O Brasil é um país em que a pirâmide demográfica ainda apresenta uma base larga, havendo mais pessoas economicamente ativas do que aposentadas. 

No entanto, segundo projeção da população feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o ano de 2050, a base da pirâmide irá se estreitar consideravelmente. 

Isso porque a taxa de fecundidade vem apresentando diminuição, sendo que o topo da pirâmide está se alargando, principalmente com o aumento da expectativa de vida das pessoas. 

Por esta razão, para o médio e longo prazo, a Previdência Social Brasileira, administrada pelo INSS, terá de ser paulatinamente revista. 

Admitir esta necessidade de revisão da Previdência, para o longo prazo, não é o mesmo que concordar com a diminuição de direitos dos Segurados. 

Defendemos que os direitos adquiridos dos Segurados sejam respeitados, assim como suas expectativas de direitos, e que seja observada a Ordem Jurídica. 

Não obstante, pode-se dizer que há uma tendência de aumento dos períodos contributivos necessários para a jubilação, assim como há em algumas democracias avançadas da Europa. 

É precisamente em razão das limitações do Regime Geral de Previdência, e também dos Regimes Próprios de Previdência, que a Previdência Privada surge como alternativa para garantir renda e conforto na velhice. 

Acreditamos que a opção pela Previdência Privada, e a consecução dos objetivos de aposentadoria, seja um desafio pessoal para cada Segurado. 

No entanto, aconselhamos que não seja a única opção, devendo ser considerada pelos Segurados a manutenção de contribuições para a Previdência Pública a que estiver vinculado.

Já está sabendo como funcionará o sistema de aposentadorias do Brasil a partir de agora? Saiba tudo e se informe com o artigo Com a Fórmula 85/95, quando irei me aposentar?