Rafaela Karem Oliveira Ferreira[1]

Armando Sérgio Nunes Pereira[2]

Resumo

O presente artigo “Disciplina Ética: Sua Relevância para Formação dos Profissionais de Informática no ensino Superior”, é baseado em um estudo para conscientizar a importância da Disciplina Ética ministrada no Ensino Superior para formar profissionais de informática críticos, responsáveis e conscientes do conhecimento adquirido no decorrer da sua graduação. Conceituando a ética e abordando a teoria deontológica aplicada para o profissional de informática, neste artigo destaca-se qual conduta deve ser seguida e que contribuição a Disciplina Ética vem agregar junto ao conhecimento técnico assimilado pelo acadêmico em sala de aula. Foi importante a contribuição de um levantamento simplificado realizado em Macapá-AP, para entendermos a importância da ética como componente curricular para as Instituições de Ensino Superior que possuem graduações direcionadas para profissionais de informática. Para termos uma melhor compreensão, buscamos conhecer a ética e aplicá-la de forma instrutiva e como disciplina para formação desses profissionais. Considerando hodiernamente o crescimento da Internet, surgem questões preocupantes quanto a manipulação das informações acessadas pelos profissionais de informática e a utilização delas, como qualquer outra profissão, a informática possui seu código de ética. Para tanto, foi utilizado como metodologia a pesquisa de cunho bibliográfico, levando em consideração obras de MASIERO, MARCONDES e entre outros autores conceituados, o estudo de caso é fundamentado a partir das Instituições de Ensino Superior em Macapá-AP, que possuem a Disciplina Ética para graduações direcionadas para o curso de Informática.

INTRODUÇÃO

            É inquestionável a importância e a presença dos computadores em nossa sociedade, eles mudam nossa forma de estudar e trabalhar, comunicar e divertir, consequentemente esse desenvolvimento tecnológico, vem acompanhado de questões éticas. Com o crescimento tecnológicos e inclusão dessas tecnologias em nosso dia a dia, com a exposição de informações pessoais, surgem questões importantes e refletivas sobre os profissionais da informática, pois, enfrentam dilemas éticos, por terem acessos privilegiados a informações tanto de empresas quanto de pessoas, afinal até que ponto é confiável a autonomia de informações valiosas em posse desses profissionais? Neste contexto, procura-se externar a relevância da disciplina ética para formação do profissional de informática do Ensino Superior.

Como toda profissão, é necessário ser um profissional ético e tornou-se um requisito indispensável para os profissionais de informática. A graduação é um elemento primordial para formação profissional, o conhecimento adquirido técnico é importante, porém o conhecimento ético é requisito indispensável para essa responsabilidade técnica. Algumas Instituições de Ensino Superior esquecem de incluir em sua matriz curricular a Disciplina Ética, ou até mesmo, não possuem um certo interesse em ministrar a disciplina, mas se não houver profissionais éticos e somente técnicos, que problemas enfrentaríamos quanto a esse conhecimento praticado de forma irresponsável?

O presente artigo visa mostrar a relevante a Disciplina Ética no Ensino Superior para o os profissionais de informática, pois a ética é um fator que irá despertar a responsabilidade, a postura, o pensamento crítico e influenciar nas tomadas de decisões no dia a dia desse profissional, não somente abrangendo seu profissional, mas sim, influenciando no seu pessoal. Segundo LOPES (1971) “Ética profissional é um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão”.

     Para entendemos a importância da Disciplina Ética para a informática, é fundamental entendermos o que é a ética, que comportamento é esperado dentro da ética, a ética do profissional de informática, seu código de ética e trazendo esse contexto para a realidade das Instituições de Ensino Superior de Macapá-AP que possuem a disciplina ética em sua matriz curricular.

METODOLOGIA

A metodologia é um processo para se chegar a um determinado fim ou conhecimento, estuda-se as melhores práticas para a produção. Segundo SEVERINO (2000) define metodologia como:

“[...] um instrumental extremamente útil e seguro para a gestação de uma postura amadurecida frente aos problemas científicos, políticos e filosóficos que nossa educação universitária enfrenta”. [...] São instrumentos operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivo intrínseco do ensino e da aprendizagem universitária”. 

O método de pesquisa adotado para a produção deste artigo, voltou-se para uma abordagem bibliográfica e estudo de caso. Segundo Cervo e Bervian (1976) “qualquer tipo de pesquisa em qualquer área do conhecimento, supõe e exige pesquisa bibliográfica prévia, quer para o levantamento da situação em questão, quer para a fundamentação teórica ou ainda para justificar os limites e contribuições da própria pesquisa”.

Quando se fala em abordagem bibliográfica, temos o entendimento que é uma técnica de pesquisas já publicadas sobre o assunto em questão, para LAKATOS e MARCONI (1987) “a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o mesmo”.

