DISCRIMINAÇÃO
Mazenildo Feliciano Pereira

Há duas formas de discriminar: a primeira, visível, reprovável de imediato e a segunda, indireta, que diz respeito a prática de atos aparentemente neutros, mas que produzem efeitos diversos sobre determinados grupos.

A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, ou racismo, estado civil, religião ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, por doença, orientação sexual, aparência, e por uma série de outros motivos.

Qual pessoa, “que em pensamento” já não teve atitudes discriminatórias, condenando uma pessoa pela sua preferência sexual? Pela sua religião? Pela sua deficiência? Pela sua cor? Pela sua aparência? Pela sua doença etc.? Longe de dizer que “todas as pessoas” já tiveram atitudes discriminatórias, mas acredito que a maioria já teve ou ainda tem.

Podemos não demonstrar, mas somos um povo que faz e sofre discriminação diariamente em todos os sentidos, infelizmente essa é a realidade e somente com muita, mas muita EDUCAÇÃO, esse quadro pode ser revertido, pois ainda não entendemos que qualquer, mas qualquer tipo de DISCRIMINAÇÃO é reprovável, mesmo aquela figurada em nossos pensamentos.