pelos seus ideais. Ocorre que este jovem era carente de toda sorte. Não tinha "origem afortunada", não possuía ascendência militar e sua postura em lutar pelos seus ideais e não defender os ideais do "sistema" muito desagradava os comandantes em questão.

                 Pois bem, ocorre que este jovem rapaz, mesmo com a falta de sorte que fora relatada, tinha um Pai e este Pai abriu uma porta para que ele ingressasse nas forças armadas e, assim o ocorreu.

                Mas, como já dito, o jovem militar, por não ser um dos mais admirados pelos comandantes foi submetido a uma prova de fogo. Qual seja: Comandar uma tropa heterogênea em uma batalha muito desafiadora. Homens, mulheres, idosos, jovens, rebeldes, dedicados, enfim, era uma tropa diferente de todas as outras.

                Naquele momento, aquele Jovem Comandante se assustou, mas não se amedrontou e aceitou a missão.

                A partir daí tudo que um homem pode experimentar de sentimento em uma batalha, aquele Jovem Comandante experimentou. Raiva e amor, ódio e paixão, angústia e euforia, tristeza e alegria, frustração e superação, enfim, tudo que uma batalha pode proporcionar ele experimentou.

                Mas como aquele Pai sabia o potencial de seu filho, não fez por menos, o Jovem Comandante com a sua tropa VENCERAM a batalha.

                Surpresa? Não. Apenas reconhecimento de seu trabalho e do empenho e esforço daquela MARAVILHOSA tropa.

Assim, hoje, apresento a todos os personagens desta história:

O Pai daquele Jovem Comandante - era Deus, que sempre cuida de seus filhos.

A tropa – Somos nós, verdadeiro vencedores desta batalha.

A batalha – Superar dois anos de estudos e concluir esta pós-graduação.

O Jovem Comandante - Com muito orgulho e emoção encho o peito de alegria para dizer OBRIGADO PROFESSOR MARCELO.

                Porém, como disse, a batalha foi vencida, mas a guerra da vida nos espera e tenho certeza de que todos nós estamos preparados para enfrentá-la e vencermos sempre com a ajuda de nosso Pai.

                Obrigado pelo que me proporcionaram durante todo este tempo em que vivemos juntos, esta noite é a última vez que nos falamos uns de frente para o outro, pois a partir de agora, estamos lado a lado, olhando na mesma direção e seguindo em frente rumo a mais outra e outra e outras vitórias que nos aguardam.

Simplesmente, EU ADMIRO Vocês! MUITO OBRIGADO!