O estudo de caso segundo ALMEIDA (1996) “consiste em coletar e analisar informações sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade, a fim de estudar aspectos variados de sua vida de acordo com o assunto da pesquisa”. Nesse caso, nossa coleta de dados é diretamente aplicada para instituições educacionais de Ensino Superior em Macapá, que ofertam cursos de Graduação voltados para área da informática, que possuem inclusos em sua matriz curricular a Disciplina Ética.

Quando utilizamos métodos de pesquisas, com base em publicações bibliográficas existentes, temos um melhor entendimento sobre o assunto e um embasamento para desenvolver o assunto em questão e norteamento para o estudo de caso, quais informações vão ser levantadas e qual o objeto de estudo vai ser determinado.

O estudo de caso foi realizado em Macapá-AP, coletando informações de todas as Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, o levantamento teve início nos dias 24 e 25 de Maio de 2016. Foram 08 Instituições de Ensino Superior analisadas (02 públicas e 06 privadas).

DISCUSSÕES

  1. ÉTICA INDISSOCIÁVEL A AÇÃO HUMANA

Quando nos deparamos com situações que não são condizentes com uma conduta, seja ela, pessoal ou profissional, é comum dizer-se que “faltou-lhe ética”, palavra essa que veio adquirindo várias interpretações, modificando o seu significado original. Ética, segundo MASIERO (2013) “é um ramo da filosofia eu estuda o comportamento moral do ser humano, classificando-o como bom ou ruim, correto ou errado”. Com base da definição etimológica da palavra, é aceita também como definição:

“Ética” origina-se do termo grego ethos, que significa o conjunto de costumes, hábitos e valores de uma determinada sociedade. Os romanos o traduziram para o termo latino mos, moris) que mantém o significado de ethos), dos quais provém moralis, que se deu origem à palavra moral em português”. (Marcondes, 2007, pág, 09). 

            A ética funciona como um termômetro e um diferencial no comportamento do ser humano pois, mede o caráter individual. A convivência em grupo, formando uma sociedade, ocasionou problemas de relacionamento no homem, no qual, uma conduta e atitude, podem interferir no convivo dentro de uma sociedade. Quando o ser humano começou a viver em sociedade e aprendeu a identificar certos comportamentos como positivo e negativos para o bem-estar de um grupo e segurança, surgiu conceitos éticos.

Dentro da filosofia um ramo para o estudo do comportamento moral do ser humano, com o intuito de classificá-lo como bom ou ruim, certo ou errado, nascia à ética, com o objetivo segundo MASIERO (2004), “A ética deve auxiliar o indivíduo quando se depara com uma determinada situação na tomada de decisão, sendo portanto decisiva no resultado da escolha, o aprendizado de toda uma vida, o convívio familiar, na escola, nas religiões, no convívio social em geral também tem importância considerável na tomada de decisão”.

            Platão, Aristóteles, Sócrates, Rosseau, Kant e entre outros pensadores, desenvolveram estudos filosóficos, que são princípios para a ética teórica, que se preocupa com a aplicação de conceitos éticos no dia a dia das pessoas. Não seria diferente para a ética profissional a aplicação do mesmo contexto aos profissionais de diversas áreas, nesse caso enfatizando a relevância ao profissional de informática.

            A ética aplicada é baseada em três teorias éticas importantes: deontológica, o relativismo e o utilitarismo.

“A teoria deontológica estuda a motivação e a intenção das ações das pessoas e dos impactos dessas ações no relacionamento entre as pessoas”. “Relativismo é uma teoria filosófica baseada na relatividade do conhecimento. A ideia central é a de que não existe nenhum padrão de comportamento que possa se aplicar em todas as culturas, e qualquer tempo”. “Na teoria utilitária o estudo das consequências de uma ação para determinar sua moralidade é o principal”. As ações ideias são aquelas que trazem benefícios para a maioria da sociedade, apoiando o objetivo de cada pessoa, que é alcançar um estado de “felicidade”. (Paulo Cesar Masiero, 2013, pág. 22 e 3).

A deontologia aplica-se ao profissional de informática, suas características de estudo vêm de encontro com a proposta de estudo neste artigo, pois ela estuda os impactos causados mediante as ações, motivações e intenções das pessoas, as consequências dessas atitudes no relacionamento entre as pessoas. 

  1. COMPORTAMENTO ÉTICO NA SOCIEDADE

Comportamento ético, nada mais é do que agir adequadamente e de acordo com os princípios determinados dentro de um grupo do qual você pertence. Segundo VALLS (1993) “Aquela voz interior que nos diz que devemos fazer, em todas as ocasiões, bem e evitar o mal”.

[...]