DIREITOS E DEVERES

De Romano Dazzi

 

Cai um muro, um córrego extravasa, tomba uma arvore,  no meio de uma rua  aparece um buraco que engole três carros.

É descaso  do poder público.  Será ?

Somos uma sociedade, na qual cada um TEM QUE FAZER o possível para  o bem comum.

Se começa um incêndio, todos devem correr para ajudar a apagá-lo.

Se um córrego está mal canalizado, temos que tentar ajeitá-lo.

Se ninguém fizer nada, o Estado vem, se encarrega de tudo, faz mal feito, e caro, e demorado  e no fim cobra dez vezes  o que a obra custou.

 Ainda não adivinhamos porque o estado, nos Países atrasados, é cada vez maior, mais voraz, mais incompetente ?

É porque somos nós, que não mexemos uma palha e ficamos gritando por ajuda o tempo todo.

O estado está grande e forte e nos tira o que temos e tudo o que podemos produzir, porque somos ineptos e incapazes.

Os pais de família devem fazer suas próprias escolas, com suas próprias mãos, com os poucos meios de que dispõem; as mães devem dedicar um pouco de tempo à limpeza, à conservação.

Uma pincelada aqui um prego ali, fazem com que as  pessoas percebam que elas são as donas, de verdade, desse patrimônio.

 E este trabalho humilde mas produtivo fará com que os seus filhos sintam orgulho dos pais, carinho pela escola, respeito pelas paredes, pelas vidraças e pelas carteiras, que custaram suor de verdade..

Para que esta consciência  da obrigação para com o grupo social em que se encontram   se espalhe, se multiplique e passe a ser imitado por todo o lado.

Esta é a única arma que temos contra os destruidores, os vândalos e os violentos, que nos odeiam e nos amaldiçoam, mas que no fim nos invejam e gostariam de participar.

Na constituição se fala muito de direitos e quase nada dos deveres.

 Vamos mudar isso.

Em primeiro lugar, para ter o direito de conviver em sociedade,  qualquer um de nós deve tornar-se um animal socializado.

Deve se dar bem com os outros, deve aprender a respeitar os direitos , a propriedade, a paz, a cultura de cada um .

Depois, deve aprender a trabalhar, a gostar de trabalhar, para ser útil aos outros e ter o direito de compartilhar o grupo social. .

Deve ser limpo e limpar o seu canto,  deve  aprender o quanto puder, deve descansar só quando tiver cumprido o seu dever.

O dia em que todos trabalharmos, com gosto e com orgulho,  não precisaremos mais do estado.

Este enorme rato, que hoje corrói nossas vidas e que entra em todos os pormenores de nossos pensamentos e de nossas ações, se reduzirá  a um mero fiscal, sem motivos para ganhar salário.

O estado menor, mas com todos trabalhando e colocando o “ser” acima do “ter”, deve ser a nossa grande ambição, o nosso objetivo principal..