Num artigo postado no site "O Fluminense" dia 31/05/2011, dava enfoque à internação de jovens para tratamento químico na cidade do Rio de Janeiro, mesmo que contra suas vontades.
Creio que as intensões sejam as melhores, porém , se pararmos para pensar se aceitarmos essa ação estariamos indo contra a constitução, nela podemos citar o artigo 5º paragráfo II onde " ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei''. Deixariamos nossos próprios direitos de lado, abrindo as portas para a violação de nossa moral , nossa dignidade, o direito de querer por si só se curar.
Outro fato que é importante inserir para a proteção desses jovens, é que por serem menores e considerados absolutamente incapazes , se forem menores de 16 anos ou então relativamente incapazes, entre 16 e 18 anos, para serem internados teriam que ser assistidos ou representados por 3º pessoa, ainda sim levando em conta sua "vontade" de querer se cuidar.
De maneira alguma sou contra a reabilitação de jovens viciados em produtos químicos.
Há casos de jovens que mesmo contra sua vontade , foram internados e hoje curadas, agradecem pela maneira com que foram tratados, porém sustento idéia de que a solução para essa iniciativa que pra mim é inconstitucional; seria dar sustentação na base escolar, dar mais valoração aos profissionais do ensino, que se encontram desmotivados tanto com seus salários quanto ao meio discriminatório que muitos profissionais enfrentam. Lembro quando me dizia os mais velhos: "-Tempos que não voltam mais, ser professor era motivo de orgulho na família, todos viam estes como grandes servos da educação"... .Realmente não se vê mais isso faz é tempo.
Vendo agora essa medida tomada no Rio não é a mais adequada diante da situação, precisa ser reavaliada, pois como ja sabemos o que vai contra a constituição vai contra nossos direitos.